Calendário de endomarketing 2024: como organizar as datas e ações?

Valorizar os colaboradores e proporcionar ambientes de trabalho saudáveis são iniciativas cada vez mais essenciais para o setor de Recursos Humanos (RH). Nesse sentido, uma das ferramentas à disposição é o calendário de endomarketing 2024, que se dedica à gestão e organização dos compromissos e estratégias.

Neste artigo, vamos conferir mais sobre a importância do calendário de endomarketing , as principais datas comemorativas e campanhas de endomarketing para trabalhar nas empresas. Confira!

O que é endomarketing?

Endomarketing ou marketing interno é uma estratégia de marketing para vender a empresa para os colaboradores. Ou seja, é uma estratégia de marketing organizacional cujo intuito é construir uma imagem de que a empresa é um bom lugar para se trabalhar — isto é, fortalecendo o employer branding.

Apesar do nome, endomarketing não se limita a ações de marketing. Na verdade, trata-se de uma junção de ações de RH e comunicação da empresa. Até porque o RH conhece mais as necessidades de seus colaboradores. 

Ou seja, é o setor responsável por garantir um bom ambiente de trabalho. Sendo assim, as ações de endomarketing são desenvolvidas pela junção de forças do time de marketing com o setor de RH. 

Qual é a importância do calendário de endomarketing?

Organizar o calendário de endomarketing 2024 é essencial para o planejamento e organização das atividades relacionadas à uma empresa. Ou seja, sua importância reside em vários aspectos:

Planejamento estratégico

Contar com um calendário de endomarketing 2024 permite que a equipe de RH planeje suas atividades de acordo com as necessidades estratégicas da empresa. Isto é, incluindo planejamento de, por exemplo:

Cumprimento de prazos legais

Existem muitas obrigações legais relacionadas à gestão de pessoal, como prazos para entrega de documentos, pagamento de impostos e cumprimento de regulamentações trabalhistas. Em outras palavras, o calendário de endomarketing ajuda a garantir que esses prazos sejam cumpridos de forma oportuna, evitando multas e penalidades.

Gestão de folha de pagamento

Além disso, o calendário de endomarketing é fundamental para garantir que os processos de folha de pagamento sejam executados de forma eficiente e precisa. Isso inclui datas de pagamento, prazos para submissão de horas trabalhadas e outras atividades relacionadas à remuneração dos funcionários.

Alinhamento com outros departamentos

Outro ponto importante é que o calendário de RH faz com que as atividades estejam alinhadas com os objetivos e as necessidades da empresa. Garantindo, por exemplo, que as contratações estejam alinhadas e treinamentos sejam adaptados às demandas do departamento de desenvolvimento de produtos.

De fato, o calendário de endomarketing 2024 contribui para uma gestão eficaz dos recursos humanos de uma empresa, ajudando a garantir que as atividades relacionadas ao pessoal sejam planejadas, executadas e comunicadas de forma eficiente e oportuna.

14 datas comemorativas importantes para o calendário de endomarketing 2024

Ações de endomarketing são estratégias voltadas para os colaboradores, pensando sempre em fortalecer o employer branding, aumentar o engajamento, a motivação e a satisfação no trabalho. A seguir, conheça as datas comemorativas que o RH pode explorar para intensificar essas vantagens. 

Carnaval

Carnaval é uma época de festa e alegria. Ou seja, investir em iniciativas nessa data pode ser uma forma de quebrar a rotina dos funcionários. Além de proporcionar momentos de descontração e interação, favorecendo o clima organizacional e incentivando a criatividade. Existem diversas ações de Carnaval que podem trazer benefícios tanto para os colaboradores quanto para as empresas, por exemplo:

  • Decoração temática – torna o ambiente de trabalho mais divertido e descontraído;
  • Happy hour – promove integração entre os colaboradores;
  • Dia da fantasia – também promove a descontração;
  • Comunicação e engajamento – fortalece a relação empresa-colaborador.

Dia Internacional da Mulher

Promover ações no Dia Internacional da Mulher no ambiente de trabalho evidencia o compromisso da empresa com a promoção da igualdade de gênero. Entretanto, seus benefícios também incluem maior engajamento, fortalecimento do employer branding, maior inovação e criatividade, e desenvolvimento profissional. 

