Você já parou para pensar que a liderança não é apenas um conceito único? Na verdade, as empresas que almejam alcançar o sucesso precisam contar com líderes com características específicas.
Isto é, capazes de lidar com equipes diversas, ter controle da organização e oferecer direções para obter resultados positivos.
Na prática, existem diferentes tipos de gestão, e é crucial compreender não apenas quais são esses tipos, mas também como identificá-los dentro da sua empresa. Assim, é possível encontrar um líder que seja compatível com a cultura do seu negócio.
Neste artigo, vamos explorar os diversos tipos de liderança existentes e como identificá-los de maneira mais fácil e eficiente para o seu negócio.
Confira os tópicos a seguir:
O que é liderança?
Liderança é a capacidade de influenciar e orientar um grupo de pessoas em direção a metas e objetivos comuns. Isto é, gestores exercem influência positiva sobre os outros e inspiram, motivam e guiam as equipes para alcançar resultados desejados.
A liderança envolve habilidades de comunicação eficaz, tomada de decisão, resolução de problemas, empatia, assertividade e visão estratégica.
Além dos estilos de liderança, a capacidade de influenciar e orientar pode ser dividida em formal e informal.
Em primeiro lugar, a liderança formal é atribuída a uma posição hierárquica dentro de uma organização. Enquanto isso, a liderança informal emerge naturalmente a partir das relações e influências interpessoais entre os membros de um grupo.
Um líder eficaz é capaz de motivar e inspirar sua equipe, fornecer orientação e suporte, promover o trabalho em equipe e maximizar o potencial de cada membro. A liderança é uma habilidade valiosa em diversos contextos, como negócios, política, educação, esportes e muitos outros.
Tipos de liderança: quais são?
Como vimos anteriormente, existem diversos tipos de liderança. Porém, o mais adequado para uma empresa irá depender de vários fatores.
É o caso do perfil dos colaboradores que compõem a equipe, a experiência do líder e os objetivos a serem alcançados no mercado. Toda empresa precisa ter um líder que traga resultados de acordo com as suas características.
Dessa forma, é essencial conhecer quais são aqueles que se encontram no mercado hoje. A seguir, listamos os principais estilos de liderança.
Coercitiva
Em primeiro lugar, este tipo de liderança tem como base o modelo mais clássico de todos. Isto é, a gestão coercitiva tem como característica a centralização total das decisões na figura do líder.
Neste estilo de gestão, o controle de todas as atividades é feito de maneira rígida através de regras variadas e exigências para que os colaboradores alcancem resultados.
Afiliativa
Aqui, a gestão tem como principal característica a empatia. Ou seja, o modelo afiliativo tem como objetivo usar as qualificações pessoais dos colaboradores para tornar a equipe mais forte.
Dessa forma, a gestão tem um papel essencial para incentivar ao máximo a colaboração entre todos os membros. Além disso, a liderança afiliativa mantém o grupo sempre unido em busca de uma causa maior.
Mobilizadora
O modelo de liderança mobilizadora tem como objetivo central uma construção conjunta entre o líder e seus liderados. Isto é, eles devem atuar em forma de parceria para que possam definir as metas de trabalho e assim encontrar caminhos para alcançá-las.
Dessa forma, a gestão mobilizadora gera motivação no trabalho, refletindo diretamente no engajamento e desempenho de cada colaborador no dia a dia.
Autocrática
A liderança autocrática é considerada ultrapassada e está caindo em desuso na maioria das empresas. Isso porque ela se baseia no comando e controle total.
Neste modelo, o líder possui um perfil autoritário, centralizando a gestão e gerência de regras, com pouca flexibilidade. Aqui, a liderança não tem o hábito de fazer consultas aos colegas, muito menos estimular a criatividade seja estimulada.
Ele também tende a expor as falhas individuais e fazer críticas de maneira aberta, na frente da equipe inteira, assim como não costuma elogiar, gerando um ambiente muito desmotivador aos profissionais.
Situacional
Esse modelo tem como princípio o entendimento das características próprias que cada uma das pessoas, equipes e empresa possui. Portanto, o líder entende que é necessário compreender toda a situação da empresa para identificar qual será a melhor abordagem.
Além disso, o papel do líder atuar de maneira analítica e ter como base 4 pilares essenciais:
- Apoio;
- Direção;
- Delegação de tarefas;
- Coaching.
Portanto, a gestão situacional varia entre os diferentes tipos de liderança, considerando os desafios que a empresa enfrenta no momento presente.
Marca-passo
A liderança marca-passo tem como objetivo encontrar o melhor direcionamento para a sua equipe através do estabelecimento de metas ousadas e objetivas.
Entretanto, esse modelo de liderança só é indicado para quando a empresa tem um time que funciona de forma mais automática.
Servidora
A liderança servidora busca o crescimento da equipe através de uma cultura de confiança e respeito entre ele e os colaboradores. Dessa forma, o gestor precisa ser empático, comunicativo e encorajador. Ou seja, capaz de incentivar o desenvolvimento individual dos seus liderados.
Democrática
Sua principal característica é a participação conjunta dos colaboradores na tomada de decisões e nas sugestões. A liderança democrática busca o aperfeiçoamento individual e coletivo da equipe.
Isto é, precisa contar com um líder que se preocupa com essa questão, ao mesmo tempo em que respeita todas as individualidades dos profissionais. Quando existem falhas e se os projetos não alcançam o sucesso esperado, a gestão democrática não aponta ou procura culpados.
Seu objetivo é indicar os métodos e os caminhos ideais para evitar que esses erros voltem a se repetir, com o ambiente de trabalho sendo muito mais flexível e adaptando-se ao perfil das equipes.
No geral, a empresa que tem este tipo de liderança possui uma qualidade de trabalho muito maior, gerando assim uma produtividade muito mais saudável entre seus colaboradores, ao invés de tentar forçá-los através da imposição.
Liderança coach
Esse modelo serve como inspiração para os outros profissionais. Ou seja, é capaz de estimular o desenvolvimento de aptidões e habilidades dos colaboradores.
Portanto, ele consegue assim potencializar os resultados obtidos pela equipe e melhora o desempenho completo do time por meio dos princípios de coaching.
Como identificar os tipos de liderança em sua empresa?
Como vimos anteriormente, o tipo de liderança ideal irá depender de diferentes fatores – como a estrutura e cultura de cada empresa. Assim, o desenvolvimento de estratégias para identificação é essencial.
Essas estratégias têm como objetivo identificar os colaboradores com características ideais e assim tornar possível o incentivo desses profissionais com destaque para que eles tornem-se líderes.
As habilidades e aptidões da liderança também podem ser estimuladas através de treinamentos. Isto é, eles ajudam no desenvolvimento das potencialidades e melhoram seu desempenho como líder.
Hoje em dia, existem treinamentos direcionados para isso, preparando e ampliando competências necessárias aos líderes.
Conclusão
Como vimos acima, existem diversos tipos de lideranças, passando longe de ser um conceito único como a maioria pensa. Portanto, é importante conhecê-los e saber como identificar colaboradores com perfil de cada modelo de gestão.
Neste artigo, mostramos um pouco mais sobre cada tipo de liderança e como atua junto à empresa para ter melhores resultados. Deixe a sua avaliação e siga a GoGood para saber mais!