Auxílio academia: quais são os benefícios e como implementar na sua empresa?

Auxílio academia é um tipo de benefício corporativo presente em toda empresa que deseja promover mais saúde e bem-estar. Além de contribuir para um ambiente de trabalho mais produtivo e engajado, este benefício reflete o compromisso da organização com o desenvolvimento dos colaboradores.

Em outras palavras, o auxílio academia tornou-se responsável por agregar qualidade de vida e saúde, além de impulsionar as operações e a coesão das equipes.

Neste artigo, exploraremos os benefícios do auxílio academia, seu impacto positivo na cultura organizacional e insights para uma implementação bem-sucedida nas organizações.

O que é auxílio academia?

Auxílio academia, também conhecido como vale-academia, é um benefício flexível que torna acessível a prática de atividades físicas e a frequência em academias. Esse incentivo vai além do simples reconhecimento da importância da saúde, abrangendo aspectos como o bem-estar, a produtividade e a satisfação no trabalho

Ao proporcionar recursos para que os colaboradores possam investir em atividades físicas, as empresas demonstram um compromisso com a qualidade de vida de sua equipe. Além de visando não apenas a performance profissional, mas também a promoção de hábitos saudáveis. Essa iniciativa tem se tornado cada vez mais parte da realidade corporativa, não apenas como um benefício adicional, mas como parte integrante de uma abordagem holística para o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores.

Aposte-no-bem-estar-dos-seus-colaboradores-sem-pesar-no-orcamento-do-RH-1.webp

Por que é importante oferecer auxílio academia?

Disponibilizar o auxílio academia é importante para a promoção do bem-estar dos colaboradores e o fortalecimento da cultura de bem-estar nas organizações. Além de contribuir para a melhoria da saúde física e mental dos colaboradores, o incentivo à prática regular de atividades físicas  reduz os riscos de problemas de saúde e promove um estilo de vida mais saudável.

Tony Schwartz, autor de The Power of Full Engagement

“Funcionários com um bom condicionamento físico cometem 27% menos erros do que as pessoas que estão fora de forma.”

Praticar exercícios regularmente também está associado a um aumento na energia, concentração e produtividade. Funcionários ativos tendem a lidar melhor com o estresse, a manter altos níveis de desempenho e a ter maior capacidade de enfrentar desafios no ambiente de trabalho.

Além disso, o auxílio academia não é apenas um benefício individual, mas também contribui para a criação de uma cultura de bem-estar que valoriza a saúde e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Isso pode resultar em colaboradores mais satisfeitos e motivados.

Com a crescente adoção de modelos de trabalho flexíveis, o auxílio academia se destaca como um benefício que se alinha às preocupações dos profissionais, demonstrando que a empresa valoriza não apenas o desempenho no trabalho, mas também o equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Para entender mais sobre a relação entre life balance e performance dos colaboradores, assista ao vídeo a seguir.

Como oferecer auxílio academia na empresa?

Seja de acordo com a cultura, necessidades específicas e recursos da empresa, a oferta do auxílio academia pode ser realizada de diversas maneiras. Com isso, listamos as abordagens mais comuns:

GoGood

GoGood é a plataforma de benefícios de bem-estar mais completa do mercado, que dá acesso a milhares de academias, psicólogos, nutricionistas e telemedicina para um cuidado completo. Esse tipo de benefício funciona em um modelo de coparticipação entre a empresa e o colaborador.

Assim, contratando um único plano o colaborador tem acesso a uma ampla rede de academias com alta vantagem financeira, facilitando ainda mais a sua prática. Através de diferenciais únicos, esse benefício engaja os funcionários de verdade. Isto é, colaboradores que utilizam a GoGood têm uma frequência 2x maior de uso das academias.

Em outras palavras, a GoGood é a opção mais democrática e acessível, abrangendo os colaboradores onde quer que eles estejam, além de contemplá-los às diferentes modalidades.

Ofereca-mais-que-um-salario-aos-seus-funcionarios_-ofereca-bem-estar-completo-com-a-GoGood.webp

Cartão flexível

O cartão flexível simplifica o processo de disponibilização e administração do auxílio academia. Ou seja, é um benefício que permite que os funcionários tenham maior autonomia e flexibilidade na utilização dos valores creditados.

