O Método de Pilates aterrissou no Brasil na década de 2000 e, a partir daí, sua popularidade cresceu muito. Segundo o levantamento da MetaLife, estima-se que, em 2019, já existiam mais de 45 mil estúdios para praticar a técnica no país.
É possível atribuir a popularidade dessa técnica especialmente à possibilidade de adaptação às diversas pessoas com diferentes tipos de condicionamento físico. Todas as pessoas podem praticar Pilates: desde um atleta de alto rendimento até pessoas com deficiência, idosas com mobilidade reduzida e gestantes.
Inclusive, os exercícios surpreendem pela suavidade, pela ausência de impacto e pela capacidade de reabilitar e curar lesões. Além do mais, a técnica conta com mais de 500 tipos de exercícios de diferentes intensidades, que vão do nível básico até o avançado. No entanto, ainda é uma técnica relativamente recente no país. Por isso, desperta muitas dúvidas nas pessoas.
Pensando nisso, o objetivo desse artigo é explicar o que é o método de Pilates, inclusive, dentro do seu contexto histórico, e refletir sobre os principais benefícios para as pessoas praticantes.
O que você encontrará nesse conteúdo:
O que é pilates?
Pilates é uma técnica de condicionamento físico e mental que usa aparelhos únicos para, por meio de seis princípios básicos, conectar o corpo e a mente. Em outras palavras, é uma técnica que trabalha tanto a saúde do corpo quanto a saúde da mente, através de uma reeducação de movimentos baseados na anatomia do corpo humano. O objetivo central do Pilates é proporcionar saúde mental e física e, por consequência, melhorar a qualidade de vida das pessoas praticantes.
Origem do Pilates
Em primeiro lugar, compreender como é a origem do método (inclusive, como era o contexto da sociedade à época) é uma forma interessante de entender os seus próprios princípios e objetivos.
Joseph Hubertus Pilates foi o criador da Contrologia, que, atualmente, chamamos de Pilates. Joseph nasceu em uma pequena cidade da Alemanha, em 1883. Seu pai foi um ginasta premiado e sua mãe trabalhava como naturopata, as quais são pessoas que receitam remédios naturais, como ervas e alimentos ao invés de drogas sintéticas.
Tudo isso fez com que Pilates crescesse em um contexto familiar que valorizava as atividades físicas e reconhecia a importância da saúde do corpo. Além disso, tem outro fator importante nessa história: quando criança, Joseph sofria de asma, raquitismo e febre reumática.
Essas doenças fizeram com que ele dedicasse seu tempo a melhorar a sua condição física, através de exercícios físicos e uma vida mais saudável. Assim, ele se tornou autodidata e aprofundou seus conhecimentos em anatomia, física, biologia, fisiologia, medicina chinesa e daí por diante.
Mas a história do Método Pilates começou mesmo em 1914, durante a Primeira Guerra Mundial, quando Joseph Pilates estava trabalhando no campo de concentração na ilha de Man. Isso porque a Primeira Guerra começou apenas dois anos depois de Joseph ter se mudado para o Reino Unido. Como era alemão e, portanto, inimigo da pátria, foi preso e enviado para um campo de concentração.
Na prisão, ele improvisou exercícios com camas, molas e cadeiras de rodas, para fazer com que todos os presos pudessem participar da rotina diária de exercícios e permanecessem saudáveis. Foi assim que surgiram os primeiros aparelhos baseados em molas e, dessa forma, também começou a história do Método Pilates.
Princípios do Pilates
Em seu livro “Return to life through contrology”, Joseph Pilates demonstra a sua preocupação com a influência da pressa e da vida agitada na saúde das pessoas.
“Esse ritmo acelerado é claramente refletido em nossas funções diárias, como a maneira de se posicionar, ficar em pé, andar, sentar, comer e até mesmo falar, que resulta em uma situação crônica no limite da manhã à noite”
Por esse motivo, entendia que as pessoas devem “escolher com sabedoria o seu padrão de vida na era moderna, que inclui constantes lutas selvagens, como empurrões, aglomerações e pressa para tudo”.
