Recrutamento e seleção para área de vendas: como fazer?

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O processo de recrutamento e seleção em uma empresa é muito importante para a contratação correta de colaboradores para qualquer área da organização.

Não há como negar, no entanto, que a contratação de profissionais da área de vendas é ainda mais valiosa e deve ser feita com o máximo de cuidado para trazer resultados positivos ao negócio.

Afinal, o vendedor, consultor de vendas ou ainda representante comercial, seja qual o nome utilizado para o profissional na empresa, ajudará a trazer vendas e lucratividade para o negócio.

São esses profissionais os responsáveis de forma direta pela geração da receita em qualquer organização e é fácil medir o desempenho deles de modo objetivo, ao contrário de outros funcionários.

Portanto, é preciso que a equipe de RH faça um excelente processo de recrutamento e seleção para a área de vendas, para ter a certeza de que esse será um setor forte da empresa.

Pense bem: não adianta fazer os maiores investimentos em marketing, criar toda uma equipe forte e ter os equipamentos produtivos de maior qualidade se os vendedores não são eficientes para vender os produtos ou serviços.

Dito isso, aqui neste conteúdo mostraremos algumas dicas do que deve ser considerado na hora de fazer o recrutamento e seleção para área de vendas. Acompanhe!

Faça uma recrutamento e seleção considerando a urgência

Logicamente que você precisa fazer uma boa análise dos candidatos no momento do recrutamento e seleção de colaboradores para a área de vendas.

Entretanto, esse não deve ser feito de maneira demorada, pois nem sempre é certeza de que a contratação será acertada e, além disso, ainda há o risco de manter sua equipe de vendas desfalcada por um bom tempo.

Um outro ponto é que a empresa que faz um processo de recrutamento e seleção muito demorado pode acabar perdendo um candidato muito valioso para a concorrência.

Tenha em mente que quanto maior for o tempo que o candidato espera para participar de uma entrevista, ter uma resposta da empresa e prosseguir nos passos seguintes, mais fácil ele aceitar a proposta de uma concorrente.

Portanto, a nossa dica é que você leve em consideração a questão da urgência no momento de fazer o recrutamento e seleção para a área de vendas, mas claro que sempre analisando bem o perfil dos candidatos.

Fazer com urgência não significa analisar e selecionar sem qualidade!

Conheça bem o candidato que pretende contratar

Aqui vale ressaltar mais uma vez que a questão da urgência na contratação de colaboradores para a área de vendas não quer dizer que você deve selecionar um profissional sem conhecimento a respeito dele e da sua experiência.

Todo profissional que encontra-se disponível no mercado de trabalho, ou seja, que chegou a se candidatar para uma vaga na sua empresa tem um motivo para isso.

Seja porque essa pessoa foi desligada, ou ainda está empregada no momento, mas deseja mudar de trabalho porque tem aspirações e desejos não atendidos.

Para a sua empresa ter sucesso ao recrutar um colaborador para a área de vendas, é fundamental entender o que inspira aquele colaborador e o que o motiva no trabalho.

Isso porque para trabalhar na área de vendas é necessário muita resiliência e consistência. Entender as motivações das pessoas com o trabalho e se as suas características se conectam com aquelas necessárias para a vaga é fundamental para uma contratação acertada.

O job advertisement pode ajudar nesse processo

Para que seja possível fazer o processo de recrutamento e seleção, o passo inicial sempre é a divulgação da vaga.

A divulgação desta vaga significa que a equipe precisa descrever qual a função em questão e quais as características necessárias esperadas de um candidato ideal.

Entretanto, isso já não é mais verdade e há uma maneira de obter melhores resultados na hora de divulgar a vaga da sua empresa.

Quando você descreve um cargo para uma vaga de venda, está apenas colocando uma descrição que não é suficiente para obter o profissional que você procura para sua empresa e para integrar a sua equipe de vendas com alto desempenho.

Aqui é que se mostra importante o job advertisement, pois ele é mais argumentativo na divulgação de uma vaga do que uma simples descrição da vaga que está em aberto.

O uso do job advertisement tem como objetivo principal a atração de profissionais que sejam mais bem capacitados e preparados para a vaga.

Neste tipo de divulgação, você deve descrever de forma breve a sua empresa, mostrando para os candidatos quais os motivos pelos quais eles vão desejar trabalhar para seu negócio alcançar o sucesso.

Além disso, você também deve informar outros pontos importantes, como a existência de um plano de carreira, o investimento da empresa na capacitação continuada, entre outros tipos de benefícios.

Procure por profissionais com habilidades mais específicas

Na hora de fazer o recrutamento e seleção de um colaborador para a área de vendas, não adianta apenas contratar qualquer pessoa que já foi vendedor em uma empresa.

É importante que você busque por habilidades específicas no profissional, aquele que já trabalhou em negócios similares ao seu.

Afinal, não é porque alguém trabalhou vendendo suplementos que ele será um ótimo vendedor na sua loja de automóveis, por exemplo.

Muitas empresas caem neste tipo de armadilha e, com o tempo, percebem que fizeram uma escolha errada no momento da contratação.

Um vendedor de sucesso não faz dele uma pessoa que pode vender qualquer produto e obter sempre resultados positivos.

Qualquer profissional, seja qual for sua área de atuação, conta com seus pontos fortes e também com pontos fracos que precisam ser considerados.

Entender bem a posição do seu produto e da sua empresa dentro do mercado, bem como a maneira de vender ajuda a definir quais são as habilidades específicas para contratar o melhor profissional para o seu negócio.

Oferecer uma boa remuneração sempre é importante

Não há como falar sobre o processo de recrutamento e seleção para a área de vendas sem citar a remuneração.

Ainda que não seja o único fator importante para conquistar os melhores candidatos, não há como negar que as pessoas sempre são atraídas por boas remunerações.

E quando falamos sobre remuneração, não estamos nos referindo somente ao salário, que precisa estar de acordo com o que é oferecido pelo mercado.

É importante também oferecer benefícios que sejam atrativos aos candidatos, como bônus e porcentagem por venda realizada, por exemplo.

Não adianta contratar o melhor vendedor se você oferece benefícios pouco atrativos ou incentivos praticamente escassos, pois isso apenas vai gerar um índice de turnover muito alto.

No final, a sua empresa vai apresentar problemas financeiros, pois os custos para demitir e contratar funcionários constantemente acaba pesando muito nas finanças.

Fora isso, o período no qual a empresa fica com uma equipe de vendas reduzida até contratar um novo profissional gera perda nos negócios realizados.

Portanto, tenha sempre em mente que se você quer um profissional de vendas talentoso, capacitado e experiente para vender mais, precisará oferecer uma boa remuneração a ele.

Conclusão

Como visto aqui, o processo de recrutamento e seleção para a área de vendas precisa ser muito bem pensado para evitar o alto turnover e para a empresa montar um time de vendas forte.

Neste conteúdo, falamos sobre algumas das mais importantes dicas para a sua equipe de RH preparar um processo de qualidade para recrutar os melhores profissionais do mercado para esse setor da empresa.

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