Ou seja, é fundamental que as empresas adotem ações que reconheçam a importância das mulheres e as apoie em seu desenvolvimento pessoal e profissional. Por isso, trouxemos alguns exemplos para celebrar e homenagear as mulheres neste dia especial:

  • Organizar um café ou brunch especial para todas as funcionárias;
  • Realizar palestras sobre temas relevantes para as mulheres no ambiente de trabalho;
  • Oferecer mentorias para mulheres que desejam avançar em suas carreiras;
  • Promover workshops para mulheres;
  • Criar um programa de reconhecimento para destacar as realizações das mulheres na empresa;
  • Oferecer descontos ou vouchers para serviços de bem-estar;
  • Promover uma campanha de arrecadação para organizações que apoiam mulheres em situação de vulnerabilidade.

Dia Mundial da Saúde

Para as empresas, o Dia Mundial da Saúde oferece uma oportunidade valiosa para refletir sobre o bem-estar dos funcionários, promovendo uma cultura centrada na saúde. Em outras palavras, além de criar um ambiente saudável, produtivo e motivador, as organizações podem engajar seus colaboradores através de iniciativas como:

Dia do Trabalhador 

O Dia do Trabalhador é uma forma de reconhecer as contribuições de cada colaborador. Além de reforçar o senso de pertencimento e comunidade dentro da organização, essa iniciativa traz motivação, diminuição do turnover, reflexão sobre o bem-estar e cultura coesa. Dessa forma, listamos algumas ações paraincluir no calendário de endomarketing 2024 e celebrar esse dia:

  • Premiações;
  • Atividades de integração – como grupos de treino, competições, happy hour, churrascos e atividades ao ar livre;
  • Palestras e workshops;
  • Benefícios – como vouchers de refeição, descontos em serviços de bem-estar e brindes personalizados da empresa;
  • Iniciativas de saúde – sessões de alongamento, aulas de yoga, massagens terapêuticas e consultas com profissionais de saúde.

Dia das Mães

Comemorar o Dia das Mães é sinônimo de reconhecer e valorizar as mães que compõem a sua equipe, além de proporcionar momentos de descontração para todo o time. Nesse contexto, existe uma variedade de ações para comemorar essa data, por exemplo:

  • Café da manhã colaborativo;
  • Cartões de agradecimento;
  • Fotos em família;
  • Workshop de bem-estar;
  • Painel de discussão sobre maternidade;
  • Auxílio-educação;
  • Vale-academia;
  • Voucher de unhas;
  • Day Spa;
  • Kit de cuidados pessoais.

Dia do RH

Profissionais de Recursos Humanos desempenham um papel fundamental no desenvolvimento organizacional, no bem-estar dos colaboradores e no sucesso das empresas. É possível reconhecer sua dedicação e destacar a importância da gestão de pessoas no Dia do RH através de ações, por exemplo:

  • Cartões de agradecimento assinados pelos colaboradores;
  • Palestras e workshops de desenvolvimento;
  • Tarde de saúde e bem-estar;
  • Evento de networking;
  • Programa de mentoria;
  • Day off;
  • Painel de discussão interno.

Festa Junina

Comemorar a festa junina nas empresas é uma oportunidade de fortalecer o clima organizacional, promover a integração entre os colaboradores e celebrar a cultura brasileira. Além de proporcionar momentos de descontração, essa celebração contribui para a construção de um ambiente de trabalho mais acolhedor e inclusivo. Desse modo, é possível comemorar a data através de algumas ações de endomarketing, por exemplo:

  • Decoração temática;
  • Organização de um arraial com barraquinhas de comidas típicas;
  • Concurso de trajes caipiras;
  • Distribuição de brindes personalizadas da empresa.

Dia dos Pais

Comemorar o Dia dos Pais nas empresas é importante porque demonstra cuidado e valorização, além de promover um clima organizacional positivo. Para isso, é possível implementar ações de endomarketing, como: 

  • Café da manhã especial;
  • Presentes simbólicos – como lembranças personalizadas e mural de fotos em família no ambiente de trabalho;
  • Happy hour dedicado aos pais.

