Ir para o conteúdo
GoGood
  • Materiais Ricos
Solicite uma demonstração
Solicite uma demonstração
GoGood
  • Início
  • Materiais ricos
  • Solicite uma demonstração
Gestão de pessoas, Liderança

Soluções para aumentar a produtividade no trabalho nas grandes organizações

Bruno Rodrigues
Bruno Rodrigues
26/07/19·Atualizado em 05/09/23· 4min. de leitura

A produtividade no trabalho é fundamental para o sucesso das empresas. Sua falta pode prejudicar o crescimento do negócio e até o seu faturamento. É isso que mostra uma pesquisa realizada pela Levee. Segundo o levantamento, as 500 maiores empresas do Brasil estão perdendo cerca de 250 milhões de reais ao ano por causa da falta de produtividade. 

Ainda de acordo com a pesquisa, o problema é maior entre as empresas de serviços, que chegam a ter faltas diárias de 5% do seu efetivo. No varejo o número pode ir de 7% a 10%. Diante desse cenário, o que as empresas podem fazer para aumentar a produtividade no trabalho? Antes de mais nada, é importante identificar as causas do problema. 

Quais são as causas da falta de produtividade no trabalho?

Falta de produtividade é quando um profissional leva muito mais tempo ou precisa de mais recursos do que o necessário para realizar uma tarefa. Um bom exemplo é quando o profissional não cumpre com as suas entregas e atrasa as tarefas, prejudicando a equipe. 

O comportamento pode estar relacionado com a desmotivação profissional. Mas o que faz o profissional chegar a esse ponto? Veja alguns fatores a seguir. 

1. Cansaço

Noites mal dormidas, longos trajetos para chegar ao trabalho e rotinas desgastantes podem levar o colaborador a um cansaço frequente. Quando isso acontece, os fins de semana não são suficientes para recuperar a disposição. O profissional precisa investir em atividades relaxantes. 

2. Falta de exercícios físicos

Os exercícios físicos ajudam a estimular a circulação sanguínea, tornam as pessoas mais ativas e as ajudam a despertar do sono e do cansaço. Especialistas incentivam que a atividade física seja realizada antes da jornada de trabalho. Dessa forma, o profissional chegará mais disposto para trabalhar. 

3. Falta de reconhecimento profissional

Não receber feedbacks e não ter reconhecimento são fatores que influenciam diretamente na produtividade. O profissional não vê resultado em seu trabalho, não se sente importante para a empresa e, consequentemente, acaba ficando cada vez mais improdutivo.

4. Má alimentação

A alimentação também é responsável por prejudicar a produtividade do colaborador. Um profissional que se alimenta mal, está mais propenso a desenvolver doenças crônicas, sente-se cansado etc. Esses fatores podem fazer com que o profissional apresente algum tipo de mal estar que o leva a deixar o trabalho no meio da jornada ou a faltar, aumentando o absenteísmo.

Como aumentar a produtividade no trabalho?

O primeiro passo que a empresa deve tomar é identificar quais são as causas da improdutividade entre seus colaboradores. Em seguida, deve traçar um plano de ações para eliminar fatores prejudiciais, aumentar a motivação e a dedicação do colaborador. Veja algumas ações que podem ser implementadas desde já!

Invista em treinamentos e aperfeiçoamento profissional

Nem sempre o profissional é improdutivo porque está desmotivado. Talvez ele não saiba como executar a sua tarefa de forma mais produtiva. A empresa precisa ajudá-lo. 

O investimento em cursos, treinamentos e workshops focados em produtividade podem solucionar o problema, fazendo o profissional mudar seu mindset. 

Cuide da cultura organizacional da empresa

Os colaboradores precisam sentir que fazem parte de um projeto maior do que apenas executar suas tarefas e gerar lucro para a empresa. Profissionais que se envolvem com os valores da empresa e entendem seu propósito são mais engajados. 

Estimule o cuidado com a alimentação

Uma boa alimentação é a base para uma vida mais saudável. Profissionais saudáveis são mais dispostos e motivados, por isso a alimentação também deve ser uma preocupação da empresa. 

Promova atividades físicas

A empresa pode promover ações que envolvam essas atividades. Como por exemplo, gincanas em grupos, onde os colaboradores podem formar times, escolher os esportes que mais se identificam e competirem. 

As competições estimulam a participação e como prêmio a empresa pode se comprometer a ajudar instituições sociais. Dessa forma, o profissional sente que está fazendo um bem para sua saúde e para aqueles que mais precisam. 

A companhia terá profissionais mais motivados, engajados e produtivos. Além disso, vai promover a interação com outros profissionais que podem ajudar a aumentar esse engajamento. Empresas com um alto nível de engajamento são até 22% mais lucrativas do que empresas com engajamento baixo. 


Veja como um aplicativo pode ajudar a sua empresa a estimular hábitos saudáveis aos colaboradores e aumentar a produtividade.

Clique para avaliar o post
Média: 0

Texto escrito por

Bruno Rodrigues
Bruno Rodrigues
26/07/19·Atualizado em 05/09/23
CEO e co-fundador da GoGood. Bruno Rodrigues é empreendedor e especialista em inovação pela Universidade de Stanford, co-fundador da GoGood e apaixonado por tecnologia em saúde e por negócios com impacto social. Antes de sua carreira como executivo, foi atleta profissional de karatê e campeão Sulamericano.

Compartilhe nas suas redes

Navegação de Post
← Post anterior
Post seguinte →

Publicações relacionadas

Turnover-em-startups
Bem-estar corporativo, Gestão de pessoas
Turnover em empresas de alto crescimento: o impacto na produtividade
25/10/18· 6min. de leitura
responsabilidade social corporativa
Gestão de pessoas
Responsabilidade Social Corporativa (RSC): o que é e como envolver os colaboradores?
12/12/18· 13min. de leitura
teste grátis

Populares

GoGood
  • Política de Privacidade
  • Termos

GoGood Desde 2016 ajudando milhares de colaboradores a viverem melhor usando tecnologia

  • Para academias
  • Para usuários
  • Blog

© 2023 GoGood. Todos os direitos reservados.

Rolar para cima