Dia Mundial da Saúde: 5 dicas de ações para realizar no trabalho

Desde sua criação em 1948, o Dia Mundial da Saúde destaca questões fundamentais relacionadas à saúde em todo o mundo. Celebrada em 7 de abril, esta data marca o aniversário da fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

O Dia Mundial da Saúde serve como um lembrete de que a saúde é um direito fundamental que deve ser protegido e promovido em todos os contextos. Neste artigo, vamos explorar a importância dessa data nas corporações, além de dicas e passo a passo para trabalhá-la. Confira!

O que é saúde?

Saúde é um conceito multifacetado e abrangente que vai além da mera ausência de doença. Embora seja comumente associada ao bem-estar físico, a saúde engloba diversos aspectos que afetam o funcionamento e a qualidade de vida de um indivíduo. 

Organização Mundial da Saúde (OMS)

“Saúde é um estado completo de bem-estar (…), e não somente a ausência de afecções e enfermidades.”

Nesse sentido, existem elementos-chave que compõem o conceito de saúde, por exemplo:

  • Bem-estar físico;
  • Bem-estar mental;
  • Bem-estar social;
  • Bem-estar emocional;
  • Espaço físico;
  • Ambiente social;
  • Ambiente profissional.

E no contexto corporativo?

Saúde corporativa é um termo que se refere ao conjunto de práticas e políticas adotadas por uma organização para promover o bem-estar físico, mental e emocional de seus funcionários. Em outras palavras, essa abordagem reconhece a importância de criar um ambiente de trabalho saudável e positivo.

Compreender a relação entre saúde e produtividade dos colaboradores, é importante não apenas para benefícios individuais, mas também o sucesso e a sustentabilidade a longo prazo da empresa. Ao adotar uma abordagem holística para a saúde no local de trabalho, as organizações podem colher uma série de benefícios, tanto para os funcionários quanto para a própria empresa.

Qual é a importância do Dia Mundial da Saúde no contexto corporativo?

Para as empresas, o Dia Mundial da Saúde oferece uma oportunidade valiosa para refletir sobre o bem-estar integral dos funcionários, bem como para promover uma cultura organizacional centrada na saúde. A seguir, confira as razões para a importância dessa data no contexto corporativo:

Promover a conscientização sobre saúde

Em primeiro lugar, o Dia Mundial da Saúde ajuda a resgatar a importância de investir na saúde e no bem-estar dos colaboradores. Ao promover a conscientização sobre a saúde, as empresas podem incentivar seus funcionários na adoção de estilos de vida mais saudáveis. Esse estilo de vida não só previne doenças, como também traz mais qualidade de vida.

Investir no bem-estar dos funcionários

Empresas que valorizam o bem-estar de seus funcionários têm melhor desempenho em termos de produtividade, retenção de talentos e satisfação no trabalho. Nesse sentido, o Dia Mundial da Saúde é uma oportunidade para as organizações investirem em benefícios de saúde e bem-estar, como:

  • Auxílio academia;
  • Programas de ajuda psicológica;
  • Benefícios de telemedicina;
  • Plataformas de bem-estar – como a GoGood;
  • Vale-massagens;
  • Desconto em consultas e exames;
  • Cartões multibenefícios;
  • Desconto em farmácias;
  • Campanhas de vacinação.
Melhore-os-beneficios-da-sua-empresa-sem-comprometer-o-orcamento.webp

Reforçar uma cultura organizacional saudável

Quando as empresas demonstram preocupação genuína com a saúde de seus funcionários, isso cria um ambiente de trabalho mais positivo e solidário. Isto é, um espaço onde os funcionários experimentam valorização e apoio em relação a busca por uma vida equilibrada.

Reduzir custos com saúde

Promover a saúde e o bem-estar dos funcionários pode resultar em benefícios significativos para as empresas, como a redução dos custos com saúde. Funcionários saudáveis estão menos propensos a faltar ao trabalho devido a doenças e lesões, por exemplo, levando a uma redução nos custos com licenças médicas e seguro saúde.