Dia do Orgulho LGBTQIAP+

Celebrar o Dia do Orgulho LGBTQIAP+ nas empresas é crucial para demonstrar o compromisso com a diversidade e inclusão e o respeito pelos direitos humanos. Algumas ações de endomarketing para celebrar o Dia do Orgulho LGBTQIAP+ incluem, por exemplo:

  • Organizar palestras ou workshops sobre diversidade e inclusão;
  • Promover campanhas de sensibilização e educação;
  • Apoiar organizações e causas LGBTQIAP+ por meio de parcerias ou doações.

Dia das Crianças

Reconhecer o Dia das Crianças como oportunidade de data comemorativa nas empresas é importante para celebrar a família na vida dos colaboradores, promovendo um ambiente de trabalho mais humano e acolhedor. Nesse sentido, é possível, por exemplo:

  • Organizar um evento especial com atividades lúdicas e recreativas para os filhos dos colaboradores;
  • Distribuir brindes temáticos como lembrança da data;
  • Realizar uma campanha de arrecadação de brinquedos ou materiais escolares para instituições de caridade locais. 

Dia da Saúde Mental

Investir em iniciativas no Dia da Saúde Mental é uma oportunidade de promover a conscientização e mais cuidado com o bem-estar mental e emocional dos colaboradores. Isto é, demonstra o compromisso da empresa em criar um ambiente que valoriza a saúde mental e oferece apoio aos funcionários. Entre as principais ações de endomarketing, estão:

  • Incentivo à atividades físicas e alimentação balanceada;
  • Oferta de palestras ou workshops sobre gerenciamento do estresse;
  • Promoção de políticas de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal;
  • Criação de uma comunicação aberta.

Halloween

Comemorar o Halloween nas empresas pode ser uma estratégia para promover a integração entre os colaboradores, estimular a criatividade e fortalecer o clima organizacional. Além de proporcionar momentos de diversão e descontração, essa celebração oferece uma oportunidade para os funcionários expressarem sua criatividade por meio de fantasias e decorações temáticas.

Ao adotar essa prática, as empresas demonstram uma cultura organizacional aberta à diversidade cultural e ao entretenimento, criando um ambiente de trabalho mais dinâmico e acolhedor. Entre as principais ações de endomarketing que podem ser implementadas estão:

  • Concursos de fantasias;
  • Decoração temática dos espaços de trabalho;
  • Organização de festas ou happy hours temáticos;
  • Distribuição de doces entre os colaboradores.

Dia da Consciência Negra

Reconhecer o Dia da Consciência Negra demonstra o compromisso da empresa com a diversidade e a inclusão, e a busca por uma sociedade menos preconceituosa. Por isso, listamos algumas ações de endomarketing para celebrar a data:

  • Palestras sobre a história e a cultura afro-brasileira;
  • Ações afirmativas para aumentar a representatividade preta dentro da empresa – como programas de estágio ou trainee;
  • Eventos culturais – como apresentações de dança, música ou teatro, que destacam a cultura afro-brasileira.

Natal e Ano Novo

Comemorar o Natal e o Ano Novo nas empresas é uma maneira de promover uma confraternização entre os colaboradores, celebrando as conquistas do ano que passou e renovando as esperanças para o futuro. A seguir, confira algumas ações para celebrar as festas de fim de ano:

  • Brindes temáticos;
  • Cestas de Natal;
  • Festa de fim de ano para os colaboradores e suas famílias;
  • Campanhas de solidariedade;
  • Mensagens de agradecimento.

Conheça campanhas para incluir no calendário de endomarketing 2024

Valorizar o capital humano e a promoção de um ambiente de trabalho saudável e produtivo devem ser prioridades para as organizações. Desse modo, as ações de endomarketing geram uma integração de estratégias voltadas para o público interno. 

Essas iniciativas não apenas fortalecem a cultura organizacional e o engajamento dos funcionários, mas também promovem valores como inclusão, bem-estar e responsabilidade social. A seguir, vamos explorar campanhas de endomarketing para incluir no calendário de endomarketing 2024.

