Engajamento nas empresas: o que é e como conquistar?

Segundo o artigo da publicação britânica The Economist, a felicidade dos funcionários e o sucesso dos negócios estão ligados. Nesse contexto, o engajamento nas empresas é fundamental para seu desenvolvimento. A compreensão e promoção da motivação não apenas fortalecem o ambiente de trabalho, mas também impulsionam a produtividade e a cultura organizacional.

“Descobrimos que quando os trabalhadores estão mais felizes, eles trabalham mais rápido (…) e, o que é mais importante, convertem mais em vendas.”

explicou Jan-Emmanuel De Neve, Universidade de Oxford

Além disso, o engajamento nas empresas promove melhores resultados financeiros, maior retenção de clientes e redução dos índices de turnover e absenteísmo, por exemplo. De acordo com o relatório State of the Global Workplace 2022 (Gallup), apenas 21% dos colaboradores estão realmente engajados no trabalho. Isso significa que 79% das pessoas não estão envolvidas ou motivadas em suas atividades diárias.

Essas estatísticas ressaltam a necessidade de compreender e promover mais engajamento no trabalho. Afinal, sua importância para o sucesso das empresas e para o bem-estar e satisfação dos colaboradores é evidente. Neste artigo, vamos explorar o significado desse conceito e fornecer insights sobre estratégias eficazes para impulsionar motivação dos colaboradores.

Engajamento: qual é o significado?

O termo engajar deriva do francês engager — que significa comprometer e empenhar. Ou seja, de forma geral, o engajamento se refere ao envolvimento e comprometimento das pessoas. Em outras palavras, essas pessoas sentem que fazem parte de um propósito, impulsionadas em direção ao esforço e à dedicação. É o que faz as pessoas agirem para realizar projetos e alcançar metas.

Engajamento profissional: o que é?

O engajamento no trabalho refere-se ao contexto literal de “vestir a camisa da empresa”.  Isto é, representa a relação entre dois elementos importantes na dinâmica entre empresa e colaborador: compromisso e envolvimento. Esse conceito pode ser compreendido através de três diretrizes fundamentais:

  • Satisfação dos colaboradores com as condições de trabalho, incluindo aspectos como ambiente, benefícios e reconhecimento;
  • Identificação dos colaboradores com os valores e cultura da empresa, onde eles se sentem alinhados e conectados com a missão e propósito organizacional;
  • Comprometimento dos colaboradores com os objetivos estratégicos da empresa, demonstrando uma disposição ativa para contribuir e alcançar os resultados desejados.

Ou seja, esses profissionais estão dispostos a ir além do necessário, contribuindo de maneira proativa para alcançar os objetivos organizacionais.

O que é engajamento de equipe?

O engajamento da equipe está diretamente ligado ao senso de pertencimento dos colaboradores dentro da empresa. Esse sentimento é influenciado por diversos aspectos, tais como:

  • Sensação de contribuir para os resultados da empresa por meio de suas funções;
  • Relacionamento saudável com outros colaboradores e lideranças;
  • Reconhecimento e valorização de suas atividades e desempenho.

Assim, esse termo surge a partir dos relacionamentos estabelecidos no ambiente de trabalho, tanto no que a empresa proporciona aos colaboradores, quanto no que eles entregam em troca para a organização e entre si. Além de melhorar o clima organizacional, o engajamento da equipe é um fator fundamental na equação que impulsiona o engajamento e motivação dos colaboradores.

equipe de três colaboradores engajados

Quais são os 5 elementos do engajamento?

O engajamento dos colaboradores com as empresas pode ser analisado através de cinco diretrizes principais:

  1. Satisfação dos colaboradores com as condições de trabalho e com os relacionamentos estabelecidos dentro da empresa, incluindo um ambiente propício e saudável;
  2. Identificação dos colaboradores com os valores e cultura da empresa, onde eles se sintam alinhados e compartilhem dos mesmos princípios;
  3. Comprometimento dos colaboradores com os objetivos estratégicos da empresa, demonstrando uma vontade ativa de contribuir para o sucesso organizacional;
  4. Reconhecimento dos méritos individuais, valorizando as conquistas e esforços dos colaboradores de forma justa e consistente;
  5. Oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional dentro da empresa, oferecendo caminhos claros para a evolução e realização das metas pessoais.