Neste contexto, o colaborador pode usar esse cartão para arcar com despesas relacionadas a atividades físicas, como academias, estúdios e boxes. Essa flexibilidade permite que os funcionários escolham as opções que mais se adequam às suas necessidades. 

Plano de academia

Também é possível criar um plano de academia personalizado, ou seja, oferecer a opção de escolher uma academia específica aos funcionários. A organização pode negociar, garantindo descontos ou benefícios exclusivos para seus colaboradores. Além disso, é possível estabelecer parcerias diretas com mais de uma academia local. 

Embora essa pareça uma boa opção, acaba restringindo as parcerias da empresa a poucos estabelecimentos, resultando em descontos não representativos. Além de não funcionar para organizações com regime híbrido ou home office.

Academia interna

Por último, a criação de uma academia interna é uma opção para empresas de maior porte que optam por ir além e constroem um local de treino nas instalações da organização.

Entretanto, essa construção deve levar em consideração a estrutura da organização. Ou seja, a quantidade de pessoas colaboradoras e o tipo de regime de funcionamento (presencial, home office ou híbrido).

Além de representar alto investimento, optar por uma academia interna restringe o funcionário a uma ou poucas modalidades. Em outras palavras, é preciso avaliar cuidadosamente se esta é a melhor alternativa a partir do perfil dos seus colaboradores.

Quais são os benefícios de oferecer um auxílio academia?

Oferecer um auxílio academia como parte dos benefícios aos colaboradores proporciona vantagens que vão além do aspecto físico, impactando positivamente a cultura organizacional e a produtividade no ambiente de trabalho. Por isso, listamos as principais vantagens de oferecer um auxílio academia:

Maior atração de talentos

Segundo o Microsoft Work Trends (2022), o bem-estar já ocupa o 2º lugar no ranking das prioridades dos profissionais ao escolher uma empresa. Isto é, seja ela física ou mental, oferecer um benefício de saúde contribui diretamente para maior atração de talentos.

Disponibilizar um auxílio academia ajuda a construir uma equipe de alta performance e engajada que permanecerá por mais tempo na empresa. Além disso, fortalece o employer branding.

Em outras palavras, ao investir na saúde física, a organização mostra preocupação com a saúde do colaborador, solidificando uma cultura de bem-estar e naturalmente atraindo melhores talentos.

Diminuição do turnover

Turnover refere-se à rotatividade de colaboradores em uma organização. Essa oscilação é um indicador essencial para avaliar o clima organizacional, uma vez que reflete a satisfação dos colaboradores, assim como sua motivação e engajamento.

Para mantê-lo no nível ideal, é essencial cultivar uma cultura de bem-estar e engajamento entre as equipes. De acordo com a GPTW (Great Place to Work), a qualidade de vida é o principal fator que os fazem permanecer em uma empresa.

Nesse sentido, o auxílio academia é uma ferramenta essencial para o cultivo dos pontos citados acima. Além de gerar uma maior percepção de salário, reduzindo o turnover.

Melhoria na saúde e bem-estar

Disponibilizar um auxílio academia é essencial para incentivar os funcionários a adotarem um estilo de vida mais saudável, levando a uma série de benefícios. Por exemplo:

  • Redução das doenças relacionadas ao sedentarismo, como diabetes, obesidade e doenças cardíacas;
  • Fortalecimento do employer branding;
  • Motivação para fazer além do que é esperado.

Redução do absenteísmo

Absenteísmo refere-se à ausência não planejada e injustificada de um indivíduo em relação ao trabalho. De acordo com o levantamento da Mercer Marsh Benefícios, cerca de R$10 milhões são perdidos anualmente com os custos relacionados ao fenômeno.

Desse modo, promover o condicionamento e saúde física através do auxílio academia pode levar a uma diminuição das faltas no trabalho devido a problemas de saúde. Isto é, reduz os custos associados ao absenteísmo

Diminuição do presenteísmo

Presenteísmo ocorre quando os colaboradores estão fisicamente presentes, mas sua produtividade está comprometida devido a diversos fatores. Segundo a Levee, as maiores empresas do Brasil perdem R$230 milhões de reais por ano em decorrência da improdutividade.

