Gestão de benefícios: o que é, pilares e passo a passo + eBook

Se você deseja implementar benefícios corporativos de forma alinhada aos objetivos da empresa, a gestão de benefícios deve ser colocada em pauta como estratégia essencial de Recursos Humanos. Neste artigo, vamos explorar o que são esses benefícios, os pilares e o passo a passo para sua gestão. Acompanhe!

O que são benefícios corporativos?

Benefícios corporativos são o que complementam a remuneração dos funcionários, formando um pacote de vantagens. Eles são uma parte essencial da estratégia de Recursos Humanos de uma empresa e podem ter um impacto significativo em seu sucesso a longo prazo. Isso porque ao cuidar dos colaboradores, cria-se um bom clima organizacional e talentos engajados, acelerando o crescimento da organização. De acordo com a Universidade da Califórnia, colaboradores satisfeitos são 31% mais produtivos e três vezes mais criativos. 

Quais são os tipos de benefícios corporativos? 

Esses benefícios podem ser classificados em três categorias principais: benefícios obrigatórios por lei, benefícios não obrigatórios e benefícios flexíveis – ou beneflex.

Gestão de benefícios: o que é?

Gestão estratégica de benefícios é uma abordagem da área de recursos humanos que visa planejar, implementar e monitorar benefícios de forma alinhada aos objetivos estratégicos da empresa. Ela envolve a criação de um conjunto de benefícios que não apenas atendam às necessidades dos colaboradores, mas também contribuam para o alcance das metas e da visão da organização.

Quais são os elementos-chave da gestão de benefícios?

Além de influenciar diretamente a satisfação, retenção e motivação dos colaboradores, uma gestão de benefícios corporativos bem estruturada ajuda a atender às necessidades dos colaboradores. Ou seja, atraindo talentos, melhorando a produtividade e promovendo uma cultura organizacional positiva. Por isso, é essencial entender quais são os elementos-chave para essa gestão. Entre os principais estão:

  • Alinhamento com a estratégia da empresa;
  • Personalização;
  • Apresentação de orçamento;
  • Comunicação eficaz;
  • Avaliação;
  • Avaliação da concorrência.

Ao integrar esses elementos-chave, as empresas podem estabelecer e manter programas de benefícios capazes de fortalecer a cultura organizacional e contribuir para os objetivos estratégicos a longo prazo. 

Gestão de benefícios: três colaboradores analisando documentos para gestão estratégica

4 pilares da gestão de benefícios

Assim como os elementos-chave, existem pilares essenciais para ter sucesso na implementação e gestão de benefícios. A seguir, confira os quatro principais:

Capacidade de fortalecer a cultura organizacional

É essencial que os benefícios estejam alinhados e contribuam para fortalecer a cultura organizacional. Ou seja, eles devem refletir os objetivos da empresa, além de criar uma conexão entre as iniciativas e a identidade da organização. Se uma empresa valoriza o bem-estar e saúde dos colaboradores, é possível oferecer acesso a academias, psicoterapia e telemedicina, por exemplo.

Engajamento da liderança

Você sabia que o sucesso na gestão de benefícios corporativos também está ligado ao engajamento da liderança? Isto é, quando os líderes demonstram um comprometimento visível e ativo com os benefícios oferecidos, isso cria uma influência positiva que se propaga por toda a organização. 

No caso de programas de bem-estar, por exemplo, uma liderança engajada também os promove, destacando sua importância e servindo de exemplo para os colaboradores. Isto é, a integração dos benefícios ao discurso da liderança reforça a mensagem que aquela é uma prioridade estratégica da empresa, aumentando a adesão e o impacto positivo dessas iniciativas.

Frequência e consistência na comunicação

A oferta de benefícios também deve estar alinhada à comunicação da empresa. Ou seja, a implementação de uma estratégia de comunicação abrangente garante que todos os colaboradores recebam as informações de maneira acessível e compreensível. 

Quando falamos de certos benefícios, lidamos com pessoas que desejam incluí-lo na rotina mas têm dificuldade de priorizá-lo. Assim, a consistência na comunicação, reforçando os benefícios ao longo do tempo, contribui para a construção de uma mentalidade alinhada com a cultura da empresa, tornando-a duradoura e verdadeiramente sustentável. 

Fornecedor próximo

Contar com um fornecedor próximo e capaz de pensar em estratégias para melhorar o desempenho do programa de benefícios é importante para o sucesso e a empresa não ficar desamparada. Com a quantidade de demanda que os gestores de Recursos Humanos precisam lidar, é comum não conseguirem engajar as pessoas nos benefícios oferecidos.

Por isso, é tão importante contar com fornecedores próximos e especialistas no assunto para ajudar a pensar em estratégias. Assista o vídeo a seguir e conheça como a GoGood trabalhou de forma próxima com a Pharlab:

Gestão de benefícios corporativos: passo a passo

Uma gestão de benefícios inteligente vai além de simplesmente oferecer um pacote de vantagens aos colaboradores. Trata-se de um processo estratégico que visa alinhar os benefícios às necessidades dos funcionários e aos objetivos da empresa. Para ter acesso ao passo a passo completo para uma gestão de benefícios estratégica, clique aqui e baixe o eBook gratuitamente.

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