O setor de recursos humanos é uma área estratégica, que vem sofrendo mudanças constantes. O uso da tecnologia tem proporcionado avanços para o setor, com melhorias significativas. Nesse sentido, investir na inovação em gestão de pessoas tem se tornado uma necessidade. 

O interesse pela criação de programas de promoção à saúde e bem-estar estão entre os principais avanços vividos pelo setor nos últimos anos. Grandes empresas vêm mostrando como é possível tornar a vida do colaborador mais saudável e melhorar os resultados dos negócios. Neste artigo, mostraremos 5 cases de inovação em gestão de pessoas, aplicado à promoção de saúde. Aproveite para se inspirar!

Inovação em gestão de pessoas: principais resultados obtidos pelas empresas

Quando falamos em inovação em gestão de pessoas, podemos incluir uma série de iniciativas. Em geral, o que nos vêm à cabeça primeiro é o uso de sistemas de recrutamento e seleção. Pesquisas revelam que 77% das empresas utilizam plataformas de RHTech.

Esses recursos são fundamentais para o RH, mas a empresa deve estar atenta para os seus colaboradores. O investimento em programas de qualidade de vida proporcionam retorno positivo. Impactam diferentes aspectos da empresa – como sua cultura, orçamento e rendimento – e da vida do colaborador, como a saúde, o bem-estar, alimentação, estresse etc. 

Os profissionais que são impactados por esses programas apresentam resultados satisfatórios. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço Social da Indústria (SESI), 48% das empresas entrevistadas afirmam que a promoção da saúde reduz as faltas ao trabalho e 34,8% acredita que tais ações reduzem custos

A retenção de talentos também apresenta resultados significativos. O colaborador se sente cuidado e tende a permanecer mais tempo na companhia. A motivação do colaborador é estimulada, isso aumenta sua produtividade e proporciona maior rendimento para a empresa. 

Diversas organizações no mundo inteiro vêm investindo na inovação em gestão de pessoas, construindo programas que são exemplos em promoção de saúde e bem-estar. Conheça os principais a seguir.

4 cases de promoção à saúde

Lendlease, Austrália – Vencedor multinacional

A empresa desenvolveu um programa de promoção da saúde com foco em várias áreas, como bem-estar mental, alimentação saudável e atividade física. São 66% dos funcionários participando de algum programa de bem-estar e 74% altamente engajados nas ações. Com isso, a Lendlease alcançou retorno social positivo sobre o investimento (SROI).

Flight Center Travel Group, Austrália – Finalista multinacional

A FCTG conta com um programa interno que cuida de aproximadamente 20.000 funcionários em 23 países. O programa inclui consultas, atividades físicas, massagem, desafios de saúde mental e física, além de produtos com desconto. 

A empresa também melhorou seu ambiente de trabalho com foco na conservação de energia, luz natural e escritórios de plano aberto. O resultado foi uma média de 3,4 doentes por dia, comparado com uma média de 10,4 da indústria.

Agência Nacional do Meio Ambiente de Cingapura – Grande Finalista

Na Agência Nacional do Meio Ambiente de Cingapura, os funcionários são motivados a participar ativamente e criar suas próprias iniciativas. A abordagem holística do bem-estar contribui para a baixa rotatividade e menores custos médicos. 

O desenvolvimento deliberado e sistemático da cultura desenvolve um senso de propósito e pertencimento, além de construir capacidades culturais como agilidade proativa, colaboração, desenvoltura e determinação.

VitaS, Bélgica – Finalista das PME

A VitaS acredita que uma organização de saúde só pode ser alcançada com funcionários saudáveis. Para promover o equilíbrio, a empresa introduziu uma gestão de férias e redução do horário de trabalho. 

Os resultados foram o envolvimento de equipes de idades mistas, a criação de embaixadores do programa, melhoria na comunicação e maior comprometimento da gerência.

Como um hospital brasileiro se destacou no cenário internacional com inovação em gestão de pessoas

Além de todos esses programas citados, um em especial ganhou destaque no que se refere à inovação em gestão de pessoas. O programa é do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, que ganhou o prêmio como melhor do mundo na categoria grandes empresas. 

O programa se destaca por diversos fatores, a começar pelo tempo de atuação. O HAOC Programa Bem-Estar (PBE) foi criado em 2010 e toca as principais dimensões de um ambiente de trabalho saudável. 

Conduzido por 18 profissionais de saúde, bem como parceiros estratégicos, o HAOC também conta com uma plataforma digital integrada para seu gerenciamento. O retorno do investimento foi a redução nos riscos para a saúde do colaborador, os custos com saúde e absenteísmo e a economia em sua manutenção. 

Você pode conferir mais detalhes sobre o programa no webinar que o CEO da GoGood, Bruno Rodrigues, fez com Leonardo Piovesan Mendonça, gerente médico de saúde integral do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. 

Quer investir na inovação em gestão de pessoas e criar um programa de bem-estar e qualidade de vida na sua empresa? Baixe o nosso e-book e veja como transformar os resultados do seu negócio apostando em Gestão de Pessoas.

Bruno Rodrigues

Author Bruno Rodrigues

CEO e co-fundador da GoGood. Bruno Rodrigues é empreendedor e especialista em inovação pela Universidade de Stanford, co-fundador da GoGood e apaixonado por tecnologia em saúde e por negócios com impacto social. Antes de sua carreira como executivo, foi atleta profissional de karatê e campeão Sulamericano.

More posts by Bruno Rodrigues

Leave a Reply