Dessa forma, oferecer um auxílio academia é importante para impulsionar a produtividade, despertar a motivação e aumentar o comprometimento dos colaboradores.

Melhora do clima organizacional

Clima organizacional é a percepção dos funcionários sobre o ambiente de trabalho e a cultura da organização. Investir em um auxílio academia é priorizar o bem-estar físico dos colaboradores, aumentando seu engajamento, motivação e satisfação – pilares para a criação de um bom clima organizacional.

Como implementar o auxílio academia?

A implementação bem-sucedida do auxílio academia requer um planejamento cuidadoso e a consideração de diversos aspectos. Por isso, listamos algumas etapas importantes para esse processo:

Pesquisa e avaliação

Em primeiro lugar, realize pesquisas internas para entender o interesse e as necessidades dos colaboradores em relação ao auxílio academia. Além disso, também é importante mensurar o orçamento disponível para implementar o programa.

Definição de orçamento

Em seguida, defina um orçamento para o programa de auxílio academia. É essencial considerar o quanto a empresa está disposta a investir para fornecer acesso às atividades físicas.

Sabemos que apresentar o bem-estar físico como uma alavanca para os objetivos estratégicos nas organizações é um desafio. Por isso, desenvolvemos um kit completo para mostrar que todos os benefícios de bem-estar merecem e necessitam de investimento.

Escolha do modelo

Como vimos anteriormente, existem diferentes modelos de auxílio academia, como parcerias com a GoGood, academias locais, programas de reembolso, ou o uso de uma plataforma de bem-estar. Escolha o modelo que melhor se adequa à cultura e recursos de sua empresa.

Guia-de-como-implementar-um-beneficio-de-bem-estar-de-sucesso.webp

Definição de políticas e critérios

Defina políticas claras que mostram quem é elegível para o modelo exclusivo, como funciona o processo de inscrição e quais despesas são cobertas. Além disso, é importante certificar-se de comunicar essas políticas de forma eficaz aos funcionários.

Comunicação transparente

Comunique claramente a introdução do auxílio academia aos colaboradores. Explique os benefícios para o bem-estar físico e mental, e os procedimentos para solicitar o benefício.

Integração com outros programas 

Estabeleça a integração com o programa de auxílio academia a outros programas de bem-estar, como telemedicina, nutrição e promoção de hábitos saudáveis. Além de impulsionar os benefícios de oferecer o auxílio academia, essa incorporação maximiza a cultura de bem-estar nas organizações.

Avaliação e ajustes

Promova avaliações regulares para medir a eficácia do programa. Colha o feedback dos funcionários e faça ajustes conforme necessário para atender às necessidades em evolução.

Promoção da adesão

Nessa etapa, é importante contar com uma boa estratégia de promoção de adesão ao auxílio academia. Entre os principais exemplos estão:

  • Campanhas de incentivo e conscientização;
  • Eventos de lançamento;
  • Desafios e competições;
  • Entre outros.

Ao seguir essas etapas e personalizar a implementação de acordo com as características e necessidades específicas da sua empresa, você estará criando uma base sólida para um programa de auxílio academia bem-sucedido, promovendo o bem-estar e a produtividade dos colaboradores.

Qual é a melhor opção de auxílio academia?

A GoGood é a melhor opção de auxílio academia porque dá acesso a uma ampla rede de estabelecimentos com milhares de academias e centenas de modalidades através de um único plano. Além disso, a GoGood também ajuda no bem-estar completo do colaborador com outros benefícios além de academias:

  • Telemedicina;
  • Psicólogos e psiquiatras;
  • Nutricionistas.

Nosso programa de bem-estar completo funciona com um modelo de coparticipação entre a empresa e o colaborador, oferecendo milhares academias e centenas de modalidades de forma prática e acessível.

Assim, contratando um único plano o colaborador tem acesso a uma ampla rede de academias e modalidades, facilitando ainda mais a prática de atividade física. Além de contar com uma plataforma integrada com diversos benefícios de saúde mental e física.

Na prática, tudo isso é traduzido em uma maior retenção de talentos, maior recomendação da empresa como um bom local para se trabalhar e mais motivação para ir além! O que você está esperando? Preencha o formulário abaixo e dê início a implementação do melhor vale-academia do mercado.

Clique para avaliar o post
Média: 0
Rolar para cima