Altas taxas de rotatividade podem afetar o sucesso da sua empresa e indicar problemas organizacionais subjacentes. Desse modo, desenvolver uma estratégia eficaz para retenção de talentos pode ajudar você a destacar oportunidades internas, melhorar a satisfação e diminuir o turnover. Continue lendo para saber mais sobre ações estratégicas de retenção de talentos, seus benefícios e muito mais:
Confira os tópicos aqui:
Retenção de talentos: o que é?
Retenção de talentos é um plano para evitar o turnover voluntário e involuntário em uma organização. Em outras palavras, são estratégias que as empresas desenvolvem e implementam para reduzir esse índice, e investir em outros fatores, como:
- Maior fidelidade entre funcionários;
- Menores custos de contratação, treinamento e pessoal;
- Aumento da produtividade;
- Força de trabalho mais qualificada;
- Fortalecimento do employer branding.
Qual é a importância de uma estratégia de retenção de talentos?
Naturalmente, as empresas podem esperar perder alguns funcionários todos os anos. Segundo a Agência de Estatísticas Trabalhistas dos Estados Unidos (BLS) , a permanência média dos funcionários é de 4 anos . Uma outra pesquisa mostrou que a maioria das pessoas com menos de 50 anos mudará de carreira pelo menos três vezes ao longo da vida.
Ainda assim, a rotatividade pode custar caro, além de ser inconveniente e prejudicial ao sucesso de uma empresa. Altos índices de turnover forçam uma empresa a gastar recursos para recrutar, contratar e treinar novos funcionários.
Esses custos podem chegar a até 33% do salário anual de um funcionário por meio de custos diretos e indiretos.
Pesquisa do Employee Benefit News
É por isso que toda empresa deve saber como reter funcionários. Uma estratégia de retenção eficaz pode fornecer inúmeros benefícios ao mirar em problemas internos, como:
- Problemas de carga de trabalho;
- Desafios interpessoais;
- Clima organizacional negativo.
Como medir a retenção de talentos?
Para calcular a retenção de talentos, basta dividir o número de desligamentos – em um determinado período – pelo número total de colaboradores, e multiplicar por 100. Por exemplo:
Taxa de retenção = ((total de colaboradores – novos colaboradores) / colaboradores que você já tinha no início daquele período)) x 100
- 12 – 3 = 9.
- 9 / 10 = 0,9.
- 0,9 x 100 = 90.
Quais são as maiores causas de rotatividade nas empresas?
De acordo com um estudo do Work Institute, 78% dos motivos pelos quais os funcionários pedem demissão poderiam ter sido evitados pelo empregador.
Mais de três quartos das rotatividades de funcionários são evitáveis.
Além disso, a pesquisa também mostrou que os motivos mais citados durante as entrevistas de desligamento incluem:
- Falta de desenvolvimento de carreira;
- Equilíbrio ruim entre vida pessoal e profissional;
- Comportamento perturbador do gerente;
- Características de trabalho perigosas;
- Compensação e benefícios insatisfatórios.
Entender por que os funcionários saem é importante para investir em ações para a retenção desses talentos. Ao reconhecer padrões de insatisfação dos funcionários, você pode fazer mudanças proativamente que impactarão positivamente a retenção.
5 ações estratégicas de retenção de talentos
À medida que os funcionários decidem o que é certo para eles, os empregadores estão tendo que reconsiderar o que realmente faz com que sua empresa seja um bom lugar para trabalhar. Aqui estão sete estratégias eficazes para aumentar a satisfação e manter os melhores talentos na sua empresa:
1. Incentive e promova o equilíbrio entre vida pessoal e profissional
Especialmente depois que a pandemia mudou drasticamente a forma como os funcionários enxergavam o trabalho, mais e mais trabalhadores citam o equilíbrio entre vida pessoal e profissional como a razão pela qual consideram novos empregos e oportunidades. Esse equilíbrio pode vir por meio de, por exemplo:
- Trabalho remoto;
- Horários flexíveis;
- Dias úteis reduzidos; ou
- Atos mais simples – como incentivar os funcionários a não verificar e-mails e responder perguntas de trabalho por telefone, a menos que estejam no trabalho ou no trabalho.
Em outras palavras, respeitar o tempo dos funcionários fora do trabalho é fundamental para manter um relacionamento de trabalho saudável com eles.
2. Torne o trabalho remoto uma realidade
O trabalho remoto não é apenas conveniente para reduzir custos, por exemplo, mas já demonstrou deixar os funcionários mais felizes e produtivos no trabalho. Com os avanços da tecnologia, trabalhar inteiramente (ou mesmo parcialmente) em casa é possível em diversas indústrias.