Janeiro Branco

Janeiro Branco visa conscientizar a sociedade sobre a necessidade de investir em práticas de autocuidado, na busca de apoio profissional e ambientes que valorizem o bem-estar emocional. A seguir, listamos algumas ações para promover a saúde mental nas empresas:

  • Campanha de conscientização e educação;
  • Distribuição de materiais informativos;
  • Incentivos de exames preventivos;
  • Programa de ajuda psicológica emocional;
  • Conte com um parceiro de bem-estar – como a GoGood.

Fevereiro Roxo e Laranja

Fevereiro Roxo e Laranja ajuda a aumentar o conhecimento da população sobre Lúpus, o Alzheimer, Fibromialgia e Leucemia, doenças crônicas que podem afetar a vida das pessoas de forma significativa. Levar essa campanha para dentro da empresa é entregar a oportunidade aos colaboradores de cuidarem de quem está ao seu redor. A seguir, listamos algumas ações para trabalhar o Fevereiro Roxo e Laranja na sua empresa:

  • Palestras educativas;
  • Estimular a meditação, ioga e alongamento antes e depois do expediente;
  • Iniciativas para controle do estresse;
  • Incentivo a exames periódicos.

Março Lilás

Março Lilás é uma campanha de conscientização sobre o câncer de colo do útero com o objetivo de passar informações sobre a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento dessa doença. Trabalhar essa data na sua empresa pode ajudar a incentivar os funcionários a investirem mais na própria saúde, aumentando o bem-estar, a qualidade de vida e a produtividade. Para isso, listamos as principais ações de endomarketing:

  • Campanha de conscientização e educação;
  • Distribuição de materiais informativos;
  • Incentivos a exames preventivos;
  • Adoção de iniciativas para controle do estresse;
  • Oferta de benefícios de bem-estar.

Abril Azul

Abril Azul é uma campanha de conscientização sobre o autismo. Além de promover outras percepções, incluir essa iniciativa no calendário de RH também gera inclusão sobre o espectro no ambiente de trabalho. Desse modo, existem vários exemplos de ações de endomarketing, por exemplo:

  • Palestras educativas sobre autismo;
  • Distribuição de materiais informativos;
  • Atividades e arrecadação de apoio à comunidade autista.

Maio Amarelo

Maio Amarelo é uma iniciativa internacional de conscientização sobre a segurança no trânsito. Ou seja, incluí-lo no calendário de RH é importante para promover a segurança dos funcionários e conscientizar sobre a prevenção de acidentes de trânsito. Exemplos de ações de endomarketing incluem, por exemplo:

  • Realizar palestras sobre segurança no trânsito;
  • Distribuir materiais educativos sobre boas práticas de direção;
  • Organizar atividades de simulação de situações de trânsito seguro;
  • Promover campanhas de carona solidária;
  • Incentivar o uso de transporte público;
  • Oferecer descontos em cursos de direção defensiva.

Junho Vermelho

Junho Vermelho é uma campanha de incentivo à doação de sangue, que pode ser importante para promover a responsabilidade social nas empresas. Nesse sentido, confira exemplos de ações de endomarketing para trabalhar essa iniciativa:

  • Organizar campanhas de doação de sangue em parceria com hemocentros locais;
  • Divulgar benefícios e o processo de doação de sangue;
  • Incentivar campanhas de doação em grupo;
  • Organizar eventos de sensibilização sobre a importância da doação de sangue.

Julho Amarelo

Julho Amarelo tem como objetivo a conscientização sobre as hepatites virais, ou seja, pode ser importante para promover a saúde e prevenir doenças entre os funcionários. Entre os principais exemplos de ações para incluir no calendário de endomarketing 2024 estão:

  • Palestras educativas sobre as hepatites virais e suas formas de prevenção;
  • Distribuição de material informativo sobre os sintomas e os métodos de transmissão das hepatites;
  • Realização de testes rápidos de detecção das hepatites;
  • Incentivo à vacinação contra as hepatites B;
  • Criação de um ambiente de trabalho seguro e livre de estigmas para funcionários que vivem com hepatites virais.

Agosto Lilás 

Comemorar o Agosto Lilás nas empresas é importante porque representa uma oportunidade de promover a conscientização sobre a violência contra a mulher. Em outras palavras, é possível reforçar o compromisso da organização com a igualdade de gênero e o respeito aos direitos humanos. 