Em suma, essas diretrizes são essenciais para promover um envolvimento sólido e duradouro entre os colaboradores e a organização.

Qual é a importância do engajamento?

Os dados das pesquisas comprovam a relevância do engajamento dos colaboradores para os resultados financeiros e estratégicos da empresa. O engajamento pressupõe o envolvimento das pessoas com o propósito do negócio e o comprometimento com suas metas e objetivos na organização.

Como resultado, os colaboradores se tornam mais produtivos, participativos e promovem a imagem da empresa, fortalecendo sua marca empregadora. Além disso, o engajamento reduz as taxas de faltas injustificadas e rotatividade, desempenhando um papel crucial na retenção de talentos.

Resumidamente, os benefícios do engajamento incluem:

  • Alta produtividade e alta performance;
  • Aumento da participação nas ações da empresa; 
  • Melhoria do clima organizacional;
  • Fortalecimento da marca empregadora; 
  • Atração e retenção de talentos. 

Tudo isso é suficiente para demonstrar a importância de compreender quais são os fatores que impactam no engajamento e como é possível medir o nível de satisfação das pessoas colaboradoras e, por fim, colocar em prática ações para fortalecê-lo. 

Leia mais:

Como impulsionar o engajamento nos colaboradores?

Bom, agora que você já sabe o que é engajamento, é provável que surja uma questão fundamental: “como aumentar o engajamento das pessoas colaboradoras na minha empresa?”. E o primeiro ponto é que não existe uma fórmula mágica ou uma receita de bolo para gerar engajamento em todas as empresas na mesma proporção. 

Assim como todas as estratégias do negócio, o engajamento das pessoas colaboradoras deve considerar as especificidades e particularidades do negócio e das próprias pessoas envolvidas na situação.

De todo modo, também é importante falar que, apesar de parecer algo complexo, a verdade é que o engajamento demanda uma série de ações relativamente simples — que têm um potencial grande de produzir efeitos positivos.Assim, as seguintes estratégias podem ajudar a aumentar o engajamento das pessoas colaboradoras:

Incentive o desenvolvimento das pessoas colaboradoras

Atualmente, as pessoas colaboradoras têm senso de responsabilidade  sobre sua carreira. As pessoas desenham sua própria carreira e criam metas de desenvolvimento e crescimento. Inclusive, a falta de desenvolvimento é, para 41% das pessoas, um dos principais motivos para deixar um emprego, segundo pesquisa da McKinsey & Company.

Ou seja, comparado com antigamente, o novo perfil de pessoas colaboradoras é muito mais independente na busca por aprendizado contínuo. É por isso que a empresa deve fornecer programas de treinamento e investir no desenvolvimento das pessoas, para que elas se sintam mais apoiadas e valorizadas. 

Inclusive, um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) é fundamental para que as ações de desenvolvimento pessoal e profissional sejam traçadas com prazos e metas. Nesse ponto, as lideranças têm um papel fundamental, guiando as pessoas em trilhas de aprendizagem e auxiliando para que o seu processo de aprendizado seja mais efetivo.

Promova uma cultura de feedbacks e evite ruídos de comunicação

Além do mais, a empresa também deve buscar uma melhoria contínua. Desenvolver uma cultura de feedbacks é uma ótima forma de fazer isso. Através dessa comunicação, não só construtiva mas também positiva, a organização consegue identificar o que está fazendo com qualidade e onde precisa melhorar.

Para isso, é importante que todas as pessoas estejam dispostas a ouvir e também falar sobre os pontos positivos e os pontos que precisam melhorar.  Para o desenvolvimento de uma cultura de feedback, é fundamental que as pessoas mantenham uma escuta ativa — e deixem de lado a reativa. 

Ainda, é necessário que a empresa desenvolva uma comunicação transparente para engajar colaboradores. As pessoas precisam compreender metas, os comportamentos esperados e a importância daquele trabalho para a empresa.

