Qualidade de Vida no Trabalho - QVT

Bem-estar no trabalho: conheça o case da BRQ Digital Solutions

By março 6, 2019 No Comments

Proporcionar bem-estar no trabalho e qualidade de vida são aspectos que entraram para o calendário de metas de diversas empresas nos últimos anos. Pesquisas revelam a relação entre o bem-estar do colaborador e os ganhos para a empresa.

Nesse sentido, um estudo divulgado pelo Center for Positive Organizational Scholarship, da Universidade da Califórnia, revelou que um profissional feliz é, em média, 31% mais produtivo. Além disso, esses colaboradores são 3 vezes mais criativos e há um aumento de 37% nas vendas da empresa. A pesquisa, realizada com 1,2 mil trabalhadores, mostrou que a felicidade é fundamental para diminuir o turnover, atrair e reter bons profissionais, além de trazer resultados para a empresa.

Esses dados se comprovam na prática. Temos um caso de sucesso que pode ilustrar bem essa situação. Pensando não só nos benefícios para a organização, mas principalmente para o colaborador, a BRQ Digital Solutions procurou alternativas para tornar a rotina corporativa mais saudável. Nesse processo, encontrou a plataforma da GoGood para atingir seus objetivos estratégicos. Veja, a seguir, os resultados obtidos a partir dessa parceria.

Bem-estar no trabalho: case BRQ Digital Solutions

A BRG Digital Solutions é uma empresa de tecnologia que está há 25 anos no mercado. Tem como atividade apoiar e contribuir ativamente para a digitalização de bancos, seguradoras, empresas de telecomunicações e outras organizações líderes em seus setores.

Os serviços oferecidos pela BRQ contribuem para que seus clientes possam estruturar e suportar o ciclo de evolução da transformação digital. Assim, ao unir o negócio do cliente com a tecnologia correta, a BRQ ajuda a eliminar os desperdícios, acelerar a comunicação e aumentar a produtividade, proporcionando um crescimento exponencial para seus clientes.

A empresa conta com 2 mil pessoas em seu quadro de funcionários. Por ter forte atuação no mercado digital e tecnológico, a organização procurou uma solução que fosse inovadora e estivesse alinhada com a sua cultura.

O objetivo era desenvolver um programa de saúde completo, que proporcionasse aos colaboradores o bem-estar no trabalho. De acordo com a proposta, as ações devem focar na prevenção de doenças, além de aumentar a disposição dos profissionais. Para isso, algumas metas foram estabelecidas. Foram as seguintes:

  • Custo de Saúde: controlar o gasto com assistência médica causado pelo sedentarismo e sobrepeso dos colaboradores;
  • Produtividade: melhorar a disposição, a felicidade e a energia dos colaboradores;
  • Cultura e Propósito: valorizar os colaboradores e materializar os valores, o propósito e a cultura da empresa;
  • Transformação Digital: desenvolver um programa 100% digital para materializar a visão empresarial de transformação.

Com base nessas metas, a plataforma da GoGood preencheu os requisitos necessários. Por ser uma solução totalmente digital e acessível para qualquer tipo de smartphone, a adesão se mostrou bastante simples para todos os envolvidos. Desde 2018, a BRQ e a GoGood trabalham juntas para engajar os colaboradores e motivar a mudança de estilo de vida, com o estímulo a 5 pilares:

  1. Atividades Físicas
  2. Alimentação Saudável
  3. Controle de Peso
  4. Controle de Stress
  5. Acompanhamento de Sono

Veja, a seguir, como foi o processo de implantação do uso da ferramenta e os ganhos para a empresa.

Bem-estar no trabalho: como a plataforma da GoGood atua

Para estimular os profissionais da BRQ a participarem do programa de bem-estar no trabalho, a GoGood utilizou recursos de gamification. A plataforma conta com recursos de design, mecânicas e pensamentos orientados a jogos, com o objetivo de estimular interesse, conhecimento e participação.

Diversas iniciativas foram criadas para valorizar os profissionais mais engajados em rotinas saudáveis. Como forma de estímulo, recompensas foram oferecidas. Caso os participantes atingissem 25 milhões de pontos – em homenagem ao aniversário de 25 anos da empresa – na plataforma da GoGood, uma doação ao RePrograma seria feita pela empresa.

