Você sabia que o eNPS classifica se uma empresa é um bom ambiente de trabalho? Em outras palavras, ele é uma forma rápida de conhecer a perspectiva das pessoas colaboradoras em relação à empresa.
Nesse contexto, podemos afirmar que a felicidade dos colaboradores se relaciona ao sucesso dos negócios. Segundo o relatório State of the Global Workplace 2022 (Gallup), apenas 21% das pessoas colaboradoras estão realmente engajadas no trabalho.
A mesma pesquisa apontou que equipes engajadas vendem 20% a mais, são 17% mais produtivas e têm 40% a menos de faltas injustificadas.
É por isso que o engajamento e o nível de satisfação dos colaboradores é algo fundamental. Não apenas para impulsionar a produtividade, mas também para fortalecer a cultura organizacional.
Afinal, como saber se os funcionários estão satisfeitos com a empresa? Como medir o nível de felicidade delas em relação ao trabalho? O eNPS pode ser a ferramenta certa para você.
Neste artigo, vamos entender o que é e qual é a importância do eNPS, e como aplicar na sua empresa.
Confira os tópicos a seguir:
O que é eNPS?
O eNPS (Employee Net Promoter Score) é um indicador que serve para medir o nível de satisfação e lealdade das pessoas colaboradoras em relação à empresa.
Inclusive, ele é uma derivação do NPS (Net Promoter Score), apresentado em 2003, por Fred Reichheld, na publicação “The One Number You Need to Grow”, do Harvard Business Review. Contudo, o NPS é uma métrica do grau de fidelidade e satisfação de clientes com as empresas.
Nessa perspectiva, o setor de RH adaptou e incorporou esse indicador aos seus processos. Dessa vez, para quantificar a percepção de satisfação das pessoas colaboradoras (ou clientes internos) em relação à empresa.
eNPS x NPS: qual é a diferença?
Como você já sabe, o eNPS serve para medir o nível de felicidade das pessoas colaboradoras em relação à empresa. Ou seja, trata-se de um indicador que diz respeito à relação de trabalho (pessoa colaboradora — empresa).
O NPS, por sua vez, se refere à relação de consumo. Isto é, serve para medir a satisfação de clientes em relação ao produto ou ao serviço da empresa (cliente — empresa).
Quer entender ainda mais sobre a relação entre os dois conceitos? Assista ao vídeo abaixo.
Como funciona o eNPS?
O eNPS funciona a partir de uma única pergunta, assim como o NPS: de 0 a 10, qual é a probabilidade de você recomendar sua empresa como um bom lugar para se trabalhar?
Em outras palavras, o eNPS parte do pressuposto de que quanto maior a possibilidade de a pessoa indicar, maior é o seu grau de satisfação com a empresa. Assim, a partir de suas respostas, o indicador classifica as pessoas em três níveis diferentes:
- De 0 a 6: detratoras;
- 7 ou 8: neutras;
- 9 ou 10: promotoras.
No entanto, nem sempre o eNPS usa a mesma pergunta. Ele também pode ser usado para avaliar outros aspectos da organização, como, por exemplo, analisar o processo de onboarding e os benefícios que a empresa oferece.
Entendendo os resultados
A taxa ideal do eNPS é 9 ou 10, que indica que as pessoas colaboradoras são “promotoras” da empresa. Em outras palavras, isso significa que as pessoas colaboradoras estão satisfeitas e engajadas e se sentem motivadas a indicar a empresa para outras pessoas — tanto em relação ao trabalho, quanto aos produtos e serviços.
As pessoas neutras — cujo eNPS seja de 7 ou 8, representam um engajamento parcial, sem comprovação efetiva da lealdade ou da satisfação.
Em geral, são pessoas que não se sentem comprometidas a indicar a empresa. No entanto, as pessoas neutras têm grandes chances de se tornar promotoras. Ou seja, elas são propensas a se sentirem engajadas em algum momento, mas precisam de estímulos.
Por fim, os detratores (respostas entre 0 e 6) são o público que mais merecem atenção, porque, de fato, estão com problemas em relação ao seu trabalho ou à empresa.
Inclusive, a taxa é tão baixa que essas pessoas podem contribuir de forma negativa para o desempenho da empresa. Ou até, ao contrário de indicar, podem falar mal da empresa.
Por que medir o eNPS?
É importante ter em mente que o eNPS não tem a pretensão de medir, de forma completa, o engajamento das pessoas colaboradoras. Tampouco pretende ser o único indicador para medir a saúde das relações de trabalho na empresa.
Mas é uma forma simples, rápida e eficiente de medir a temperatura da experiência das pessoas colaboradoras no trabalho.
Benefícios do eNPS
Medir o engajamento de forma simples e contínua
Em primeiro lugar, o eNPS permite que a empresa meça o engajamento das pessoas colaboradoras de uma forma simples. Por isso, é um indicador que pode ser implementado em empresas de todos os perfis e tamanhos.
Além do mais, como as perguntas são fáceis e rápidas, as pessoas não criam obstáculos para respondê-las.
Por fim, diante de sua metodologia simples, é uma forma de medir o engajamento das pessoas colaboradoras de forma contínua. Isso é muito importante porque o engajamento se refere a uma relação afetiva que a pessoa colaboradora desenvolve com a empresa.