Reconheça e ofereça recompensas

As pessoas gostam de se sentir valorizadas em todos os ambientes. No trabalho isso não é diferente. Por isso, reconhecer o desempenho e os esforços das pessoas colaboradoras no desenvolvimento de suas funções é extremamente importante. 

A empresa, especialmente através das lideranças, deve encontrar formas de celebrar pequenas vitórias do dia a dia e reconhecer os esforços. Se não há reconhecimento nos momentos bons, como se espera que as pessoas estejam engajadas durante os momentos de dificuldades? 

Reconhecer o mérito das pessoas e oferecer recompensas também é uma forma de aumentar o pertencimento e gerar mais motivação para as pessoas melhorarem sua performance na empresa.

É importante entender o que faz sentido para a organização, para que a recompensa seja, de fato, engajador. Algumas opções comuns são bonificação e dia de folga.

Desenvolva as lideranças

A principal causa de estresse no trabalho é a liderança direta. É o que diz uma pesquisa realizada pela Korn Ferry, empresa global de consultoria organizacional.  Liderança é exemplo e tudo que ela faz é uma validação do que é permitido que seus times também façam. 

Um exemplo disso é deixar a câmera ligada durante reuniões online: se a própria liderança não faz, como se espera que os colaboradores façam? O mesmo vale para outras ações. Se a empresa quer construir uma cultura de engajamento, as lideranças precisam refletir esse nível de envolvimento com a empresa. Elas também devem ser inspiradoras, e devem estimular a pessoa colaboradora a ser proativa.

Além do mais, as lideranças têm papel fundamental em compreender o que acontece em seus times e quais são os fatores de engajamento de cada pessoa. A partir disso, é possível desenvolver ações mais assertivas e eficientes.

Por isso, é necessário capacitar e desenvolver as lideranças para que elas transmitam os comportamentos que a empresa deseja que todos tenham e para que elas também possam estabelecer boas relações com seus liderados.

equipe diversa engajada

Ofereça um plano de carreira

O trabalho não é só mais uma fonte de renda, mas também é um projeto de vida para que as pessoas encontrem realização pessoal. Por isso, é fundamental que elas estejam alinhadas ao propósito da organização e visualizem possibilidades de crescimento. Nesse sentido, um plano de carreira possibilita maior definição sobre o caminho de desenvolvimento a ser trilhado pela pessoa e onde ela pode chegar. 

Assim, as pessoas precisam compreender os pontos que querem ou precisam desenvolver e onde elas almejam chegar. Essa é uma forma de alinhar os interesses da empresa com as da pessoa colaboradora.

Cuide do bem-estar das pessoas

Já é claro que a produtividade das pessoas é muito afetada pelo seu bem-estar. Incentivar o autocuidado, a prática de atividades físicas e o cuidado com a saúde mental é algo que demonstra a preocupação da empresa com a pessoa colaboradora e também melhora seus resultados. E isso não deve ser feito só em momentos pontuais, como rodas de conversa, por exemplo. Esses temas devem fazer parte da rotina das pessoas, como uma estratégia para o fortalecimento da cultura de bem-estar.

Muitas ações podem auxiliar neste ponto, mas sem dúvidas a oferta e engajamento em um benefício corporativo de bem-estar é uma das mais efetivas.

A GoGood pode ajudar no desenvolvimento de uma cultura de bem-estar

Bom, se você quer desenvolver uma cultura de bem-estar para promover o engajamento das pessoas colaboradoras, precisa conhecer a GoGood. Somos o benefício de bem-estar para empresas que dá acesso a milhares de estabelecimentos e centenas de modalidades diferentes.

Através da GoGood, as empresas podem oferecer um benefício de bem-estar que os colaboradores usam de verdade.  Além de melhorar a saúde física e mental das pessoas, a empresa fortalece sua marca empregadora e melhora a atração e a retenção de talentos.  É bom para as pessoas colaboradoras e melhor ainda para o RH. Existem motivos melhores que esses?

Clique para avaliar o post
Média: 5
Rolar para cima