Uma dos processos de recrutamento que cada vez torna-se mais comum é o recrutamento às cegas. Afinal, seria ideal que a seleção das pessoas fosse baseada somente nas habilidades e nas experiências profissionais, não é?
Entretanto, como bem sabemos, no mundo corporativo há um grande viés (muitas vezes até inconsciente) por parte de recrutadores e dos gerentes de contratação, que tomam as decisões de contratação baseados em detalhes que não são importantes.
Sendo assim, o recrutamento às cegas surge como uma forma de tornar esse processo mais justo e menos levado por conceitos previamente formados.
Com isso, os recrutadores podem considerar apenas as competências, o conhecimento e as habilidades do profissional a ser contratado, e não questões de gênero, etnia ou orientação sexual, por exemplo.
Pensando em tudo isso, resolvemos trazer este artigo para explicar mais sobre essa prática e também mostrar quais os seus benefícios para a empresa.
Acompanhe!
Entendendo o recrutamento às cegas
O recrutamento às cegas trata-se de uma metodologia ou processo para seleção de colaboradores que tem como objetivo considerar somente as competências comportamentais e técnicas de cada candidato.
A metodologia foi desenvolvida na Europa e ao redor do mundo é muito popular, apesar de que aqui no Brasil ainda não é tão conhecida.
Este sucesso da metodologia às cegas, usada na maioria das empresas do exterior, mostra que vale a pena as organizações investirem nela para recrutar seus novos colaboradores.
Entretanto, no nosso país ela não é muito usada, em especial, porque as pessoas conhecem muito pouco sobre como ela funciona, o que leva muitos a ficarem desconfiados com a sua utilização.
E como funciona isso na prática?
Bom, o recrutamento às cegas é visto como sendo um modelo altamente eficiente porque ajuda na eliminação dos vieses e dos estereótipos no momento da contratação dos profissionais pela empresa.
No caso desta metodologia, a avaliação dos profissionais é realizada apenas com base nas informações mais relevantes e que são importantes para aquele cargo específico.
O objetivo, portanto, é evitar que as preferências dos recrutadores, ainda que de modo inconsciente, acabem sendo consideradas no momento de escolher os profissionais.
Tudo isso serve para mostrar como este tipo de ação é cada vez mais fundamental para as empresas que têm como objetivo aumentar a diversidade, visto que as contratações acontecem sem qualquer tipo de discriminação.
Atualmente, as empresas que realmente preocupam-se de verdade é promover a maior diversidade em seu quadro estão buscando conhecer melhor o processo de seleção às cegas para aplicá-los da forma certa.
Impacto do recrutamento às cegas
E o impacto desse recrutamento pode realmente ser muito positivo para a empresa em termos de maior igualdade e justiça na hora das contratações.
Isso fica claro através de uma pesquisa que foi realizada pela Consultoria PwC, que mostrou que as mulheres correm 123% maiores riscos de sofrer com a discriminação de gênero no momento de candidatar-se a empregos do que homens.
Deste modo, quando a contratação é feita às cegas, sem que os dados referentes ao profissional sejam compartilhados com os recrutadores, as chances de que o processo sofra com vieses são muito menores.
As empresas que fizeram uso desta técnica deram relatos de que conseguiram obter um sucesso enorme em aumentar o índice de diversidade em seus quadros.
Como o recrutamento às cegas funciona na prática?
Hoje em dia, já existe tecnologia importante que ajuda a tornar o recrutamento às cegas muito mais eficiente e a ser realizado de um modo mais assertivo.
É o caso dos ATS de recrutamento, formas de tornar toda a metodologia mais segura e ter a plena certeza de que o processo será como o esperado em selecionar os melhores profissionais, sem qualquer viés.
Este tipo de tecnologia, com o uso de um software específico, permite que o recrutamento e a seleção sejam feitos de modo justo pelo fato de que as ferramentas usadas são totalmente isentas dos julgamentos pessoais tendenciosos.
Afinal, a tecnologia usada irá avaliar e vai disponibilizar somente as informações profissionais de cada candidato.
Assim, em um processo de recrutamento às cegas não são consideradas estas informações:
- Nome do profissional
- Idade ou data de nascimento
- Gênero
- Estado civil
- Endereço
- Informações sobre a instituição de ensino onde a pessoa estudou
Desta forma, em um recrutamento sem qualquer tipo de viés, a equipe de Recursos Humanos não vai ter acesso a qualquer informação pessoal sobre os candidatos.