Cumprir responsabilidades sociais e empresariais

À medida que as expectativas em torno da responsabilidade social corporativa continuam a aumentar, as empresas estão sendo cada vez mais avaliadas por seu impacto social e ambiental. Ou seja, demonstrar compromisso com a saúde e o bem-estar dos funcionários é uma parte essencial de uma abordagem holística para a responsabilidade corporativa.

Passo a passo para organizar uma campanha de Dia Mundial da Saúde na sua empresa

Estruturar uma campanha de saúde nas empresas requer um planejamento cuidadoso, além de uma abordagem abrangente para garantir o engajamento dos funcionários e o sucesso da iniciativa. Por isso, desenvolvemos um passo a passo para organizar uma campanha de Dia Mundial da Saúde na sua empresa. Acompanhe a seguir.

Estabeleça objetivos claros

Antes de tudo, defina os objetivos específicos da campanha de saúde. Eles podem incluir, por exemplo:

  • Redução do absenteísmo;
  • Aumento da conscientização sobre hábitos de vida saudáveis;
  • Melhoria do clima organizacional;
  • Criação de uma cultura de bem-estar;
  • Promoção da saúde mental dos funcionários. 

Nesse contexto, também é importante se certificar de que os objetivos sejam mensuráveis, realistas e alinhados com os valores e metas da empresa.

Conheça as necessidades dos colaboradores

Entenda as necessidades e interesses dos funcionários para garantir que a campanha seja relevante e atrativa. Realize pesquisas de avaliação de necessidades de saúde, colete feedback dos funcionários. Além disso, é importante levar em consideração as características demográficas e culturais da equipe ao planejar as atividades da campanha.

Monte uma equipe de organização

Designe uma equipe responsável pela implementação da campanha de saúde. Esta equipe pode incluir representantes de recursos humanos, profissionais de saúde e lideranças, por exemplo. Certifique-se de atribuir responsabilidades específicas e estabelecer um cronograma claro de atividades.

Desenvolva atividades e recursos

Com base nos objetivos e necessidades dos colaboradores, desenvolva uma variedade de atividades e recursos para a campanha de saúde. Entre os principais exemplos estão:

  • Parcerias com benefícios de bem-estar – como a GoGood;
  • Palestras e workshops práticos;
  • Rodas de conversa;
  • Grupos de treinos entre os colaboradores;
  • Trilhas de bem-estar.

Promova a campanha

Utilize os canais de comunicação interna para promover a campanha de saúde e incentivar a participação dos funcionários. Por exemplo, inclua e-mails, informativos através da intranet, murais, boletins informativos, reuniões de equipe e redes sociais corporativas. Certifique-se de que as mensagens sejam claras, consistentes e atrativas.

Avalie e monitore o progresso

Nesse processo, é importante medir o impacto da campanha de saúde através de avaliações e feedback dos funcionários. Utilize indicadores-chave de desempenho (KPIs) para acompanhar o progresso em relação aos objetivos estabelecidos e faça ajustes conforme necessário. Avalie a participação, o engajamento dos funcionários, os resultados de saúde e o feedback para identificar áreas de sucesso e outras oportunidades.

Reconheça e celebre conquistas

Outro ponto essencial é reconhecer e celebrar as conquistas dos funcionários ao longo da campanha de saúde. Por exemplo:

  • Sistema de premiação;
  • Reconhecimento público;
  • Incentivos para aqueles que alcançarem metas de saúde pessoal ou participarem das atividades da campanha.

O reconhecimento ajuda a manter o entusiasmo e o engajamento dos funcionários ao longo do tempo.

