Engajar colaboradores é um desafio para a maioria das empresas. O Índice de Qualidade de Vida no Trabalho, da Sodexo, mostra que apenas 54% dos brasileiros estão satisfeitos em seus trabalhos. Os profissionais que apresentaram as maiores médias foram executivos de altos cargos, como diretores, empresários e gestores. Para os colaboradores com até o ensino médio completo, a insatisfação é maior. 

Empresas no Brasil e no mundo estão investindo em programas de saúde e bem-estar para mudar a percepção que o colaborador tem sobre o ambiente laboral. Além de melhorar a qualidade de vida dos funcionários, essas iniciativas contribuem para aumentar o engajamento das equipes. Neste artigo, vamos mostrar algumas dessas ações. Acompanhe!

Por que as iniciativas de saúde são importantes para as empresas?

Quando falamos em programas de bem-estar e qualidade de vida no trabalho, é natural pensar que são iniciativas que beneficiam apenas os colaboradores. De fato, os benefícios para os profissionais são substanciais. Entretanto, as empresas também têm muito a ganhar. 

Uma pesquisa realizada com 4.805 líderes de empresas no Brasil, México, Chile, França, Romênia, Turquia e Índia mostra que as iniciativas de saúde proporcionam ganhos significativos para as empresas. Os dados levantados pela pesquisa foram:

  • Melhorou o clima no trabalho em 91%
  • Aumentou a atração de talentos em 76%
  • Aumentou a produtividade em 86%
  • Gerou 70% mais rentabilidade para o negócio

Para chegar nesses resultados, o investimento em iniciativas de saúde foi fundamental. A seguir, mostraremos como essas ações podem ajudar a engajar colaboradores. 

4 formas de engajar colaboradores com iniciativas de saúde

1. Proporcione um ambiente de trabalho mais agradável aos colaboradores

O Brasil é o segundo país com maior índice de estresse relacionado ao trabalho. São 32% da população brasileira afetada por esse mal. O estresse pode desmotivar um colaborador, causar demissões e até doenças. 

A rotina de trabalho é estressante, pois o colaborador vive pressionado a fazer o melhor e atingir metas. Entretanto, essa rotina não pode fazer com que o ambiente se torne carregado e prejudicial

Invista em atividades que proporcionem momentos de descontração, como um café entre os colaboradores, rodas de conversa, palestras e até gincanas. Cuide da saúde mental dos seus colaboradores!

2. Faça o colaborador se sentir importante para a empresa

Um profissional que não se sente valorizado perde a motivação e reduz o seu nível de engajamento. É papel da empresa promover esse sentimento de valor e pertencimento. Para isso, algumas ações podem ser aplicadas, como:

  • Oferecer e pedir feedbacks;
  • Realizar dinâmicas em grupos;
  • Promover atividades para aproximar líderes e colaboradores;
  • Envolver os colaboradores em decisões que podem impactar suas vidas, como a troca de um benefício.

Essas ações mostram como a opinião do profissional é importante para a empresa e aproximam os colaboradores, principalmente dos gestores. 

3. Cuide da alimentação dos colaboradores

Em geral, os programas de benefícios para colaboradores incluem alimentação, que pode ser oferecida por meio de cartões ou no refeitório no local. As empresas que contam com fornecedor para refeições podem investir em cardápios mais saudáveis. Entretanto, aquelas que oferecem cartões não têm poder sobre a decisão do colaborador.

Nesses casos, o que pode ser feito é conscientizar os profissionais sobre a importância da boa alimentação e fazer parcerias com restaurantes saudáveis. Os estabelecimentos podem oferecer um valor mais atrativo, descontos, incluir suco ou sobremesa no preço. Dessa forma, o colaborador terá mais um motivo para fazer sua refeição no local. 

Ademais, a conscientização é o ponto-chave desse tipo de ação, pois mostra que a empresa está preocupada com a saúde do profissional e vai orientá-lo sobre como ter mais atenção com a sua alimentação.

4. Promova atividades para unir as equipes

No meio corporativo, assim como em qualquer área da vida, é natural que as pessoas se identifiquem mais com umas do que com outras. Isso, porém, pode afastar os profissionais ou criar grupos paralelos. Esse tipo de comportamento pode ser prejudicial para os negócios e as organizações devem investir em formas de unir as equipes. 

Promova atividades em grupos ou gincanas esportivas, de forma que envolva profissionais de diferentes equipes. Assim, os colaboradores poderão conhecer uns aos outros e identificar afinidades. As gincanas esportivas são estimulantes e promovem maior interação nas atividades. 

Quando envolvem ações sociais o poder de engajar colaboradores é ainda maior. Aproveite esse fator e inclua metas para serem atingidas, com premiações destinadas a instituições de caridade. Quer saber como usar a responsabilidade social como recurso de engajamento? Veja como engajar o seu time!

Bruno Rodrigues

Author Bruno Rodrigues

CEO e co-fundador da GoGood. Bruno Rodrigues é empreendedor e especialista em inovação pela Universidade de Stanford, co-fundador da GoGood e apaixonado por tecnologia em saúde e por negócios com impacto social. Antes de sua carreira como executivo, foi atleta profissional de karatê e campeão Sulamericano.

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