Além de demonstrar apoio às mulheres, essa celebração contribui para criar um ambiente mais inclusivo e seguro, onde todas as pessoas se sintam valorizadas e protegidas. Nesse sentido, é possível promover ações como:

  • Palestras e workshops sobre prevenção da violência doméstica;
  • Divulgação de materiais informativos sobre os direitos das mulheres;
  • Aulas de autodefesa;
  • Organização de campanhas de sensibilização nas redes sociais;
  • Promoção de debates e rodas de conversa;
  • Criação de políticas internas de combate à violência e apoio às vítimas.

Setembro Amarelo

Setembro Amarelo é uma campanha internacional de prevenção do suicídio e conscientização sobre a saúde mental que ocorre durante todo o mês de setembro. Entre seus principais objetivos estão:

  • Combater o estigma em torno das doenças mentais;
  • Promover conversas abertas sobre o tema;
  • Fornecer apoio às pessoas que enfrentam desafios emocionais e psicológicos.

Nesse sentido, as empresas podem adotar medidas proativas para prevenir problemas de saúde mental e criar um ambiente de trabalho que promova o bem-estar. Por exemplo, sessões de conscientização, compartilhamento de recursos, benefícios de bem-estar, políticas de apoio, campanhas de conscientização e grupos de apoio. 

Outubro Rosa

Outubro Rosa é um movimento global de conscientização sobre o câncer de mama que ocorre durante todo o mês de outubro. Nesse sentido, essa campanha pode ser trabalhada através de uma série de atividades, por exemplo: 

  • Campanhas de conscientização e exames;
  • Palestras e workshops educacionais;
  • Iluminação de edifícios;
  • Programas de suporte emocional e ajuda psicológica.

Novembro Azul

Novembro Azul é uma campanha de conscientização sobre a saúde masculina, com foco na prevenção do câncer de próstata. Além de promover a saúde dos funcionários, essa iniciativa serve para conscientizar sobre a importância dos cuidados preventivos através de ações, por exemplo:

  • Organizar palestras e workshops sobre prevenção do câncer de próstata e exames de rotina;
  • Incentivar a realização de exames médicos preventivos, como o exame de PSA e o toque retal;
  • Promover campanhas de incentivo à prática de hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e atividade física regular;
  • Distribuir materiais informativos sobre os sinais e os fatores de risco para o câncer de próstata.

Dezembro Vermelho e Laranja

Dezembro Vermelho e Laranja tem como objetivo a conscientização sobre a prevenção e o controle do HIV/AIDS e das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Dessa forma, é possível trabalhar essa campanha através de ações, por exemplo:

  • Palestras e workshops sobre prevenção do HIV/AIDS e das DSTs;
  • Distribuição de preservativos e materiais informativos sobre práticas sexuais seguras;
  • Testagens rápidas de HIV/AIDS e outras DSTs;
  • Diálogo aberto e a educação sobre sexualidade e saúde sexual;
  • Ambiente de trabalho inclusivo e livre de estigmas para funcionários que vivem com HIV/AIDS,

Quais são as obrigações do RH que não podem ficar de fora do calendário de endomarketing 2024?

Existem obrigações dos gestores de Recursos Humanos que não podem ser negligenciadas no calendário, ou seja, são essenciais para o funcionamento e legalidade conforme das questões relacionadas aos recursos humanos dentro de uma organização. Por isso, listamos essas obrigações a seguir:

Pagamento de salários e benefícios

Em primeiro lugar, garantir o pagamento pontual dos salários e benefícios dos funcionários dentro dos prazos estabelecidos para promover, por exemplo:

Além disso, o não cumprimento dos prazos pode acarretar em penalidades legais e multas para a empresa, prejudicando seu employer branding e dificultando a retenção de talentos. Em outras palavras, garantir o pagamento pontual dos salários e benefícios é fundamental para promover o bem-estar geral na empresa.

Recrutamento e seleção

Planejar e conduzir processos de recrutamento e seleção para preencher vagas na empresa requer planejamento. Ou seja, incluir esses processos no calendário de RH é essencial para obter resultados satisfatórios. Entre as principais atividades envolvidas estão:

  • Divulgação de vagas;
  • Triagem de currículos;
  • Entrevistas;
  • Comunicação dos resultados aos candidatos.