A retirada, inclusive, do nome do candidato é importante para evitar um potencial viés de gênero, por exemplo.
Já quanto à realização das entrevistas, as mesmas são feitas de modo completamente online, para que os recrutadores somente escutem os profissionais que estão se candidatando, sem qualquer julgamento quanto à aparência.
Ficou claro, então, como esse processo de recrutamento às cegas é realizado?
O viés no recrutamento impacta tanto assim?
Muitas pessoas podem questionar-se a respeito do impacto que o viés tem no recrutamento e é possível afirmar que ele realmente é enorme.
Diversos estudos e pesquisas acadêmicas e feitas por empresas nas mais diferentes áreas demonstraram como existe tanto preconceito quanto discriminação durante o processo de recrutamento.
O próprio governo do Reino Unido realizou uma pesquisa no ano de 2009 que demonstrou como as empresas costumam contratar candidatos que tinham nomes e sobrenomes que “soavam” mais como de famílias brancas.
O levantamento demonstrou que mais de 10% dos candidatos que tinham um nome de etnia branca obtiveram respostas positivas contra pouco mais de 6% de todos os candidatos que tinham um nome que soavam como sendo de minorias étnicas.
Já um estudo americano, realizado pelo National Bureau of Economic Research, ajudou a mostrar, com o envio de currículos falsos, como os trabalhadores fictícios que tinham entre 49 a 51 anos recebiam quase 20% menos respostas que aqueles entre 29 e 31.
Nos Estados Unidos também houve outro estudo realizado em universidades buscando por um profissional para ser gerente de laboratório.
As universidades recebiam de forma aleatória currículos contendo nomes masculinos e nomes femininos, e aqueles com os nomes masculinos eram classificados sempre como mais contratáveis e mais competentes.
Tudo isso deixa bem claro o impacto negativo que o viés tem sobre as contratações no momento do recrutamento e seleção pelas equipes de RH, não é?
Recrutamento às cegas: Conheça suas vantagens aqui!
Após ver como o viés impacta muito no recrutamento e seleção das empresas, é hora de entender quais as vantagens de fazer a metodologia às cegas.
Existem vários benefícios para a empresa que promove esta técnica dentro do seu processo de seleção, que vão muito além de contar com uma equipe mais diversa.
Vamos ver, então, quais os benefícios do recrutamento às cegas para sua empresa!
A sua marca torna-se mais relevante
Usar o recrutamento às cegas mostra, de maneira pública, como a sua empresa encontra-se comprometida diretamente com a pauta da diversidade e isso ajuda a torná-la mais relevante no mercado.
Considerando um estudo que foi realizado pela PwC, mais de 85% das mulheres que fazem parte da geração millenial e quase 75% dos homens desta mesma geração consideram sempre a política de diversidade de uma marca.
Com isso, eles levam em conta as políticas adotadas pela empresa antes de decidir se irão ou não trabalhar no local.
Aumenta a produtividade da equipe e a torna mais produtiva
Um outro grande benefício de usar o recrutamento às cegas na sua empresa é que isso ajuda a aumentar a produtividade da equipe.
Essa metodologia para recrutar e selecionar colaboradores traz uma sensação de maior imparcialidade no processo da empresa.
Isso porque, como visto, o foco está em observar as habilidades, competências, capacidade intelectual e experiência dos profissionais para aquele trabalho.
Assim, outros fatores não são considerados, como nome e idade, e isso mostra que a empresa realmente prioriza os principais talentos, ao invés de questões discriminatórias.
O resultado é, então, a construção de equipes mais diversas, mais competentes e mais produtivas, além de influenciar diretamente a criatividade de todos na execução dos trabalhos.
Ajuda a reduzir os custos
Por último, temos como mais um enorme benefício do recrutamento às cegas o fato de que ele reduz os custos para a sua empresa.
Isso acontece porque ocorre uma assertividade bem maior no processo de seleção, o que diminui os índices de turnover da empresa e aumenta a retenção dos talentos.
Logo, há uma redução dos custos atrelados aos processos para contratação de novos colaboradores e para onboarding.
Conclusão
Como visto aqui, o recrutamento às cegas trata-se de uma importante metodologia de seleção que as empresas podem colocar em prática para evitar vieses e discriminação na hora de contratar novos colaboradores.
Neste texto, mostramos como é que funciona este tipo de metodologia, como é a aplicação dela na prática e ainda quais as vantagens principais de utilizá-la em sua empresa atualmente.
O que você achou do conteúdo sobre o que é o recrutamento às cegas e quais são os seus benefícios?