Como melhorar a produtividade dos funcionários

O aumento da produtividade dos funcionários em uma empresa se faz necessário frente a um mercado que encontra-se cada vez mais acirrado e competitivo.

Quanto mais as empresas crescem, maior é o nível de concorrência e o espaço que cada organização deseja conquistar no mercado, destacando-se das demais.

Sem uma equipe motivada e que tenha uma produtividade alta, seu negócio acabará ficando bem para trás dos concorrentes.

Os resultados irão oscilar, não ajudarão no crescimento no mercado e podem levar um negócio à falência rápida.

Por isso, o objetivo deste artigo é mostrar quais são as dicas mais importantes para melhorar a produtividade dos funcionários em uma empresa.

Quer saber quais são as dicas que vão mudar o trabalho realizado pela sua equipe e melhorar seus resultados? Não deixe de acompanhar este texto até o final!

Organize corretamente as rotinas da empresa e otimize todos os processos

A organização é um ponto essencial para quem quer melhorar a produtividade dos funcionários em uma empresa.

Você precisa fazer uma avaliação, padronizar e buscar a otimização de todos os processos internos da empresa, para que possa eliminar possíveis improvisos, falhas, desperdícios e atrasos que gerem problemas no trabalho.

Com uma rotina mais clara, organizada e bem estruturada, a produtividade é maior porque há um aumento na eficiência e na agilidade das tarefas no dia a dia.

Invista em uma boa comunicação interna

Um dos fatores determinantes para que os funcionários trabalhem melhor é a boa comunicação interna.

A empresa precisa investir para que essa comunicação seja a melhor possível e hoje já existem vários sistemas inteligentes, que atingem os funcionários de uma maneira total e eficiente.

O uso de e-mails, de plataformas de comunicação e tarefas, como o Trello, as newsletters e as reuniões gerenciais são algumas opções para que todos na empresa possam comunicar-se da melhor forma.

É essencial também, dentro dessa questão, pensar na linguagem e no conteúdo que serão usados, para que as mensagens possam ser compreendidas de forma mais clara.

Os gestores devem ser ótimos comunicadores para que todos os funcionários entendam corretamente as mensagens passadas de forma clara e a produtividade possa ser impulsionada na empresa.

Defina metas (individuais e coletivas)

Toda empresa precisa definir metas individuais e coletivas, algo que é parte essencial para aumentar a produtividade e engajamento dos seus funcionários.

Apenas com as metas definidas é que você pode esperar que os colaboradores se engajem no trabalho e que se comprometam, já que a partir daí eles vão ter um melhor conhecimento sobre as estratégias da empresa.

É justamente essa falta de planejamento que faz os funcionários não se sentirem motivados e trabalharem sem afinco nas empresas, pois não entendem o objetivo do seu trabalho e o que a organização pretende no mercado.

A estratégia que uma empresa possui, portanto, precisa ser traduzida como objetivos da corporação e então como metas para todos que fazem parte da empresa.

Isso impacta e incentiva todos a participarem e a colaborarem no trabalho, além de gerar um sentimento de pertencimento aos funcionários, o que traz bons resultados em relação à produtividade.

O ambiente do trabalho precisa ser organizado e humanizado

Não importa qual seja a função que um colaborador irá exercer, ninguém deve trabalhar em um ambiente que seja mal iluminado, sujo, com excesso de barulho e totalmente desorganizado.

É papel também da empresa garantir um ambiente de trabalho bem organizado e humanizado aos colaboradores, pois isso irá impactar diretamente na produtividade deles.

Um ambiente de trabalho precisa: 

  • Ser bastante limpo
  • Ser agradável a todos
  • Ser saudável
  • Ter respeito por regras de convivência e pelas boas maneiras
  • Ser bem iluminado e funcional

Todas essas questões fazem com que o funcionário possa trabalhar mais e melhor, visto que não importa quão bom seja o salário e os benefícios ao colaborador, ele não ficará na empresa em um ambiente caótico.

Muitos colaboradores deixam as empresas por apresentarem instalações insalubres e ambientes de trabalho que fazem mal à saúde não só física, mas mental.

Isso é algo que você precisa ter em mente no momento de organizar e estruturar o ambiente no qual seus colaboradores vão trabalhar.

Trabalhe a motivação dos colaboradores e sempre os reconheça profissionalmente

A motivação no trabalho é um dos fatores que mais impacta no sucesso de uma empresa, afinal, colaboradores mais motivados se mantêm engajados no trabalho e tendem a produzir melhor e com mais agilidade.

Logicamente, não é fácil saber exatamente o que motiva cada uma das pessoas que atua na sua empresa, mas há pontos que podem ser considerados para impactar positivamente a todos.

Uma das formas de motivar os funcionários no trabalho é por meio do reconhecimento profissional, algo sobre o qual muitos gestores ainda não se atentam.

É importante que os líderes tenham a cultura de dar feedbacks positivos aos seus funcionários, reconhecendo o bom trabalho realizado e os resultados alcançados por eles.

O reconhecimento por parte da liderança e dos colegas de trabalho é algo que impacta positivamente no aumento da produtividade dos funcionários, e ele pode ser feito de duas maneiras principais:

  •  Por meio de reconhecimento verbal, e por oportunidades de aprendizado e de crescimento profissional na empresa
  • Por meios financeiros, com aumento salarial, bônus e mesmo gratificações em períodos do ano ou por metas alcançadas

Adotando essas práticas, você perceberá como vai ser muito mais fácil ter uma equipe que trabalha com uma maior produtividade e ajuda a colocar a empresa em patamares mais altos no mercado. 

Forneça bons feedbacks aos colaboradores

Como já mencionamos anteriormente, o feedback trata-se de uma prática muito importante dentro da gestão de pessoas e que é capaz de produzir resultados incríveis para os colaboradores.

Em geral, as lideranças possuem o costume de trazer feedbacks negativos quando um funcionário comete um ato ou tem um comportamento que não agrada na empresa.

Por outro lado, o inverso não acontece com frequência e é possível ver muitas empresas nas quais o feedback positivo é praticamente inexistente.

O feedback positivo deve ser realizado através de conversas claras, abertas e bem estruturadas, com o objetivo de ajudar o profissional a entender seus acertos, a valorizá-los e a auxiliar em seu amadurecimento.

É neste momento que a liderança da empresa deve fazer elogios ao ótimo desempenho dos funcionários, reconhecer os seus talentos e acertos.

Os feedbacks também podem ser construtivos ou negativos, mas sempre sem ofender o funcionário e tendo como objetivo melhorar os resultados dele na empresa.

Um feedback construtivo, quando o profissional percebe que o objetivo é ajudá-lo a corrigir posturas e a melhorar certas competências, tendo como intuito a construção dele, é bem recebido e aplicado com maior facilidade.

Conclusão

Como foi visto aqui, melhorar a produtividade é imprescindível para que uma empresa possa crescer e manter-se em destaque no mercado, que encontra-se extremamente competitivo nos dias atuais.

Neste conteúdo, mostramos a você algumas dicas de como fazer seus funcionários serem mais produtivos no dia a dia do trabalho, o que vai gerar resultados positivos no curto e no longo prazo.

Gostou do artigo de hoje sobre como melhorar a produtividade dos funcionários na empresa?

Clique para avaliar o post
Média: 0
Rolar para cima