Corporações no mundo todo enfrentam desafios para fortalecer sua cultura empresarial. Padrões engessados e que, muitas vezes, não fazem sentido para os colaboradores, ou nem são apresentados, levam a empresa a se distanciar cada vez mais do seu ideal de cultura empresarial.

Um levantamento feito por especialistas da Universidade Duke, mostra que 90% dos 5000 executivos de grandes companhias americanas e europeias consideram a cultura empresarial importante para os resultados. Porém, apenas 15% afirmam que o modelo vigente é o ideal. O que as empresas podem fazer para mudar esse cenário? A Pharlab encontrou o caminho para fortalecer a sua cultura empresarial. Veja como!

Como fortalecer a cultura empresarial da organização?

Grandes empresas, como Amazon, Zappos, Netflix, EDP, Dotz, entre outras mostram que o fortalecimento de uma cultura empresarial está na participação e engajamento dos colaboradores. É preciso envolvê-los e fazer com que entendam o valor e a necessidade daqueles mandamentos para a empresa e seus profissionais. 

No passado, era bastante comum que grandes executivos se reunissem a portas fechadas para definir quais seriam as diretrizes de uma cultura empresarial. Com o passar dos anos, e o exemplo de sucesso de outras organizações, essa visão mudou. Hoje, muitos gestores entendem que a participação do profissional é fundamental para o fortalecimento de uma cultura. 

A Pharlab utilizou a tecnologia como principal ferramenta desse processo, estimulando os hábitos saudáveis, como a prática de atividades físicas, bem como a melhoria na alimentação. Veja a seguir quais foram as estratégias e ações adotadas pela empresa. 

Pharlab utiliza aplicativo para fortalecer sua cultura empresarial

A Pharlab é uma indústria farmacêutica que está no mercado há quase 20 anos desenvolvendo medicamentos genéricos. Com unidades em Minas Gerais e São Paulo, a empresa tinha o objetivo de envolver mais de 300 colaboradores em sua cultura de bem-estar

O desafio era engajar os profissionais em atividades físicas, melhorar a alimentação e os hábitos de saúde em geral. Como solução, a empresa decidiu utilizar o aplicativo da GoGood. A plataforma permite o acúmulo de pontos que, no futuro, podem ser revertidos para causas sociais. 

“Com pequenas mudanças diárias, é possível ter uma vida muito melhor e com mais saúde. Engajamos colaboradores em busca de uma causa maior. Além da melhoria própria eles também poderiam impactar a vida de outra pessoa vulnerável. Isso reforça o sentimento de time e melhora a cultura organizacional da empresa”, comenta Bruno Rodrigues, CEO da GoGood. 

A ferramenta conta com recursos que ajudam os colaboradores a reduzir fatores de risco à saúde, como sedentarismo e obesidade. Além disso, contribui para mudar seu estilo de vida, prevenindo doenças e diminuindo os custos com saúde para as empresas. A GoGood é única plataforma de bem-estar certificada como parceira do Great Place to Work (GPTW).

Como a GoGood ajudou a Pharlab a fortalecer sua cultura de bem-estar

A Pharlab começou a utilizar o aplicativo da GoGood em 2018, com objetivo de engajar o time e melhorar a saúde de uma forma geral. Após a implantação da ferramenta, os colaboradores passaram a praticar mais atividades físicas e se alimentar melhor. 

Os hábitos dos colaboradores são monitorados pelo aplicativo. As atividades,que podem ser individuais, em grupos ou em duplas, geram pontos, que são acumulados e depois podem ser usados para cumprir com o objetivo definido inicialmente. 

Nesse período, quatro campanhas foram realizadas em prol de alguma iniciativa. A última tinha como meta ajudar uma pessoa idosa a realizar o seu tratamento dentário. 

Os colaboradores se engajaram e, durante os quatro meses da campanha, dados significativos foram registrados:

  • +24 milhões de passos;
  • 39 mil atividades foram contabilizadas;
  • +10 milhões de pontos conquistados pelo time.

Os colaboradores melhoraram sua qualidade de vida e o idoso teve seu tratamento dentário pago. 

Por que a Pharlab decidiu utilizar a GoGood

Para o diretor de RH da Pharlab, Ricardo Coppus, com a GoGood foi possível alinhar o propósito da empresa, que tem como slogan a frase: “Sua saúde é preciosa para nós”. Ou seja, a vida dos colaboradores também precisam ser coerentes com a missão da Pharlab. 

Coppus ressalta que com a GoGood foi possível levar esse conceito para dentro da empresa. A Pharlab já desenvolvia outras ações, como palestras e distribuição de panfletos, mas precisava estimular a participação dos colaboradores

“Escolhemos a GoGood para fortalecer a nossa cultura de bem-estar junto aos colaboradores, criando um movimento extremamente positivo de dentro para fora da Pharlab, numa corrente do bem. Estamos experimentando resultados de engajamento e repercussão que estão superando nossas expectativas. Além dos resultados, temos no time da GoGood um parceiro imprescindível, sempre dedicado para nos ajudar no sucesso do programa”, comenta o diretor.


Gostou da experiência da Pharlab? Conheça também a história da BRQ Digital Solutions.


Bruno Rodrigues

Author Bruno Rodrigues

CEO e co-fundador da GoGood. Bruno Rodrigues é empreendedor e especialista em inovação pela Universidade de Stanford, co-fundador da GoGood e apaixonado por tecnologia em saúde e por negócios com impacto social. Antes de sua carreira como executivo, foi atleta profissional de karatê e campeão Sulamericano.

More posts by Bruno Rodrigues

Leave a Reply