Sendo assim, além de trabalhar aspectos corporais (como postura e condicionamento físico), o Pilates também compreende a parte mental, com exercícios de respiração e relaxamento, que aliviam o estresse e a ansiedade. Não é à toa que é conhecido como um método completo, que atua a partir de 6 princípios básicos:
- Controle;
- Concentração;
- Centralização;
- Fluidez;
- Respiração;
- Precisão.
Agora, vamos entender melhor sobre eles.
Controle
No Pilates, todos os movimentos dos exercícios físicos devem ser lentos, controlados e simultâneos. Isso proporciona, além do controle respiratório e tonificação muscular, o estímulo à coordenação motora.
Concentração
Além disso, é necessário direcionar a atenção para a respiração e para os músculos que o exercício aciona. Esse princípio faz com que o movimento se torne mais estável e eficiente, diminuindo as chances de lesões.
Centralização
Todos os exercícios devem fortalecer o centro do corpo (ou “power house”), para estabilizar o tronco e proteger a coluna. Então, durante toda a prática, é necessário contrair corretamente o centro do corpo, que é o core, região abdominal e pélvica.
Fluidez
Apesar de seguir os princípios de controle e centro de força, no Pilates, deve haver movimento fluido e leve. A finalidade da fluidez de movimento é minimizar os impactos das atividades físicas e, como consequência, proteger as articulações.
Respiração
A respiração é um ponto essencial dos exercícios de Pilates. É imprescindível manter a respiração em sincronia com o exercício para melhorar a oxigenação de tecidos e músculos.
Precisão
Cada exercício tem um propósito e instruções precisas são essenciais para o sucesso, mas a precisão precisa existir também na execução do movimento. Assim, é possível atingir a musculatura correta e evita dores, enquanto a execução imprecisa pode causar sobrecarga e reduzir os benefícios.
Benefícios do Pilates
Como você já sabe, os exercícios de Pilates promovem o alinhamento da saúde do corpo à saúde da mente e isso faz parte da origem do método. Joseph Pilates entrou em contato com teorias orientais que pregam essa interação. Inclusive, essa é a forma de garantir a manutenção da saúde do organismo.
Nesse sentido, o Pilates oferece muitas possibilidades e traz muitos benefícios diferentes, de acordo com os objetivos que a pessoa praticante estabelece.Sendo assim, cabe à pessoa instrutora traçar as estratégias de acordo com esses objetivos, seja tratar alguma doença, se recuperar de alguma lesão, aumentar o condicionamento físico, melhorar a postura e aí por diante.
No entanto, existem alguns benefícios básicos atrelados às atividades do Pilates e as principais são:
Fortalecimento muscular
De fato, a hipertrofia não é um dos focos, tampouco um dos resultados do Pilates. No entanto, sem dúvidas, os exercícios são ótimas alternativas para fortalecimento profundo e estabilidade dos músculos.
Dessa forma, temos movimentos fluidos, que são feitos de forma controlada e contínua e devem exibir qualidade de fluidez e leveza, contribuindo para a manutenção da saúde do corpo e fortalecimento.
Melhora da flexibilidade
Além de alongamentos, os exercícios do método também priorizam a flexibilidade. Assim, auxilia nesse quesito e, consequentemente, diminui as dores por tensões comuns, como em regiões como o pescoço e os ombros.
Correção postural
O fortalecimento do core, o centro do corpo, é um dos pilares do Pilates. Assim, as atividades da técnica também auxiliam no fortalecimento muscular e, consequentemente, no alinhamento da postura das pessoas que praticam. Sendo assim, uma das vantagens do Pilates é a correção da postura.
Alívio do estresse e relaxamento
Os exercícios de Pilates exigem o controle da respiração e a atenção total no momento presente. Ou seja, faz com que as pessoas praticantes entrem em um estado meditativo.
Assim, os exercícios propiciam a conexão entre a saúde do corpo e da mente e têm capacidade de aliviar o estresse e propiciar relaxamento para as pessoas praticantes. Esse era, inclusive, um dos objetivos de Joseph Pilates: desenvolver atividades que fossem suficientes para aliviar as tensões da pressa da vida moderna.
