5 dicas para desenvolver as soft skills dos colaboradores!

Atualmente, um dos objetivos de qualquer empresa deve ser desenvolver as soft skills dos seus colaboradores, mas nem sempre foi assim.

Durante muito tempo, o foco principal na contratação era nas habilidades técnicas dos profissionais e nas experiências deles no mercado.

Com o passar dos anos, entretanto, as empresas começaram a perceber que haviam outros quesitos também muito importantes de serem analisados em um profissional, como seu comportamento.

Devido a isso, com o tempo, as soft skills passaram a ser de extrema importância não só no momento da contratação de novos colaboradores, mas também no desenvolvimento daqueles que já fazem parte da equipe.

Como desenvolver as soft skills dos colaboradores é tão importante, resolvemos trazer este conteúdo para mostrar a você algumas dicas de como fazer isso na prática com a sua equipe.

Não deixe de ler este conteúdo até o fim se você deseja entender como realizar esse desenvolvimento em seus colaboradores!

Entendendo as soft skills e quais são as principais

Antes de mostrar como desenvolver as soft skills, é importante que você compreenda o que elas são, já que nem todos estão familiarizados com esse termo.

As soft skills nada mais são do que habilidades comportamentais que um profissional possui, estando relacionadas diretamente com a personalidade de uma pessoa.

Por conta disso, treiná-las não é tão fácil quanto as hard skills, ou seja, as competências técnicas.

Isso porque é muito mais fácil desenvolver o aprendizado em um idioma ou mexer em um programa com um treinamento e estudo diário do que desenvolver a comunicação, algo que leva muito mais tempo.

Entretanto, essas soft skills são fundamentais para a rotina do colaborador na empresa e também para a organização, afinal, elas ajudam a definir como o profissional irá relacionar-se com os colegas e atuar em situações específicas.

Existem diferentes habilidades desse tipo, mas quando se falar em desenvolver as soft skills, as principais para qualquer empresa são:

  • Resolução de problemas
  • Comunicação
  • Gestão de tempo
  • Inteligência emocional
  • Análise crítica

Dicas para desenvolver as soft skills dos colaboradores

Agora que você conheceu mais sobre o que são as soft skills e quais as principais para qualquer empresa, vamos adiante neste conteúdo.

Nos próximos tópicos, vamos mostrar a você quais as principais dicas para desenvolver as soft skills dos seus colaboradores de uma maneira eficaz. Acompanhe!

1- Dar autonomia aos seus colaboradores é fundamental

A primeira dica de como desenvolver as soft skills dos seus colaboradores é dar a eles autonomia.

Sempre que um funcionário da sua equipe fizer sugestões de novas ideias e também passar a ser mais participativo dentro dos projetos, tomando a frente, os gestores devem valorizar esse tipo de atitude.

É dar autonomia e estimular esse comportamento que faz com que o profissional possa crescer na sua carreira.

Além disso, o apoio dado nestes momentos traz uma relação maior de confiança entre o colaborador e os líderes.

Ele passará a sentir-se muito mais motivado e isso vai a desenvolver outras soft skills, como de liderança e independência.

É muito importante, portanto, que você permita que as suas equipes sejam mais independentes, que assumam mais responsabilidades para desenvolver as soft skills dos colaboradores.

2- Estimule os colaboradores que apresentam disposição às mudanças

Nem todo colaborador que faz parte da sua equipe estará disposto a mudar e você precisa ter sempre isso em mente.

A vontade de mudar é considerado um importante pré-requisito para que uma transformação pessoal possa acontecer.

Portanto, os líderes devem sempre estar bem atentos para ver quais são os colaboradores que estão dispostos a mudar e a se desenvolver para que possam estimulá-los a isso.

Isso porque não adianta apenas que o líder tenha vontade de trazer um aumento da performance de toda a equipe, pois o esforço disso não irá gerar o retorno esperado se os colaboradores não quiserem mudar.

3- Definir a cultura organizacional faz toda a diferença

A cultura organizacional é capaz de influenciar o ritmo de trabalho, os resultados e a satisfação e a produtividade dos colaboradores.

Ela pode ser considerada como o “DNA de uma empresa”, e ela gera um senso de pertencimento aos colaboradores, fazendo com que todos possam caminhar juntos em uma mesma direção.

Portanto, a definição da cultura organizacional da empresa faz uma enorme diferença na hora de saber quais as soft skills necessárias para os colaboradores trabalharem na organização e para desenvolvê-las na sua equipe.

Com isso em mente, é muito importante que você busque definir a cultura organizacional da sua empresa para trazer bons resultados e conseguir desenvolver as soft skills dos colaboradores da maneira adequada.

4- Oferecer treinamentos é sempre muito importante

Apesar de ser diferente dos treinamentos para as hard skills, há como montar e oferecer treinamentos para desenvolver as soft skills dos seus colaboradores.

Uma maneira de fazer esse treinamento na prática é por meio dos métodos de e-learning interativos, optando sempre por aqueles realmente atrativos aos profissionais da sua equipe.

Esses métodos devem promover, portanto, o desenvolvimento das habilidades pessoais dos colaboradores, como simular situações de pressão nas quais os profissionais precisem tomar decisões rápidas sozinhos e em equipe.

As dinâmicas de grupo são também um outro tipo de método extremamente interessante para o desenvolvimento de soft skills, como resolução de problemas e a inteligência emocional, por exemplo.

É muito importante, mais do que o método que você vai escolher, que os cenários utilizados nos treinamentos sejam próximos da realidade dos colaboradores no trabalho.

Com isso, ficará mais fácil desenvolver as soft skills a partir do momento em que os colaboradores entenderem como o treinamento é importante, assim como as aplicações dele.

Outro ponto fundamental a respeito disso é que os treinamentos utilizados para desenvolver as soft skills possuam metas que sejam alinhadas com as situações reais de trabalho.

Afinal, se você quer capacitar seus colaboradores para que eles possam lidar melhor com as situações de pressão, é claro que o treinamento deverá simular estas situações para, no momento da prática, ele funcionar.

5- Desenvolva apenas uma soft skill de cada vez

Um erro comum de muitas empresas na hora de desenvolver soft skill é trabalhar com todas elas de uma única vez, acreditando que assim poderão alcançar resultados mais rápidos.

Entretanto, quando a empresa faz isso apenas “joga” um grande volume de informação de uma única vez no seu colaborador, o que pode gerar confusão para ele e atrapalhar o aprendizado.

A dica é que você procure desenvolver soft skill trabalhando com uma de cada vez, mantendo o foco total naquela, com treinamentos específicos e mais curtos, mas que ajudarão na retenção das informações aprendidas.

Conclusão

Como visto aqui, aprender a como desenvolver as soft skills é fundamental para qualquer empresa que deseje ter uma equipe mais qualificada e que seja poderosa nas habilidades comportamentais tanto quanto as técnicas.

Neste conteúdo, vimos como a empresa deve fazer para desenvolver estas habilidades comportamentais na prática, de modo a ter resultados mais eficazes, como é o caso de treinar apenas uma dessas habilidades por vez.

O que achou do texto sobre as dicas de como fazer para desenvolver as soft skills dos seus colaboradores na prática?

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