Como escolher o plano de saúde ideal para sua empresa?

Tempo estimado de leitura: 8 minutos

Escolher um plano de saúde para os colaboradores em uma empresa sempre é um momento de muita expectativa e que deve ser bem planejado.

Afinal, esse é um tipo de benefício flexível que costuma contar bastante para conquistar e reter talentos na empresa.

Portanto, você não pode simplesmente escolher o primeiro plano que for oferecido por uma operadora para a sua empresa.

Existem diferentes fatores que devem ser considerados na hora de escolher o plano de saúde ideal para seu negócio. Iremos mostrar aqui quais são eles!

Não deixe de ler o conteúdo até o final para saber tudo sobre o tema!

Conheça as operadoras de planos de saúde

A operadora de plano de saúde trata-se de uma pessoa jurídica que deve estar registrada na Agência Nacional de Saúde. Tendo assim, o poder de conduzir a administração, a comercialização e a disponibilização dos planos aos clientes.

Na hora de escolher o plano ideal para sua empresa, um dos primeiros fatores que precisam ser considerados é que há muitos tipos de operadoras.

Assim, os principais para que você escolha o que melhor adequa-se à sua empresa são:

  • A autogestão: trata-se de planos de saúde que são entidades e que destinam-se a oferecer os serviços aos funcionários que estão ativos. Assim como os que estão aposentados ou pensionistas. Um exemplo são os bancos públicos.
  • A administradora de plano: são operadoras que realizam apenas a administração do plano, não tendo assim, hospitais próprios ou uma rede privada própria
  • A cooperativa: tratam-se de planos de saúde privados que oferecem assistência médica e assistência hospitalar
  • A administradora de benefícios: são operadoras que prestam o serviço às empresas que realizam a contratação de um plano de saúde privados aos seus funcionários

A partir do momento em que você conhece os tipos de operadoras existentes, o passo seguinte é analisar o perfil dos colaboradores da sua empresa.

Médica negra conversando com casal, mostrando resultados de exames em um tablet em uma clínica.
Médica negra com tablet na mão, atendendo casal em clínica.

Perfil dos colaboradores da empresa

Você jamais pode contratar um plano de saúde ideal para sua empresa sem antes fazer uma análise dos colaboradores que atuam na organização.

É preciso reunir e fazer uma avaliação dos dados de todos eles, pois assim, vai ser mais fácil identificar as necessidades desses colaboradores. Um exemplo é em relação ao atendimento médico.

Uma das informações de maior importância dentro desse processo é, justamente, saber qual é a faixa etária dos colaboradores.

Com isso, você vai saber as variações em relação ao valor cobrado pelos convênios.

Além do mais, é importante considerar qual o gênero, a quantidade de dependentes por colaborador e possíveis doenças crônicas que existam entre os funcionários.

Quando você tem todos esses dados em mãos, fica mais fácil então realizar a cotação. Desse modo, fazer a melhor negociação junto a suas operadoras, para a contratação de um plano ideal para todos os funcionários do seu negócio.

A carência e a cobertura do plano

Ambos são extremamente relevantes e fazem toda a diferença no momento de fazer a avaliação e escolha do plano de saúde ideal para sua empresa.

O plano que você vai escolher precisa ter uma carência mínima que seja estipulada diretamente pela própria ANS.

Entretanto, no caso dos planos empresariais, há como se fazer uma negociação junto à operadora para reduzir essa carência. Permitindo assim, que os colaboradores utilizem os serviços do plano o quanto antes.

Para que você possa conseguir essa carência menor é preciso avaliar o número de colaboradores do seu negócio que vão ser beneficiados com os serviços do plano de saúde.

Em relação às coberturas, um aspecto fundamental é que o plano que você escolheu cubra, no mínimo, exames e consultas, o atendimento hospitalar e laboratorial, e tratamentos.

Se o plano oferece alguns procedimentos que vão além desses, considerados como mais básicos, isso é algo que já vai fazer uma enorme diferença para seus colaboradores.

Abrangência do plano de saúde

Um outro quesito que você não pode deixar de considerar ao avaliar a escolha do plano de saúde ideal para sua empresa é a abrangência dele.

A abrangência do plano, aliás, tem uma relação direta com o valor do mesmo, então se ele tiver uma abrangência menor, o valor pago na mensalidade vai ser mais baixo também.

Antes de escolher o plano considerando valores ou abrangência, é importante que você considere qual é o perfil dos colaboradores e da própria empresa, mais uma vez.

A empresa conta com uma sede local apenas ou há diferentes sedes e os profissionais precisam deslocar-se entre elas?

Se for esse o caso, talvez seja possível optar por um plano que tenha abrangência apenas municipal ou ainda estadual.

Já se a empresa tem sedes em estados diversos no Brasil, a dica é que você conte com um plano de saúde que tenha uma abrangência nacional, para que os colaboradores possam receber atendimento ao deslocar-se, se precisarem.

A questão da coparticipação

Não há como você escolher o plano ideal para sua empresa sem considerar a questão da coparticipação.

A maioria das operadoras de plano de saúde oferecem as duas categorias para que a empresa escolha: com ou sem coparticipação.

A decisão vai ter um impacto direto na contratação do plano, para a empresa e também para seu colaborador.

Afinal, se você escolher um plano que tenha coparticipação, a mensalidade dele vai ser menor, por outro lado, sempre que um procedimento for feito, como consulta ou exame, um valor já pré-determinado é cobrado.

E esse valor vai ser pago diretamente pelo beneficiário, portanto, pode ser ou não vantajoso para os trabalhadores da sua empresa.

Você encontra determinados convênios que trabalham com uma taxa de 30% em coparticipação, sendo que a maior vantagem está na possibilidade do usuário planejar e agendar os procedimentos, como consultas.

Com isso, dá para avaliar se há um grande exagero na utilização do plano para realizar vários procedimentos por parte do cliente.

Rede credenciada do plano

Como não poderia deixar de ser, um último fator que você deve analisar na hora de escolher o plano ideal para sua empresa: a rede credenciada.

Veja se o plano de saúde que pretende contratar para seus colaboradores possui uma boa infraestrutura em termos de clínicas e hospitais para que eles possam consultar-se, e se estão espalhados pela cidade com um acesso fácil.

Sempre escolher um plano que tenha uma rede credenciada ampla e, mais do que tudo, tenha hospitais que sejam de referência, para se ter a certeza de que o atendimento vai ser da mais alta qualidade.

Levando em consideração essa questão, você tem a certeza de que vai oferecer um serviço de primeira para os seus colaboradores, auxiliando-os na prevenção e tratamento de doenças.

Conclusão

Como visto aqui, na hora de escolher o plano ideal para sua empresa é mais do que normal que existam dúvidas sobre qual a melhor opção, o que leva muitos gestores e equipes de RH a demorarem na tomada de decisão. 

Neste texto, trouxemos aqui quais são os fatores mais importantes a considerar na hora de escolher um bom plano de saúde para sua empresa, para assim contratar um serviço de alta qualidade e eficiente de verdade.

O que achou do conteúdo sobre como escolher o plano de saúde ideal para sua empresa?

Clique para avaliar o post
Média: 0
Rolar para cima