Melhoria da consciência corporal
Com todos esses benefícios, consequentemente, os exercícios de Pilates também colaboram para a melhoria da consciência corporal e do condicionamento físico. No fim das contas, eles também auxiliam na prevenção de lesões e fazem com que as pessoas alcancem os seus objetivos de forma mais rápida.
Dicas para praticar Pilates em casa ou em ambientes externos
Quando as pessoas pensam na técnica do Pilates, é possível vir à cabeça apenas a ideia de muitos aparelhos e equipamentos. Mas não é sempre assim. De fato, o método completo pressupõe o uso de alguns equipamentos específicos. Mas também compreende exercícios que podem ser praticados sem o uso de instrumentos ou acessórios muito elaborados.
A prática do Pilates no solo, por exemplo, não exige nenhum tipo de material. Só precisa do corpo, mas claro que o uso do Mat, colchonete utilizado nas aulas de pilates pode auxiliar. Em outros casos, não precisa de equipamentos grandes, apenas bolas e faixas de elásticos para criar dinâmicas e resistências diferentes.
Independentemente disso, a prática de Pilates exige o acompanhamento de profissionais especializados, para orientar as posturas e os exercícios adequados dentro das limitações e dos objetivos da pessoa.
Importância da regularidade da prática
Para entender melhor sobre essa importância, temos uma das frases famosas de Joseph Pilates:
“Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você terá um novo corpo”.
A regularidade na prática do Pilates promove a otimização de todos os benefícios dos exercícios, tanto para o corpo quanto para a mente das pessoas praticantes. Assim como outras atividades físicas, tanto a paciência quanto a persistência são requisitos fundamentais para alcançar os objetivos com a prática do Pilates.
Uma atividade para diferentes públicos
De fato, o Pilates oferece muitos benefícios tanto para o corpo quanto para a mente das pessoas que praticam. Mas não é só isso! Outro ponto alto do Método, é atender às necessidades de públicos muito diferentes entre si.
Afinal de contas, pessoas com diferentes condicionamentos físicos buscam a prática para atingir seus objetivos específicos. Na criação do método, a ideia de Joseph Pilates era não deixar nenhum de seus companheiros da prisão fora das rotinas de exercícios, nem os mais debilitados.
Uma revisão de estudos publicada na Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde demonstrou, por exemplo, que as aulas de Pilates são capazes de melhorar o equilíbrio das pessoas mais velhas. O que é fundamental para evitar quedas e fraturas. Então, é possível adaptar o método de Pilates para os mais diferentes tipos de condicionamentos físicos, do nível iniciante ao avançado. Esse é um grande diferencial desse método em relação aos demais.
Segundo a diretora do The Pilates Studio Brasil, responsável pela formação de professores no método clássico no Brasil, no Chile e em Portugal, Inelia Garcia, a técnica “oferece um trabalho global e integrado […] e contribui para a correção da postura, tonificação dos músculos, além de reabilitação e prevenção de dores e lesões”.
Assim, o Pilates é uma ótima alternativa para todos os tipos de pessoas e para qualquer objetivo. Todas as pessoas, independentemente da idade e das condições físicas, podem praticar, desde que, o profissional esteja orientado para ajustar a prática para a necessidade de cada indivíduo.
Claro, com as adaptações necessárias para cada situação específica. “O único ponto de atenção é que, caso apresente alguma condição especial, o profissional que está orientando a atividade deve ajustar a prática para a necessidadedo
Considerações finais
Conseguimos perceber que o Método de Pilates trabalha o corpo e a mente, com ênfase na respiração e na consciência corporal. A partir disso, promove o bem-estar físico e mental das pessoas praticantes.
Independentemente das suas condições físicas e suas necessidades, é provável que o Pilates e suas atividades, sejam ótimas alternativas para te auxiliar a alcançar os seus objetivos.
Na GoGood, entre nossos milhares de parceiros, temos muitos estúdios de Pilates que podem proporcionar os benefícios citados acima para você e para sua equipe, além da possibilidade de fazer mais de uma atividade. Indique a GoGood para seu RH para desfrutar de todos os benefícios de melhoria do seu bem-estar!