Qual o papel da liderança na motivação dos colaboradores?

A motivação no trabalho é fundamental para que os colaboradores possam executar as suas atividades de uma maneira mais eficiente, melhor e de modo mais produtivo, o que impacta positivamente a empresa.

Aliás, é fundamental dizer que os resultados positivos em uma organização através do trabalho das suas equipes “andam de mãos dadas” com uma boa liderança e com a motivação no dia a dia.

Uma boa liderança deve ser aquela que consegue inspirar suas equipes, que se preocupa com as pessoas e que deseja ver os seus colaboradores sempre prosperando.

Essa liderança faz com que as pessoas inspirem-se nela, visto que a admiram, e isso as motiva a realizar um ótimo trabalho e a crescer profissionalmente.

Dito tudo isso, fica claro como a liderança tem um papel imprescindível na motivação dos colaboradores e é sobre isso que iremos tratar aqui neste conteúdo. Quer saber tudo a respeito do tema? Pois não deixe de ler este texto até o fim!

Entenda o que significa uma boa liderança

Quando nos referimos a uma boa liderança, é importante ressaltar que ela deve ter variadas características que estejam relacionadas diretamente com a gestão e com a empatia junto às suas equipes de trabalho.

Isso porque, nos dias atuais, de pouco adianta que um líder seja um “louco pelos resultados” sem que considere o lado humano da sua empresa, sem que veja seus colaboradores como pessoas com sentimentos, preocupações, etc.

Um bom líder vai muito além da busca pelos resultados, ele tem que atuar para ajudar a desenvolver os seus liderados e impactar positivamente na evolução deles, tanto de forma individual quanto coletiva.

Para que ele possa alcançar este feito, um dos pontos mais importantes é, justamente, motivar a equipe todos os dias.

O colaborador que não sabe tem motivação pessoal e profissional dificilmente irá comprometer-se com a empresa, realizar a boa gestão do seu tempo e ser produtivo na sua rotina de trabalho.

Tudo isso vai impactar negativamente a produtividade do colaborador, logo, vai impedir os resultados positivos para a sua empresa.

Ser um líder e conseguir motivar os seus colaboradores não é algo simples e fácil, requer dedicação, um trabalho minucioso e uma visão sistêmica da empresa.

Portanto, para ser uma boa liderança é necessário estar preparado para sempre motivar seus liderados, sempre ser alguém que empurra a equipe para cima.

E como muitos líderes não sabem como fazer isso, eles acabam colocando em prática várias ideias que são muito pouco eficientes.

Por isso, mais à frente, vamos mostrar como é que funciona para que um líder consiga motivar seus colaboradores de maneira eficaz e com bons resultados.

O papel da liderança para motivar os colaboradores

O líder tem um papel de destaque na motivação dos colaboradores para que eles possam continuar satisfeitos na empresa, produzindo o que podem e crescendo e desenvolvendo junto à organização.

O problema é que muitos acham que motivar é dar melhores salários, mais benefícios e outras coisas “materiais”, mas vai além disso.

É importante que o líder saiba reconhecer os seus colaboradores por meio de feedbacks, da valorização do trabalho deles, e também que acompanhe bem de perto esse profissional no seu dia a dia.

Do contrário, não adianta pagar altos salários, esse colaborador irá continuar desmotivado, sem vontade de trabalhar, pois não consegue perceber que a empresa e o líder valorizam o que ele faz.

Os colaboradores precisam receber feedbacks para entender que a empresa realmente acompanha o que ele faz, que está de olho em seu trabalho.

Um enorme problema de líderes que não conseguem motivar seus colaboradores é que eles chegam até esse status sem estarem preparados, sem que eles mesmos estejam motivados, logo, não o podem fazer com suas equipes.

Como motivar os seus colaboradores: Veja algumas dicas importantes

Agora é o momento de entender como você pode, como líder, motivar os seus colaboradores, o que vai ser importante para um impacto positivo sobre eles, levando-os a alcançar melhores resultados.

Vamos lá!

Seja sempre engajado com a sua equipe

Um líder que não é engajado com a sua equipe dificilmente vai ser bom em motivá-la, e isso é o que separa, inclusive, um líder de um chefe.

O líder é aquele que prepara bem a sua equipe, que dá a ela uma maior autonomia para que execute as suas atividades, que desafia os seus colaboradores e que o leve a auto motivar-se.

A boa liderança significa saber que os liderados irão errar e que isso é algo que faz parte daquele processo para crescimento profissional, bem como para amadurecimento do colaborador.

Um líder que motiva deve estar engajado para entender o que foi que gerou aquela falha e, conjuntamente com o profissional, possa encontrar a melhor solução que irá ensiná-lo e ajudá-lo a resolver seus problemas sozinho.