Maior flexibilidade de cronograma, eliminação de deslocamento, menos distrações e maior autonomia são alguns dos efeitos positivos do trabalho remoto.
Relatório da Upwork
É válido destacar que o trabalho remoto não é uma solução permanente, e que cada vez mais trabalhadores retornam aos escritórios a cada mês, mas oferecer opções flexíveis de trabalho pode ser um incentivo para manter os melhores funcionários na sua empresa a longo prazo.
3. Crie uma cultura da qual os funcionários queiram fazer parte
Outra estratégia de retenção essencial é criar uma cultura de trabalho da qual seus funcionários queiram fazer parte. Um estudo da Glassdoor (2019) descobriu que a cultura de uma empresa importa significativamente não apenas para os funcionários que estão considerando um emprego, mas também para os funcionários que permanecem em seus empregos.
Quase dois terços dos funcionários citaram uma boa cultura organizacional como um dos principais motivos pelos quais optaram por não deixar uma empresa.
Desenvolver uma cultura organizacional positiva pode envolver implementar muitas das estratégias, por exemplo, recompensar seus funcionários não apenas pelo sucesso, mas pelo esforço. Além disso, é possível criar metas para sua empresa e envolver seus funcionários na tomada de decisões criativas sobre o presente e o futuro da missão de sua organização.
Também é importante garantir que seu local de trabalho seja diverso e inclusivo. Isto é, um local de trabalho que respeita pessoas de todas as raças, origens, gêneros e orientações sexuais atrai e retém uma comunidade de profissionais mais ampla, mais diversa e talentosa.
4. Promova o engajamento dos funcionários
Contar com funcionários desengajados pode afetar a moral, causar perdas de produtividade e derrubar sua empresa. Dessa forma, tente introduzir oportunidades para que eles sintam-se seguros dando feedback.
É provável que seus funcionários saibam mais sobre determinadas tarefas do que você se eles a fazem há mais tempo. Ou seja, dar a eles a oportunidade de se comunicar e colaborar em melhorias no fluxo de trabalho pode ajudá-los a sentirem que participaram do desenvolvimento e gerar maior engajamento na empresa.
Por outro lado, é importante não forçar engajamento ou empurrar atividades projetadas para construí-lo sem uma meta específica. Para aqueles trabalhadores que não desejam participar de nenhuma atividade não relacionada ao trabalho, a participação forçada em atividades sociais ou outras atividades não relacionadas ao trabalho pode ser um motivo para sair.
Cada local de trabalho é diferente e nem todo local de trabalho exige os mesmos tipos de engajamento dos funcionários — uma das melhores maneiras de evitar esse problema é perguntar aos funcionários o que eles preferem.
5. Reduza o esgotamento
Um relatório da Gallup de 2020, Employee Burnout : Causes and Cures, descobriu que 76% dos funcionários sofrem de burnout no trabalho. Embora muitas vezes se presuma que o burnout é causado pelo excesso de trabalho, essa mesma pesquisa descobriu que ele é mais influenciado por como os funcionários vivenciam sua carga de trabalho
Ou seja, colaboradores engajados, que são devidamente reconhecidos e recompensados e que recebem melhor flexibilidade de trabalho por meio de horas reduzidas, trabalho remoto ou horários flexíveis, na verdade relatam maior bem-estar. Segundo o relatório da Gallup, os cinco principais fatores que levam ao esgotamento de trabalhadores são:
- Tratamento injusto no trabalho;
- Carga de trabalho incontrolável;
- Comunicação pouco clara da gerência;
- Falta de apoio do gerente;
- Pressão de tempo irracional.
Desse modo, é necessário desenvolver e melhorar a cultura geral da sua empresa, promover o engajamento dos funcionários e criar uma comunicação clara. Além disso, é importante impulsionar o bem-estar e qualidade de vida para os funcionários, diminuindo as chances de esgotamento e ajudando na retenção de talentos.
Conte com um parceiro de bem-estar
Promover o bem-estar entre colaboradores é uma iniciativa fundamental para criar um ambiente de trabalho saudável, produtivo e sustentável, capaz de aumentar a retenção de talentos. Dessa forma, contar com um parceiro pode ser uma estratégia para alcançar esse objetivo. Com a GoGood, por exemplo, a sua empresa conta com uma plataforma de benefícios de bem-estar completa. Ofereça:
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