Além disso, foram oferecidos outros estímulos, como:

  • Oferta de prêmios como mochilas, squeezes, livros sobre mudança de hábitos e vouchers de artigos esportivos para colaboradores engajados;
  • Uso do Workplace como ferramenta de comunicação interna;
  • Realização da primeira corrida e caminhada para colaboradores.

Resultados obtidos individualmente

As estratégias adotadas em conjunto pela BRQ e a GoGood proporcionaram resultados satisfatórios para todos. Para os colaboradores, os ganhos afetaram a rotina de trabalho e pessoal. Veja os dados:

Redução no sedentarismo  

  • +87% na média de passos diários;
  • 2.600 é a média de passos dos usuários antes do programa;
  • 4.400 é a média de passos dos brasileiros;
  • 4.900 é a média atual de passos dos usuários

Redução da obesidade

  • 20% de redução de obesidade nível 2*;
  • 20% dos usuários com IMC (índice de massa corporal) entre 35 e 39,9 se tornaram obesos nível I, o que representa uma diminuição de até 21% na probabilidade de adquirirem doenças como diabetes e hipertensão;
  • 5,4% foi a média de redução de massa corporal entre os usuários que perderam peso de forma relevante.

*Sair de Obesidade 2 significa: um homem de 1,80m foi de 120 kg para 110kg e uma mulher de 1,65m foi de 100kg para 92kg.

Os resultados também foram percebidos pela satisfação dos colaboradores. Veja alguns dos depoimentos espontâneos dos participantes:

“A experiência usando o GoGood foi muito positiva, porque pra mim ele funciona como um coaching virtual. Eu consigo monitorar o que eu estou comendo, se estou tomando água ou não, se eu estou fazendo algumas coisas para deixar a vida com uma qualidade melhor, como ouvir música, relaxar e também monitorar o quanto eu caminho, o quanto eu corro. Os resultados que eu obtive foram a disciplina de fazer as refeições mais saudáveis, fazer os exercícios regularmente e perder peso. De fevereiro até mais ou menos outubro de 2018, eu consegui reduzir 9kg. Ainda preciso reduzir mais um pouco e com o auxílio da ferramenta eu sei que vou conseguir chegar lá”.  – Aristoteles Abreu

A GoGood auxiliou no processo de melhora nas condições físicas do colaborador, bem como no alívio do estresse. O estímulo a atividades proporcionam qualidade psicológica. Como o próprio colaborador citou, a plataforma o ajudou a ter uma rotina mais relaxada.

“A GoGood me ajudou controlando o que eu comia, o que eu fazia, as atividades físicas. Eu controlava tudo pelo aplicativo. A ferramenta foi muito importante pra me ajudar a fazer esse controle, por lá eu conseguia me policiar”. – Paulo Neves.

Nesse caso, o registro de atividades foi utilizado como um apoio para o acompanhamento e evolução do desempenho do colaborador.

“A GoGood veio no momento certo. Existiam diversas iniciativas isoladas e, quando conhecemos a plataforma, nos apaixonamos. Ela proporciona integração, une e aproxima as pessoas. E o melhor, ela mostra que você consegue, com pequenos hábitos, alcançar grandes objetivos. O nosso projeto, denominado Viver Mais, tem uma série de incentivos e atividades que a plataforma foi capaz de centralizar. Hoje, temos pessoas mais felizes, com mais qualidade de vida, mais unidas e saudáveis”. –  Ligia Marcondes, Gerente de Endomarketing da BRQ

A sua empresa também pode alcançar resultados satisfatórios de bem-estar no trabalho, qualidade de vida, aumento da produtividade dos colaboradores e redução de despesas com os custos médicos.

A GoGood atua nesses e em diversos pontos com o auxílio da tecnologia, ajudando as empresas a melhorarem seus indicadores de negócio e transformando a vida dos colaboradores. Por meio da ferramenta, é possível acompanhar as atividades físicas, a alimentação, o sono, o stress e o peso diretamente em seus smartphones e wearables. A GoGood é um sistema completo que transforma empresas que precisam melhorar a sua qualidade de vida no trabalho. Veja como podemos ajudar.


Bruno Rodrigues

Author Bruno Rodrigues

CEO e co-fundador da GoGood. Bruno Rodrigues é empreendedor e especialista em inovação pela Universidade de Stanford, co-fundador da GoGood e apaixonado por tecnologia em saúde e por negócios com impacto social. Antes de sua carreira como executivo, foi atleta profissional de karatê e campeão Sulamericano.

More posts by Bruno Rodrigues

Leave a Reply