Promova uma cultura de bem-estar contínua

Após o encerramento da campanha de saúde, é essencial continuar promovendo uma cultura de bem-estar na empresa. Integre práticas e políticas de saúde corporativa à cultura organizacional, ofereça programas de bem-estar e incentive os funcionários a manterem hábitos de vida saudáveis a longo prazo.

Aposte-no-bem-estar-dos-seus-colaboradores-sem-pesar-no-orcamento-do-RH-1.webp

Dicas de ações para trabalhar o Dia Mundial da Saúde nas organizações

Celebrar o Dia Mundial da Saúde nas empresas promove a conscientização sobre a saúde, incentiva hábitos de vida saudáveis e demonstra compromisso com o bem-estar dos funcionários. Através de iniciativas e ações, como as que foram citadas acima, as organizações podem engajar seus colaboradores, além de criar um ambiente de trabalho mais saudável, produtivo e motivador. 

A seguir, confira dicas de ações práticas que as empresas podem implementar para celebrar o Dia Mundial da Saúde. Acompanhe!

1. Benefícios de bem-estar

Benefícios de bem-estar são uma ótima iniciativa para materializar uma cultura focada na saúde integral, impactando direta e positivamente os colaboradores. Nesse sentido, contar com um parceiro capaz de oferecer soluções completas, é muito importante.

A GoGood, por exemplo, é um benefício de bem-estar que inclui acesso à academias, psicoterapia, telemedicina e muito mais. Ou seja, a organização acaba por otimizar os custos, promovendo saúde física e mental através de uma única iniciativa.

2. Palestras

Palestras são uma ferramenta valiosa para promover o engajamento dos colaboradores através da informação. Isto é, as empresas podem convidar palestrantes para abordar temas como:

  • Saúde mental;
  • Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal;
  • Técnicas de relaxamento;
  • Dicas para manter um estilo de vida saudável. 

Essas sessões proporcionam oportunidades para os funcionários aprenderem, interagirem e se sentirem conectados com o tema.

3. Rodas de conversa

Rodas de conversa conseguem proporcionar um espaço de compartilhamento de experiências, desafios e estratégias para melhorar o bem-estar. Em outras palavras, essa iniciativa ajuda na construção de relacionamentos mais profundos entre os membros da equipe, cria um ambiente de apoio e fortalece a cultura organizacional.

4. Grupos esportivos

Muito popular entre as organizações que contam com a GoGood, formar times esportivos dentro da empresa é uma prática comum para promover a atividade física e o espírito de equipe. Ou seja, é possível promover a prática de exercícios e fortalecimento de laços interpessoais entre os colaboradores a partir de esportes como:

  • Futebol;
  • Corrida;
  • Vôlei
  • Basquete.

Essas atividades não apenas contribuem para a saúde física, mas também promovem a cooperação e conexão entre as pessoas.

5. Grupos de treino

Montar grupos de treino é uma maneira prática de incentivar a atividade física entre os funcionários. Seja em academias ou grupos de corrida, por exemplo, a oferta de oportunidades de treinamento contribui para a saúde física e mental. Esses grupos proporcionam uma opção conveniente para os colaboradores se exercitarem, e criam um senso de responsabilidade mútua e apoio.

Em resumo, essas iniciativas são exemplos práticos para as empresas promoverem o bem-estar geral e a construção de uma cultura organizacional centrada nas necessidades e aspirações individuais além do Dia Mundial da Saúde. 

Conte com um parceiro para promover bem-estar além do Dia Mundial da Saúde

Contar com um parceiro capaz de promover o bem-estar integral, é sinônimo de compromisso com os colaboradores. Esse investimento também melhora a qualidade de vida da equipe, aumenta a satisfação e reduz o estresse.

Como vimos anteriormente, a GoGood é o benefício de bem-estar mais completo do mercado. Transforme a qualidade de vida dos seus colaboradores e melhore os resultados da sua empresa através do bem-estar. Entre em contato e saiba mais sobre a GoGood!

Clique para avaliar o post
Média: 0
Rolar para cima