Os benefícios mais valorizados pelos colaboradores

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Para atrair bons profissionais e manter os colaboradores motivados, as empresas devem estar atentas aos seus principais anseios. Em um mercado competitivo, organizações que disponibilizam diferenciais em seu pacote de benefícios tendem a se destacar.

Esses benefícios podem variar, sendo relacionados à carreira, jornada de trabalho, salário, entre outros. A seguir falaremos um pouco sobre os benefícios mais valorizados no mercado, que podem ser considerados fundamentais para a permanência e engajamento dos colaboradores.

A importância de estabelecer benefícios em sua empresa

Há alguns anos, o salário não é mais o único aspecto analisado pelos profissionais no momento de pleitear uma vaga. Com a especialização da mão de obra, empresas tiveram de se reinventar, para que se tornassem atraentes aos olhos dos melhores talentos do mercado. A construção de um pacote de benefícios diferenciado auxilia na atração e retenção de talentos, motivação dos colaboradores, melhora do clima organizacional e até mesmo, no aumento da produtividade.

Antes de estabelecer qualquer benefício, é essencial analisar o perfil dos colaboradores, perceber se esses benefícios vão ao encontro da cultura organizacional e observar também o que está sendo oferecido por empresas concorrentes.

Benefícios mais valorizados pelos profissionais no mercado

Equilibrar a vida pessoal e profissional, ter perspectiva de carreira dentro da empresa e participação nos lucros são alguns dos benefícios mais valorizados pelos colaboradores. Abaixo, listamos alguns deles.

Plano de saúde/assistência médica

Devido ao déficit estrutural do Sistema Único de Saúde (SUS), uma das principais buscas dos profissionais consiste em uma vaga que ofereça plano de saúde ou assistência médica. Uma pesquisa realizada pela Catho – site brasileiro de ofertas de emprego – em 2014, mostrou que esse é o benefício considerado mais importante pelos entrevistados (74,6%).

Vale alimentação e refeição

Outro benefício valorizado por profissionais consiste nos vales alimentação e refeição. Eles auxiliam na aquisição de alimentos, incrementando o salário e aumentando o poder de compra do colaborador. Para 52,4% dos entrevistados na pesquisa, consiste no benefício mais importante entre os oferecidos pelas empresas.

Flexibilidade de horário

O horário flexível tem se tornado cada dia mais valorizado pelos profissionais. A partir dele é possível adequar a rotina dentro da qual o colaborador acredita ser a mais produtiva. Com a flexibilidade de horário são reduzidos também problemas como atrasos e horas extras.

Plano de cargos e salários

Compreender as atribuições do cargo, adquirir conhecimento e ter a possibilidade de construir uma carreira dentro da organização são algumas das vantagens do plano de cargos e salários. Cada vez mais presente dentro das empresas, trata-se de um dos benefícios mais valorizados pelos talentos. O plano de cargos e salários também contribui para uma gestão de pessoas mais assertiva, potencializando a motivação dos colaboradores.

Participação nos lucros

Muitas empresas estabelecem a participação nos lucros, caso sejam atingidas metas  estipuladas. Esse benefício tende a estimular os colaboradores para alcançarem essas metas e serem recompensados por isso. Isso também contribui para o engajamento dos funcionários, aumentando a sensação de pertencimento.

Auxílio-educação

O auxílio financeiro para a realização de cursos ajuda a engajar e impulsionar os colaboradores na busca por atualização constante. Empresas que incentivam o aperfeiçoamento tendem a manter seus funcionários por dentro do que há de mais novo em sua área de atuação. Muitos talentos se sentem reconhecidos a partir desse benefício, e tendem a permanecer mais tempo nas empresas, buscando colocar em prática todo o aprendizado adquirido em prol da organização que lhe apoiou.

Home office

Muitas empresas já oferecem aos colaboradores a possibilidade de trabalhar remotamente. Organizações que dispõem do regime home office costumam oferecer aos funcionários maior flexibilidade, constroem uma relação de confiabilidade e adotam rotinas de trabalho mais dinâmicas. Essa pode ser uma alternativa atraente para profissionais que moram longe da sede da empresa e perdem muito tempo com o deslocamento. Um benefício diferenciado, mas que precisa ser trabalhado como parte da cultura da empresa e tratado com comprometimento e seriedade por parte dos colaboradores.

Muitos benefícios podem ser ofertados pelas empresas. Mas é essencial que todos eles traduzam a cultura organizacional e os anseios dos colaboradores. Alguns podem estar estritamente ligados ao salário ou bonificações. Já outros vão ao encontro da saúde e bem-estar. Por isso, é essencial buscar um equilíbrio.

Lembre-se que existem colaboradores que prezam por autonomia, já outros consideram os aspectos financeiros os mais importantes. Resta à empresa adequar as propostas e preparar um pacote de benefícios atraente, que auxilie na motivação dos colaboradores atuais e na atração de novos talentos.

Clique para avaliar o post
Média: 0
Rolar para cima