Como trabalhar diversidade e inclusão na sua empresa

A diversidade e inclusão devem ser estratégias que toda empresa precisa colocar em prática em sua estrutura interna. Essa estratégia ajuda a aumentar o diferencial competitivo da organização, ajuda a trazer uma melhoria no capital humano e ainda traz maior inovação nas soluções e tomadas de decisões.

Afinal, quando você coloca pessoas distintas em um mesmo ambiente, o resultado é uma cultura mais rica, mais ampla, com maior preparo para responder às mais diferentes questões. Além disso, isso mostra como a sua empresa está comprometida de verdade em colocar em prática a responsabilidade e a igualdade social.

O grande problema é que a maioria das empresas não faz ideia de como pode trabalhar diversidade e inclusão em sua estrutura interna da maneira certa. Neste conteúdo, vamos mostrar quais são os passos para que a sua empresa possa colocar essa estratégia em prática de uma maneira eficaz. Quer entender como isso acontece? Então não deixe de ler este texto até o final!

A diversidade e inclusão na empresa deve começar pela liderança

A alta liderança da sua empresa tem a responsabilidade de tornar este tema como uma prioridade dentro da estratégia da organização. Os líderes devem atuar para promover a igualdade e a inclusão por meio do estabelecimento de metas e objetivos específicos para essa questão.

Assim, é muito mais fácil que as políticas inclusivas sejam colocadas em prática de maneira correta, ao mesmo tempo em que estimula os diversos colaboradores a engajarem-se mais no tema. A alta liderança de uma empresa deve atuar como um verdadeiro espelho para todas as equipes na disseminação da cultura da diversidade e inclusão naquele negócio.

Promover a equidade na empresa

Quando falamos sobre promover a equidade em uma empresa significa tratar todos de uma forma igual dentro do ambiente de trabalho. Entretanto, esta equidade não pode ficar apenas na maneira como tratamos os outros, e sim também na promoção das oportunidades, ao dividir os cargos e na equiparação das remunerações.

Assim, uma empresa que promove a equidade não pode ter dois colaboradores que ocupem o mesmo cargo, que tenham a mesma qualificação e experiência com salários distintos. Esta é uma realidade que, infelizmente, ainda acontece em muitas empresas, principalmente com a diferença de salários por gênero e condições físicas, por exemplo. A promoção da equidade na empresa, portanto, é um dos passos mais importantes para se trabalhar diversidade e inclusão de verdade na sua organização.

Realizar treinamentos com os colaboradores

A realização dos treinamentos internos com os colaboradores é uma parte importante do processo de promoção da diversidade e inclusão na empresa.

É essencial que você procure educar os profissionais da sua empresa para realizar mudanças já na própria estrutura interna da organização.

Os treinamentos com os colaboradores servem para educá-los sobre tratar com respeito todas as diferenças e evitar problemas de discriminação, bem como estimular a todos que denunciem esse tipo de situação.

A educação das equipes vai ser importante para todos, mesmo para aqueles que não sofram alguma forma de preconceito, pois eles estarão preparados para perceber situações discriminatórias e reportar aos responsáveis.

Sem a educação, dificilmente é possível que a empresa consiga trabalhar corretamente a diversidade e inclusão dentro da sua estrutura, já que várias barreiras não poderão ser quebradas.

Uma dica para que você possa garantir que todos os líderes, gestores e colaboradores estarão sendo educados a respeito destes temas é a criação e distribuição de conteúdos diversos.

A sua empresa pode criar cartilhas, e-books e vídeos educativos sobre diversidade e inclusão, realizar eventos que tratem do tema, promover palestras e também webinars constantemente.

Essa distribuição dos conteúdos educativos também vai servir para que você possa, pouco a pouco, atrair para sua empresa os mais diversos perfis de profissionais.

A integração das equipes faz parte desse processo

A integração entre as equipes dos mais diferentes setores de uma empresa é uma etapa importante no processo de trabalhar diversidade e inclusão na organização.

Isso porque essa integração ajuda na troca de experiências entre os mais diversos funcionários, permitindo que os colaboradores possam identificar afinidades e respeitar as diferenças entre si.

Adaptar o processo de recrutamento e seleção da empresa

O setor responsável pelo recrutamento e seleção na empresa precisa passar por uma adaptação para garantir a promoção da diversidade e inclusão.

Esta área terá a função de criar vagas específicas para pessoas com deficiência, para pessoas negras, LGBTQIA+, etc, além de fazer um processo seletivo inclusivo e sem vieses inconscientes o máximo possível.

Para que isso seja possível, é imprescindível que o próprio setor de RH conte com pessoas que representem os mais diferentes perfis, ou seja, os recrutadores devem identificar-se com esses grupos.

Quando a empresa não atenta-se a isso, então corre o risco de que a contratação de profissionais siga sempre o mesmo padrão, visto que, ainda que de forma inconsciente, as pessoas podem manter o convencional em suas decisões.

Ao ter recrutadores que representam esses grupos, a sua empresa aumentará a empatia e o respeito à diversidade e inclusão na hora de contratar os novos colaboradores.

Lembre-se disso e que a sua empresa deve começar o combate aos problemas estruturais que existem na sociedade por dentro dela. 

A comunicação em sua empresa precisa ser adequada

A comunicação faz toda a diferença para que uma empresa possa funcionar corretamente e por isso mesmo ela deve ser adequada para trabalhar a diversidade e inclusão de maneira respeitosa.

Não adianta tentar implementar ações sem modificar diretamente a cultura organizacional, a maneira como a empresa se posiciona e como ela se comunica, tanto interna quanto externamente.

Um dos problemas que muitas empresas enfrentam ao tentar modificar as suas políticas de diversidade e inclusão é não saber como comunicar isso nas ações que realiza e nas mensagens que repassa todos os dias. 

Criar um canal que seja direcionado apenas para denúncias

Este é um ponto que consideramos fundamental para qualquer empresa que quer começar a trabalhar diversidade e inclusão.

A sua empresa não irá mudar tudo da noite para o dia e sem que erros sejam cometidos, bem como problemas que poderão surgir.

Algumas organizações podem enfrentar problemas, por exemplo, com gestores, líderes ou colaboradores que se mostrem resistentes ao processo de inclusão.

Dessa forma, esse canal para denúncias se torna muito importante porque garante que qualquer tipo de problema possa ser denunciado prontamente.

As vítimas de discriminação ou mesmo colegas que presenciem esses atos discriminatórios poderão realizar a denúncia para que as medidas necessárias sejam tomadas rapidamente.

Esse canal deve ser anônimo, logicamente, para trazer uma maior segurança para que as pessoas que atuam na empresa possam realizar as denúncias sem medo de represálias.

Isso exige também que exista um comitê que lide diretamente com esses casos e que possa tomar as decisões certas de acordo com cada situação.

 Conclusão

Como você pode ver aqui, muitas empresas querem trabalhar diversidade e inclusão em sua estrutura interna, mas não sabem exatamente como colocar em prática essa ideia da maneira adequada e para ter bons resultados.

Neste conteúdo, nós mostramos alguns dos passos que consideramos como os mais fundamentais para que você possa realizar a promoção destes temas na sua empresa com maior facilidade e eficácia.

Gostou do artigo de hoje sobre como trabalhar diversidade e inclusão na sua empresa?

Clique para avaliar o post
Média: 0
Rolar para cima