Entenda como transformar o ambiente de trabalho a partir da busca pelo GPTW

De fato, o ambiente de trabalho é um fator importante para a satisfação e o desempenho dos funcionários. Nesse sentido, a GPTW (Great Place to Work) é uma organização internacional que certifica empresas com um excelente ambiente de trabalho. 

Neste artigo, vamos entender como transformar o ambiente de trabalho a partir da busca pelo GPTW. Além disso, vamos discutir os benefícios da certificação GPTW e as práticas que as empresas podem implementar para melhorar o ambiente de trabalho e aumentar a satisfação dos funcionários.

O que significa GPTW?

GPTW é a abreviação para Great Place to Work, que em português significa “Ótimo Lugar para Trabalhar”. É um certificado concedido a empresas que criam um excelente ambiente de trabalho, baseado em confiança, respeito e oportunidades de desenvolvimento.

O processo de certificação GPTW é baseado na avaliação dos funcionários, que respondem a um questionário sobre a sua percepção da empresa em relação a diversos aspectos, como:

  • Confiança nos líderes;
  • Sensação de justiça e imparcialidade;
  • Oportunidades de desenvolvimento profissional;
  • Equilíbrio entre vida pessoal e profissional;
  • Ambiente físico e psicológico do trabalho;
  • Valorização dos funcionários;
  • Reconhecimento pelo trabalho.

As empresas que obtêm um alto índice de satisfação dos funcionários são consideradas Great Place to Work. Elas são reconhecidas por proporcionarem um ambiente de trabalho positivo, que estimula a produtividade, a criatividade e a inovação.

O certificado GPTW é um importante diferencial competitivo para as empresas. Isto é, ele aumenta a atração e fidelização de talentos e fortalece o employer branding da empresa no mercado. Além de contribuir para o aumento da produtividade e da receita da organização. 

No Brasil, o GPTW é realizado em parceria com a revista Época. Em 2023, foram certificadas 1.200 empresas brasileiras, em diferentes categorias, como tamanho, setor de atuação e região.

Além disso, o GPTW é um importante indicador de qualidade do ambiente de trabalho. As empresas que são certificadas demonstram que estão comprometidas com a criação de um ambiente positivo e motivador para os seus funcionários.

Qual é o objetivo da GPTW?

Como o próprio nome diz, o objetivo da GPTW é transformar cada organização em um ótimo lugar para trabalhar. Para isso, a organização deve buscar promover um ambiente de trabalho baseado em confiança, respeito e oportunidades de desenvolvimento.

Empresas que criam um ambiente positivo e motivador para os seus funcionários são mais produtivas, criativas e inovadoras. Elas também são mais propensas a fidelizar talentos e atrair novos profissionais.

Quais serviços a GPTW oferece?

Para atingir esse objetivo, a GPTW oferece uma variedade de serviços e recursos às empresas, incluindo:

  • Pesquisa de clima organizacional: a pesquisa Trust Index é uma avaliação de clima organizacional que permite às empresas medirem a percepção dos funcionários sobre a empresa.
  • Programa de treinamento e consultoria: a GPTW oferece programas para ajudar as empresas a melhorarem seu ambiente de trabalho.
  • Eventos e publicações: a GPTW realiza eventos e publica artigos e livros sobre gestão de pessoas e ambiente de trabalho.

GPTW: conheça os benefícios de buscar a certificação 

O selo GPTW é um importante diferencial competitivo para as empresas. Além disso, buscar obter essa certificação pode trazer uma série de benefícios, por exemplo:

Atração e fidelização de talentos

Empresas certificadas GPTW são mais atraentes para os candidatos a emprego. Elas são reconhecidas por proporcionarem um ambiente de trabalho positivo e motivador, o que as torna mais propensas a atrair e reter talentos.

Em outras palavras, funcionários satisfeitos são mais propensos a recomendar a empresa como um bom lugar para trabalhar, o que pode ajudar a atrair novos talentos. Além disso, esses colaboradores são menos propensos a procurar novas oportunidades de emprego, o que ajuda a fidelizar os talentos existentes.