É o resultado, por exemplo, das experiências que ela tem com seus colegas, com as lideranças e como ela se sente na função que desempenha e como se projeta em relação ao futuro.
Então, o nível de engajamento também é algo volátil. Pode mudar o tempo todo. Por isso, é tão importante medi-lo de forma constante.
Garantir o anonimato das pessoas
As respostas do eNPS devem ser anônimas. Isto é, não deve ser possível saber a autoria das respostas.
As pesquisas anônimas enviam uma mensagem importante para as pessoas colaboradoras: que a empresa realmente quer ouvir a perspectiva de quem trabalha na empresa.
Afinal de contas, o anonimato faz com que elas se sintam seguras e à vontade para apresentar seu ponto de vista, sem ter medo de sofrer represálias.
Como consequência disso, o eNPS tem a garantia de que o resultado da pesquisa corresponda, de fato, à realidade da empresa, independentemente do cenário.
Tomar decisões assertivas
Na prática, o eNPS fornece dados concretos para que as lideranças tomem suas medidas necessárias. Isso faz com que as decisões sejam mais assertivas.
Afinal de contas, as lideranças deixam de levar em consideração apenas intuição e passam a lidar com dados que correspondem à realidade da empresa.
Além disso, o eNPS fornece parâmetros para avaliar seus processos e para implementar novas ações. Já que, se for aplicado de forma constante, os indicadores anteriores podem servir de parâmetro.
Essa também é uma forma de solucionar problemas com mais agilidade, antes que eles tomem proporções maiores.
Não gerar expectativas em relação às atitudes da empresa
Por fim, o eNPS compreende uma metodologia simples e rápida. É diferente de um processo de feedback, por exemplo, que pressupõe uma conversa mais profunda sobre as situações.
Assim, a falta de profundidade faz com que as pessoas não criem expectativas em relação às atitudes da empresa.
Como calcular eNPS?
O eNPS é uma métrica que vai de -100 a 100. Então, é necessário calcular o total de promotores (que responderam 10 ou 9), menos os detratores (que responderam de 0 a 6) e dividir pelo número de pessoas que responderam.
Por fim, deve-se multiplicar tudo por 100. A fórmula é a seguinte:
(promotores – detratores/total de respostas) x 100
Qual é a taxa ideal de eNPS?
Assim, a taxa ideal de eNPS é superior à 50. Isso indica que a empresa tem boas práticas de gestão e que as pessoas colaboradoras se sentem satisfeitas.
Contudo, resultados inferiores à 50 são um ponto de atenção: indicam, em geral, que as pessoas não estão satisfeitas com a empresa.
Como implementar o eNPS?
Agora que você já sabe o que é e a importância do eNPS, vamos à parte prática. Aqui está um passo a passo para implementar o eNPS de forma efetiva na sua empresa:
Comunicar a importância do eNPS
O primeiro passo é explicar o que é o eNPS e qual é a sua importância para todas as pessoas colaboradoras da empresa, inclusive as lideranças.
A ideia é que todo mundo fique ciente de como os resultados do eNPS podem ajudar a melhorar os processos dentro dos times e da empresa.
Além do mais, desde que compreendam o objetivo e a função da pesquisa, as pessoas colaboradoras vão entender que devem respondê-la de forma séria. Todas essas medidas garantem que a pesquisa tenha o maior nível de adesão possível.
Elabore e aplique as perguntas
Em seguida, é hora de elaborar as perguntas. Em geral, utiliza-se a pergunta básica: “de 0 a 10, qual é a probabilidade de você recomendar sua empresa como um bom lugar para se trabalhar?”
Essa pergunta serve para medir o nível de satisfação das pessoas colaboradoras. Mas, como você já sabe, ela não é a única pergunta possível. Você pode elaborar outras perguntas, de acordo com o seu objetivo.
Além de aplicar a pergunta às pessoas colaboradoras, você precisa definir um prazo para que elas possam respondê-la.
Outro ponto importante é definir a periodicidade da pesquisa. Os dados do eNPS aplicados de forma contínua são muito mais assertivos e criam parâmetros muito interessantes para analisar os dados da empresa.
Analisar os resultados
Por fim, é hora de analisar os resultados. Você já sabe como fazer os cálculos, certo? Promotores menos detratores divididos pelo número de respostas vezes 100.
A partir desse resultado, você já vai ter uma noção da perspectiva das pessoas colaboradoras diante das condições de trabalho na empresa.
Depois disso, você pode fazer análises mais profundas como, por exemplo, desenvolver uma forma para identificar quais são os pontos fortes e quais são os pontos que ainda precisam se desenvolver.
Por fim, crie estratégias para desenvolver os pontos, como em um plano de ação.
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Bom, se você quer desenvolver uma cultura de bem-estar para promover a satisfação das pessoas colaboradoras, precisa conhecer a GoGood.
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Além de melhorar a saúde física e mental das pessoas, a empresa fortalece sua marca empregadora e melhora a atração e a retenção de talentos.
É bom para as pessoas colaboradoras e melhor ainda para o RH. Existem motivos melhores que esses?