Treinamento e desenvolvimento

Organizar e coordenar programas de treinamento e desenvolvimento para os funcionários é essencial para levar novas habilidades e conhecimentos aos colaboradores. Isto é, contribuindo para o aumento da qualidade e eficiência do trabalho realizado. 

Além de demonstrar o compromisso da empresa com o desenvolvimento da equipe, contar com um planejamento prévio através do calendário de endomarketing pode resultar em maior engajamento, motivação e satisfação no trabalho. 

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 29)

Pagamento do 13º salário

13º salário é um benefício obrigatório garantido aos trabalhadores brasileiros, previsto na legislação trabalhista. Ele consiste no pagamento de um salário extra ao longo do ano, geralmente em duas parcelas, sendo a primeira até o final de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro de cada ano. 

Incluir o 13º salário no calendário RH é fundamental para garantir o planejamento financeiro adequado da empresa e dos colaboradores. Ao incluir essa obrigação no calendário, o setor de Recursos Humanos pode se organizar para calcular corretamente o valor a ser pago, providenciar os descontos legais e realizar os pagamentos nos prazos estabelecidos pela legislação.

Dissídio

Dissídio refere-se a um processo de negociação coletiva entre empregadores e empregados, geralmente conduzido por sindicatos, para reajustar as condições de trabalho e salários. Ele ocorre anualmente e seu objetivo é resolver possíveis conflitos, além de garantir condições justas para os trabalhadores. 

Por isso, incluir o dissídio no calendário RH é importante para garantir que a empresa esteja preparada para ajustar seus processos internos, por exemplo:

  • Folha de pagamento;
  • Políticas de recursos humanos;
  • Obrigações legais;
  • Relacionamento saudável com seus colaboradores e seus representantes sindicais.

SIPAT

SIPAT significa Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e é uma iniciativa que ocorre para promover a conscientização e a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Embora a SIPAT tenha que ser promovida anualmente pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), a data específica da realização da SIPAT pode variar de acordo com a empresa.

Por isso, incluir a SIPAT no calendário RH permite que a empresa cumpra com suas obrigações legais relacionadas à segurança do trabalho, garantindo um ambiente laboral seguro e saudável para todos. Ao incluir a SIPAT no calendário, o RH pode planejar e organizar as atividades da semana, como:

  • Palestras
  • Treinamentos
  • Workshops;
  • Atividades práticas.

Imposto de renda

Imposto de Renda é uma tributação sobre os rendimentos das pessoas físicas e jurídicas, aplicada pelo governo federal. Ele incide sobre salários, proventos, pensões, aluguéis, dentre outros rendimentos. 

Incluí-lo no calendário RH é fundamental para garantir que a empresa cumpra suas obrigações fiscais e legais, bem como para evitar penalidades por atrasos ou irregularidades. Ao incluir o Imposto de Renda no calendário, os gestores podem se programar para:

  • Coletar as informações necessárias dos funcionários;
  • Calcular corretamente os descontos;
  • Repassar os valores retidos ao governo nos prazos estabelecidos. 

Isso assegura a conformidade da empresa com a legislação tributária, promovendo uma gestão financeira eficiente, além de garantir a tranquilidade dos colaboradores quanto ao correto recolhimento de seus impostos.

Conheça o bem-estar como parceiro do RH

Você sabia que o bem-estar pode ser um grande aliado ao RH? Conte com um parceiro que vai ajudar você a se destacar no mercado e aumentar os resultados da sua empresa. A GoGood é uma plataforma completa de benefícios de bem-estar, voltada para a saúde integral dos seus colaboradores. A partir das nossas soluções, a sua empresa conta com inúmeras vantagens, por exemplo:

  • Proximidade ao RH;
  • Maior percepção de valor para os colaboradores;
  • Solução completa e customizável – com psicoterapia, telemedicina, academias, odontologia, etc;
  • Foco em resultados e engajamento do benefício.

Quer saber mais sobre a GoGood e oferecer mais que um salário para os seus funcionários? Preencha o formulário abaixo:

Clique para avaliar o post
Média: 0
Rolar para cima