Fortalecimento do employer branding

Employer branding é a percepção que os candidatos e funcionários têm sobre uma empresa como um lugar para trabalhar. Isto é, empresas com um bom employer branding são mais propensas a atrair e reter talentos.

Nesse sentido, o selo GPTW é um sinal de que a empresa está comprometida com a criação de um ambiente de trabalho positivo. Ou seja, isso pode melhorar seu employer branding, tornando-a mais atraente para clientes, fornecedores e investidores.

Aumento da produtividade

Empresas com um bom ambiente de trabalho são mais produtivas e lucrativas. Isso ocorre porque os funcionários sentem-se mais motivados e comprometidos com o seu trabalho quando estão em um ambiente positivo.

Funcionários satisfeitos são mais propensos a estarem engajados em seu trabalho e a se sentirem motivados a contribuir para o sucesso da empresa. Nesse sentido, a Gallup revelou que funcionários engajados são 21% mais produtivos.

Melhoria da comunicação e colaboração entre os funcionários

Um bom ambiente de trabalho é baseado na confiança e no respeito. Quando os funcionários se sentem confiantes e respeitados, eles são mais propensos a se comunicar e colaborar uns com os outros.

A comunicação e a colaboração entre os funcionários são essenciais para o sucesso de qualquer empresa. Funcionários que se comunicam e colaboram eficazmente podem trabalhar juntos para resolver problemas, identificar oportunidades e implementar melhorias.

Redução do turnover

Segundo a UNIMEP, a satisfação no trabalho é determinante para os índices de turnover. Isto é, quanto maior a satisfação dos colaboradores, menor o fenômeno de desligamento.

Empresas com um bom ambiente de trabalho são menos propensas a perder funcionários. Em outras palavras, isso ocorre porque os funcionários sentem-se mais satisfeitos com o seu trabalho e com a empresa quando trabalham em um ambiente positivo.

Melhoria da saúde e bem-estar dos funcionários

Um bom ambiente de trabalho pode contribuir para a saúde e o bem-estar dos funcionários. Ou seja, funcionários com altos níveis de bem-estar em dia são mais propensos a estar engajados em seu trabalho e a contribuir para o sucesso da empresa.

Uma das formas de promover esse engajamento é através da oferta de um benefício de bem-estar completo. Segundo o Annual US Employee Benefit Trends Study (2020), investir em bem-estar no trabalho gera um aumento de:

  • 12% no engajamento;
  • 9% em produtividade;
  • 10% em lealdade à empresa.

Um levantamento realizado na Pharlab, empresa que oferece a GoGood para seus colaboradores, mostrou o impacto de cuidar do bem-estar dos colaboradores: houve um fortalecimento da cultura organizacional, e aumento da produtividade e engajamento.

Na prática, esses fatores são traduzidos em três aspectos:

  • Maior fidelização de talentos;
  • Maior recomendação da empresa como um bom local para se trabalhar;
  • Motivação para fazer além do que é esperado.
CTA-Geral-Saiba-mais-sobre-a-GoGood.webp

GPTW: passo a passo para obter a certificação 

Para obter a certificação GPTW, as empresas devem seguir os seguintes passos:

  1. Em primeiro lugar, a empresa deve inscrever-se no site da GPTW;
  2. Em seguida, a organização deve aplicar a pesquisa Trust Index entre os funcionários. Essa avaliação é composta por 60 perguntas e deve ser respondida por todos da empresa.
  3. Por fim, para obter a certificação GPTW, a empresa deve atingir uma pontuação mínima de 70% na pesquisa Trust Index.

A pontuação da pesquisa Trust Index é baseada em cinco dimensões:

  • Credibilidade: os funcionários acreditam que a empresa é honesta e transparente.
  • Respeito: os funcionários se sentem respeitados pela empresa.
  • Justiça: os funcionários acreditam que a empresa trata todos os funcionários de forma justa.
  • Oportunidades: os funcionários acreditam que a empresa oferece oportunidades de desenvolvimento e crescimento.
  • Clima: os funcionários se sentem parte da empresa e comprometidos com seu sucesso.

