A falta de engajamento dos colaboradores prejudica a rotina e os resultados das empresas. A queda no interesse e na motivação dos profissionais pode ser causada por uma série de fatores, inclusive a qualidade de vida e bem-estar no ambiente corporativo. 

Problemas de saúde, desequilíbrios emocionais e questões familiares podem interferir no desempenho do profissional. A empresa precisa estar atenta e investir em ações que ajudem a promover o engajamento dos colaboradores. Neste artigo, vamos mostrar como a tecnologia pode ajudar nesse sentido. Confira!

Como identificar quando os colaboradores não estão engajados?

A falta de interesse e engajamento dos colaboradores se manifesta de diferentes formas. Os gestores devem estar atentos para identificar os sinais que revelam isso. Um profissional que não está engajado não tem interesse em outros assuntos ou tarefas que não estão relacionadas com a sua atividade

Esse comportamento revela que o crescimento do negócio não é uma preocupação do profissional. O mau relacionamento com os colegas e superiores se torna uma situação comum. O colaborador não se interessa em participar de momentos de confraternização ou simplesmente deixa de interagir com outros profissionais.

O profissional também produz bem pouco ou quase nada, quando comparado com outros colaboradores. Até o seu próprio desenvolvimento é afetado. A capacitação e os treinamentos não fazem parte de seus interesses. 

Outras situações também podem revelar que um colaborador não está engajado. Como a empresa pode lidar com essa situação? A demissão nem sempre é a melhor alternativa. O profissional pode ter um alto potencial, mas não está em seu melhor momento. 

Observando esses pontos, a empresa deve investir em estratégias para promover o engajamento dos colaboradores. Veja algumas ideias a seguir.

4 ideias para aumentar o engajamento dos colaboradores 

1. Permita o uso de dispositivos pessoais

Smartphones, tablets, notebooks e outros dispositivos pessoais dos colaboradores estão presentes na rotina da maioria das pessoas. As empresas evitam falar sobre esse tema ou restringem o uso desses aparelhos no horário de trabalho. 

A relação entre a vida dentro e fora do trabalho mudou e o aparelho de celular é uma ferramenta importante para o profissional. Permitir e agregar o uso dessas ferramentas nas rotinas corporativas pode ser uma forma de engajamento dos colaboradores

2. Promova o uso de plataformas de avaliação anônima

As plataformas de avaliação anônima devem ser usadas para reunir a opinião dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho e a empresa. O recurso precisa ser anônimo para que os profissionais se sintam seguros em responder com transparência e sinceridade. 

As informações obtidas devem ser usadas para aplicar melhorias dentro da empresa. É importante que os colaboradores sejam informados que as mudanças estão sendo realizadas por causa das sugestões inseridas no formulário. Isso mostrará que a empresa está preocupada em realizar melhorias para melhorar o engajamento dos colaboradores. 

3. Adote canais de comunicação digitais

A comunicação deve ser feita de forma transparente e linear, envolvendo todos os colaboradores. Um dos motivos que causa desmotivação dos colaboradores é a falta de transparência das instituições. 

Utilizar canais de comunicação digital ajuda a aproximar os colaboradores e fazer com que a mensagem da empresa chegue a todos. 

4. Avalie os dados 

Aplicativos focados no engajamento de colaboradores fornecem dados que podem ser usados pelas empresas para aprimorar suas estratégias. Com base nas informações obtidas, é possível identificar quais são as ações que estão aumentando o envolvimento dos profissionais e investir em outras iniciativas na mesma linha. 

5. Use recursos de gamificação

A competição é uma forma bastante estimulante para promoção do engajamento dos colaboradores. A gamificação nas empresas é um conjunto de técnicas baseadas em jogos que estimulam os usuários a executar ações específicas.

Nas organizações, o recurso pode ser usado para promoção da saúde, com disputas saudáveis sobre quem caminhou mais durante uma semana ou quem atingiu um determinado objetivo, por exemplo. 

A tecnologia pode ser inserida em diferentes áreas da empresa. Em relação aos colaboradores, as soluções ajudam não só na execução mais eficiente das tarefas, mas principalmente na integração, na gestão de pessoas e na melhoria da qualidade de vida desses profissionais. Outras ferramentas tecnológicas também podem ser adicionadas dentro da empresa, influenciando no engajamento dos colaboradores, mas com o foco na promoção da saúde. Conheça alguns recursos.


Bruno Rodrigues

Author Bruno Rodrigues

CEO e co-fundador da GoGood. Bruno Rodrigues é empreendedor e especialista em inovação pela Universidade de Stanford, co-fundador da GoGood e apaixonado por tecnologia em saúde e por negócios com impacto social. Antes de sua carreira como executivo, foi atleta profissional de karatê e campeão Sulamericano.

More posts by Bruno Rodrigues

Leave a Reply