Se você pensa que a função do departamento de Recursos Humanos é apenas o controle da jornada de trabalho e o pagamento dos salários em dia, é hora de rever seus conceitos.  Saber como motivar os funcionários para que sejam produtivos e façam as melhores entregas é também a sua atribuição.

Se o RH não é capaz de estimular e motivar os profissionais a serem cada vez melhores em suas atividades, a empresa corre grandes riscos. Isso torna os colaboradores desmotivados e desinteressados, o que tem por consequência a elevação da taxa de rotatividade.

Ao RH cabe a tarefa de ajudar a desenvolver os colaboradores, promover desafios e torná-los mais felizes e produtivos. Um aspecto que nem sempre é lembrado nas organizações é a promoção da saúde como fator indispensável para a conquista desses resultados.

Se você quer saber como motivar funcionários com iniciativas saudáveis, chegou ao lugar certo. Conheça algumas propostas!

Como as iniciativas saudáveis ajudam na motivação

Um estudo, realizado pela empresa de benefícios corporativos Sodexo, mostrou que a qualidade de vida no trabalho influencia no desempenho dos colaboradores e, consequentemente, no das empresas também.

De acordo com o relatório, quanto maior o comprometimento do profissional, maior será o resultado para as companhias. Na medida em que as ações de qualidade de vida são implementadas, os donos das empresas identificaram melhoras nos seguintes itens:

  • Produtividade;
  • Atração de talentos;
  • Lucros;
  • Reputação da empresa.

Uma das consequências da falta de uma política para promoção da saúde é o aumento de casos de estresse. Em casos extremos, o profissional pode desenvolver transtornos emocionais e até se afastar do trabalho. Segundo o Ministério da Previdência Social, nos últimos dez anos, os transtornos emocionais aumentaram em 20 vezes a concessão de auxílio-doença.

O atual cenário corporativo exige mais investimento em programas de qualidade de vida no trabalho. É papel do RH comprar essa ideia e levar uma proposta para a diretoria. Assim, pode garantir que os colaboradores tenham um ambiente propício ao seu desenvolvimento. Veja por onde você pode começar.

Como motivar funcionários: 6 iniciativas saudáveis

1. Estimule a alimentação saudável

Empresas que dispõem de refeitório podem começar pela mudança de cardápio das refeições. Será necessário contar com um especialista para reformular o menu e oferecer opções mais saudáveis aos colaboradores. Informar os funcionários sobre os motivos dessa transição é importante para conscientizá-los.

Para quem oferece vale-alimentação ou refeição, uma alternativa é firmar parcerias com restaurantes que oferecem cardápios mais saudáveis e estão próximos da empresa. Aproveite para incentivar a caminhada na ida e volta do almoço.

2. Crie iniciativas de prevenção de doenças

Os dados sobre o avanço das doenças crônicas são impressionantes Problemas como diabetes, doenças vasculares, sedentarismo e obesidade, entre outros, podem afastar os profissionais do mercado de trabalho. Por isso, a empresa deve propor iniciativas que ajudem a evitar o desenvolvimento dessas doenças.

Um profissional de saúde deve acompanhar os profissionais e garantir que estejam se cuidando, ou seja, tomando as devidas precauções para se manterem saudáveis.

3. Proporcione a flexibilidade de horários

Um profissional que está enfrentando problemas pessoais não consegue trabalhar com calma e focado em suas tarefas. A flexibilidade de horários, sempre que possível, permite que os colaboradores resolvam seus problemas fora da empresa e possam ir para o escritório com a mente tranquila.

4. Promova a prática de atividades físicas

As atividades físicas são capazes de reduzir os índices de obesidade, diabetes, hipertensão e outras doenças, além de tornar os profissionais mais dispostos, produtivos, motivados e engajados. A empresa pode destinar um ambiente para a prática de exercícios ou fazer parceria com profissionais e academias.

Além de melhorar a condição física, de forma geral, a prática de exercícios tem efeitos positivos na saúde mental. Entre os resultados comprovados estão: evitar ou tratar a depressão, reduzir a ansiedade, o estresse, além de melhorar o humor, a memória e o sono.

Isso se dá pelo aumento na concentração de serotonina e endorfina, pela melhora na circulação sanguínea, aumento de neurotransmissores, diminuição da pressão arterial e triglicérides no sangue, entre outros efeitos.

5. Abra canais de diálogo sobre saúde e bem-estar

A rotina e a correria do dia a dia estimula que os profissionais deixem a saúde em segundo plano. No afã de querer mostrar resultados no trabalho, as pessoas acabam deixando de priorizar a vida pessoal. Para evitar esse desequilíbrio, a empresa pode ter um canal de comunicação ativo, prático e acessível para orientar a respeito da importância de se ter rotinas saudáveis. Um aplicativo que envolva os colaboradores, por exemplo, é bastante útil nesse sentido.

Esse canal de diálogo deve ter mão dupla. Ou seja, tem de ser um ambiente em que o colaborador se sinta à vontade para expor sua situação para a gestão. Isso vale tanto para dificuldades no trabalho quanto na vida pessoal. Manter a comunicação aberta vai deixar os profissionais mais seguros e confiantes em conversar sobre angústias e problemas de saúde que vêm enfrentado, por exemplo.

6. Estimule uma competição por saúde

A competição saudável é uma forma de motivar a equipe a incluir os exercícios físicos e hábitos saudáveis em sua rotina. Por meio de recursos de gamification, é possível criar desafios em que cada um tem uma meta individual e por equipes. Assim, um ajuda o outro a chegar no resultado. Após um período, o time que fizer mais pontos pode ser recompensado com a oferta de benefícios, vale-presentes e doação para ações sociais.


A conscientização é o primeiro passo para mudar o mindset dos colaboradores da empresa. Descobrir formas de como motivar os funcionários em iniciativas saudáveis é um desafio para a maioria das organizações. O investimento em programas de qualidade de vida no trabalho resulta em profissionais mais motivados, melhora o desempenho da empresa e reduz custos para a sua folha de pagamento. Veja em nosso e-book como o bem-estar é capaz de mudar o mindset da sua equipe e torná-la mais motivada.

Bruno Rodrigues

Author Bruno Rodrigues

CEO e co-fundador da GoGood. Bruno Rodrigues é empreendedor e especialista em inovação pela Universidade de Stanford, co-fundador da GoGood e apaixonado por tecnologia em saúde e por negócios com impacto social. Antes de sua carreira como executivo, foi atleta profissional de karatê e campeão Sulamericano.

More posts by Bruno Rodrigues

Leave a Reply