Após atingir a pontuação mínima de 70%, a empresa recebe o selo GPTW por um ano. A certificação pode ser renovada anualmente, desde que a empresa mantenha a pontuação mínima.

Como agregar mais bem-estar na empresa?

A conexão entre GPTW e bem-estar nas empresas está na premissa de que um ambiente de trabalho positivo e saudável é essencial para o sucesso de qualquer organização. Ao investir no bem-estar dos funcionários, as empresas estão criando um ambiente de trabalho que é melhor para todos.

Assim, além da busca pela certificação GPTW, as organizações podem adotar ações para melhorar o dia a dia dos colaboradores. Por isso, listamos as principais iniciativas de bem-estar:

Benefícios de bem-estar

Cada vez mais populares, esses benefícios são uma ótima iniciativa para materializar a cultura de bem-estar, impactando direta e positivamente os colaboradores. 

A GoGood, por exemplo, é um benefício de bem-estar que reúne o acesso à academias, diversas modalidades, psicoterapia, telemedicina e muito mais. Ou seja, a organização acaba por otimizar os custos, promovendo saúde física, mental e emocional através de uma única iniciativa.

CTA-Conheca-melhor-todos-os-beneficios-da-GoGood.webp

Palestras

Apesar de serem uma ferramenta para promover o engajamento dos colaboradores, as palestras nem sempre são eficientes. Isso porque se elas estão desconectadas de iniciativas de aumento do bem-estar, as mudanças não são sustentáveis e efetivas.

Rodas de conversa

As rodas de conversa proporcionam um espaço para os colaboradores compartilharem experiências, desafios e estratégias para melhorar o bem-estar. Essa iniciativa promove a construção de relacionamentos mais profundos entre os membros da equipe, cria um ambiente de apoio e fortalece a cultura organizacional.

Times esportivos

A formação de times esportivos dentro da empresa é uma prática comum para promover a atividade física e o espírito de equipe. Partidas de esportes como futebol, corrida, vôlei e outros são organizadas, incentivando a prática de exercícios e fortalecendo os laços interpessoais entre os colaboradores. Essas atividades não apenas contribuem para a saúde física, mas também promovem a cooperação e conexão entre as pessoas.

Grupos de treino

Promover grupos de treinamento é uma maneira prática de incentivar a atividade física entre os colaboradores. Seja em academias, sessões de ioga ou grupos de corrida, a oferta de oportunidades de treinamento contribui para a saúde física e mental. Esses grupos não apenas proporcionam uma opção conveniente para os colaboradores se exercitarem, mas também criam um senso de responsabilidade mútua e apoio.

Trilhas de bem-estar

A implementação de trilhas de bem-estar envolve uma série de atividades e desafios relacionados à saúde e ao bem-estar. Isto é, essas trilhas podem abranger metas de exercícios, práticas de meditação, metas nutricionais e outros objetivos relacionados ao bem-estar. Participar de trilhas de desafios, por exemplo:

  • Cria um senso de propósito e conquista;
  • Incentiva os colaboradores a adotarem comportamentos saudáveis de maneira lúdica e interativa.

Essas iniciativas são exemplos práticos de como as empresas buscam engajar seus colaboradores, promovendo não apenas a saúde física, mas também o bem-estar geral e a construção de uma cultura organizacional centrada nas necessidades e aspirações individuais de seus membros.

Conclusão

Em síntese, a busca pelo GPTW pode ser uma oportunidade para as empresas transformarem o ambiente de trabalho e melhorar a satisfação dos funcionários. Ao implementar as práticas mencionadas neste artigo, as empresas podem criar um ambiente de trabalho positivo e motivador, que beneficie tanto os funcionários quanto a empresa.

Clique para avaliar o post
Média: 0
Rolar para cima