Se você não se engaja e dá autonomia ao seu colaborador, achando que somente você mesmo é quem faz certo e é o melhor, então dificilmente vai ajudar o profissional a se desenvolver e a manter-se motivado no trabalho.

Dê feedbacks constantemente aos colaboradores

A política de feedbacks é importante para uma liderança que quer trazer maior motivação no trabalho para os seus colaboradores.

Este tipo de comportamento ajuda a mostrar que você preocupa-se com o desenvolvimento dos seus colaboradores, que entende que quando ele acerta, também precisa ser elogiado e exaltado.

Muitos gestores focam apenas nas críticas aos seus liderados, esquecendo de reconhecer os êxitos que esses profissionais alcançam no dia a dia de trabalho.

Adotar a política de feedbacks é fundamental porque auxilia a otimizar os trabalhos da sua equipe, visto que demonstra que todos são capazes e que podem ter impacto no sucesso dos outros.

O bom líder que dá feedbacks constantemente mostra que está de olho nos seus colaboradores e que preocupa-se com o coletivo.

Ele procura criar um ambiente no qual as pessoas possam crescer pessoalmente e profissionalmente, e os mantém motivados, em especial com aqueles que estão sempre em busca de aperfeiçoar as suas habilidades.

Tenha uma boa base de dados

Hoje em dia, os gestores possuem em suas mãos várias tecnologias que oferecem soluções extremamente úteis para otimizar a rotina diária de uma empresa.

O líder deve utilizar esses recursos para fazer uma boa gestão do seu trabalho, observando se as equipes andam falhando e tendo inconsistências que precisam ser corrigidas.

Entretanto, esses dados também devem ser usados com o intuito de reconhecer o bom trabalho que está sendo feito pelos colaboradores, o que auxiliará na política de feedbacks.

A tecnologia também permite que se possa ter um rendimento mais uniforme da equipe, bem como sobre a produtividade dos membros da equipe, para que uns não trabalhem mais do que outros e fiquem sobrecarregados.

O fato é que esses sistemas permitem a você ter dados específicos para entender o desempenho individual dos seus colaboradores para saber como agir com cada um deles para mantê-los com uma alta motivação no trabalho.

Ofereça bons benefícios

Não há como negar: incentivos financeiros possuem sim um enorme potencial para manter a motivação no trabalho por parte dos colaboradores.

Sendo assim, vale a pena utilizá-los como um ponto a mais no processo de motivar os seus profissionais, mas lógico que sempre sem usar esses benefícios como via única para a motivação.

Se o líder oferece benefícios financeiros, junto com todos os outros pontos citados, como feedbacks e valorização dos colaboradores, isso tem um alto potencial para motivá-los.

Isso porque você vai estar permitindo que todos os colaboradores, ao final de cada mês, possam ter um dinheiro a mais para facilitar a sua vida, para que possam buscar mais bem-estar, mais qualificação, etc.

Por falar em benefícios, além dos financeiros, você pode oferecer programas que ajudem no desenvolvimento do bem-estar e da qualidade de vida aos seus colaboradores.

A GoGood trata-se de um programa de benefício de bem-estar que proporciona aos seus colaboradores um desconto de até 70% para que ele possa usar os melhores serviços para a saúde física e mental.

Contando com uma rede de parceiros enorme, a GoGood oferece, por meio de uma mensalidade, o acesso a muitas academias, estúdios de pilates e crossfit, consultas com psicólogo, enfim, uma rede completa de autocuidado.

Cada vez mais, os gestores que preocupam-se com seus colaboradores têm investido na GoGood para auxiliá-los a manter a saúde fora da empresa, o que impacta positivamente no trabalho diário na organização.

Desta forma, fica claro como essa é uma forma de manter seu colaborador com motivação no trabalho ao demonstrar a sua preocupação com o bem-estar e a qualidade de vida dele em sua vida pessoal.

Conheça mais a GoGood e o programa de benefícios de bem-estar para seus colaboradores clicando aqui!

Pesquisa-de-satisfacao.webp

Conclusão

Como visto aqui, a liderança tem um papel imprescindível para que possa manter a motivação no trabalho por parte dos seus colaboradores, alcançando assim resultados mais positivos no curto e longo prazo.

Neste conteúdo, mostramos como a liderança deve agir para que os colaboradores estejam motivados no ambiente de trabalho, o que pode ser por uma política eficaz de feedbacks ou através de benefícios oferecidos a eles. O que achou do texto sobre qual o papel da liderança na motivação dos colaboradores?

CTA-Geral-Saiba-mais-sobre-a-GoGood.webp
Clique para avaliar o post
Média: 0
Rolar para cima